Diretoria de Sustentabilidade lança Cartilha de Arborização Urbana da UFPE

Instruir a comunidade acadêmica sobre as práticas de manutenção da arborização urbana empregadas no Campus Recife da UFPE, além de promover as devidas orientações para atividades de plantio e manuseio de espécies arbóreas na Universidade. Esses são os objetivos da Cartilha de Arborização Urbana da UFPE, lançada pela Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DSA) da Universidade. O material está disponível para download gratuito na seção Guias e Manuais do site da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade

A cartilha fala sobre a importância da arborização urbana, manutenção das espécies arbóreas e o correto manuseio e plantio de mudas na UFPE, além de fornecer os contatos para serviços de arborização urbana na Universidade. O documento destaca que as solicitações para serviços de poda e erradicação de indivíduos arbóreos sejam feitas a partir da abertura de requisição via Sipac; e que o contato para pedidos de plantio de mudas ou referente a outras demandas relacionadas à arborização do Campus Recife seja feito a partir do e-mail da Diretoria de Sustentabilidade Ambiental: dsa.sinfra@ufpe.br.

O processo de elaboração da cartilha contou com a participação da bióloga Talita Campos Oliveira, responsável pela gestão de áreas verdes no Campus Recife; e da estagiária Vanessa Geovanna do Nascimento, estudante do curso de Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais. “A produção da cartilha surgiu da necessidade de oferecer informações à comunidade acadêmica a respeito de problemas identificados quanto à localização das árvores, a proximidade com a infraestrutura da universidade e as espécies encontradas”, explica Talita.

“As orientações estabelecem parâmetros de mudas, as espécies indicadas para arborização urbana e a necessidade de observação dos locais apropriados para plantio. Sendo necessário ainda permanente acompanhamento e registro das atividades relacionadas aos indivíduos arbóreos no órgão de controle ambiental do município do Recife para a garantia da qualidade da arborização na UFPE”, finaliza a bióloga.

Data da última modificação: 16/11/2023, 07:59