Coordenação Geral da UAB na UFPE participa de Seminário Nacional de Educação a Distância

O Seminário que acontece em Brasília, é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Diretoria de Educação a Distância da CAPES

O Coordenador Geral da UAB UFPE em mesa de articulação com representantes da Capes e UniRede

A Universidade Federal de Pernambuco, através da Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE, representada pelo professor Francisco Kennedy, participa da edição 2023 do Seminário Nacional de Educação a Distância promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Diretoria de Educação a Distância da CAPES, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília.

Com o tema "Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”, o encontro traz discussões associadas ao debate no âmbito das políticas públicas voltadas à educação a distância no Brasil, identificando desafios, problemas, estratégias e mensagens que possam sensibilizar, não apenas os responsáveis pela execução da política, mas também os principais agentes que impulsionam o desenvolvimento da educação em nosso país.

O Coordenador Geral da UAB UFPE, Francisco Kennedy, que durante o Seminário estará participando ativamente de Grupos de Trabalho (GTs), afirma que a Educação a Distância não veio para concorrer com a Educação Presencial. “Estar neste momento presenciando a retomada do Fórum UAB é uma vitória para educação, para a abertura do diálogo entre quem faz a política e quem executa a política educacional de formação de professores. A Educação Presencial tem seu público-alvo e a EAD o seu. Da EAD cabe a interiorização, chegar para aqueles que não conseguem essa educação presencial em nível superior, uma EAD que reflita qualidade, democratização e flexibilidade”, destaca Francisco Kennedy.

O Coordenador Geral da UAB UFPE ao lado da presidente da CAPES, Mercedes Bustamante

Além dos debates de cada regionalidade, o Seminário Nacional de Educação a Distância - Edição de 2023 permitirá discussões articuladas com o setor público e, em especial, as instâncias responsáveis pelo desenvolvimento da política de Educação em nosso país, e também aquelas que estabelecem cooperações com a UniRede, como o Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE).

No evento, será realizado também o lançamento da Campanha Global de Advocacy do International Council for Open and Distance Education - (ICDE), construída a partir de um plano de trabalho elaborado de forma colaborativa, pelas instituições associadas à Associação Universidade em Rede (UniRede), ao Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia (CALED) e ao International Council for Open and Distance Education - (ICDE), além da Solenidade de posse da Presidência do Fórum UAB e reuniões técnicas com os Coordenadores institucionais UAB e Diretoria da DED/CAPES.

Para saber mais sobre a programação do evento, acesse o site https://www.aunirede.org.br/snu2023/

O Evento
O Seminário Nacional da UniRede tem como objetivo promover, incentivar, divulgar e proporcionar discussões sobre a Educação a Distância entre as Instituições Públicas de Educação Superior - IPES associadas à UniRede e contribuir para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades e práticas de Educação Aberta e a Distância.

UAB na UFPE
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Pernambuco coordena e acompanha as atividades dos cursos ofertados pela UFPE no âmbito do sistema UAB; elabora as diretrizes internas e assessora os coordenadores de curso na gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisionando a implantação e desenvolvimento dos cursos a distância nos Polos de apoio presencial. Também, gerencia registros e controles de bolsistas, em conjunto com os coordenadores de curso, além de fazer a prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/CAPES.

Coordenação UAB UFPE: coord.uab.ead@ufpe.br
Sistema UAB: http:/www.uab.capes.gov.br