Notícias Notícias

Voltar

Engenheiros brasileiros têm acesso à base referencial sobre sismologia

Os usuários têm acesso a registros da literatura técnico-científica sobre o assunto a partir de 1971, bem como artigos clássicos e relatórios anteriores ao ano citado.

Com informações do Portal de Periódicos da Capes. 

 

A Engenharia possui diversas subáreas e ramificações, possibilitando aos especialistas da área atuar em muitos segmentos. Uma das categorias do campo é a Engenharia Sísmica, pouco difundida no Brasil devido à baixa incidência de abalos terrestres. A base de referências e resumos Earthquake Engineering Abstracts está disponível para os estudiosos do setor por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Terra sofre agitações milhões de vezes por ano, sendo que a maioria dos tremores não é percebida. Quando ocorrem terremotos de grandes proporções o estrago pode ser incalculável, suscitando calamidade generalizada. Apesar de não passar por esse tipo de desastre, o Brasil registrou, somente no primeiro semestre de 2017, 62 abalos, sendo oito destes com magnitude entre 4.0 e 4.8, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. Pela Escala Richter, a intensidade dos abalos citados pode quebrar vidros, provocar rachaduras nas paredes e deslocar móveis.

Há mecanismos de controle em todo território nacional: a Rede Sismográfica Brasileira conta com estações que monitoram eventos em tempo real. Apesar de os fenômenos serem, em sua grande maioria, discretos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou em 2006 a norma ABNT NBR 15421, que fixa requisitos para a segurança de construções com relação a abalos sísmicos e resistências que devem ser consideradas nos projetos. Daí a necessidade de pesquisadores brasileiros acompanharem medidas e trabalhos internacionais, enquanto profissionais ligados à Engenharia Civil buscam capacitação sobre o tema.

A base Earthquake Engineering Abstracts é editada pela ProQuest e faz parte das plataformas Technology Research Database e Engineering Research Database. O conteúdo cobre a área de Engenharia Sísmica e mitigação dos riscos de terremotos. Os usuários têm acesso a registros da literatura técnico-científica sobre o assunto a partir de 1971, bem como artigos clássicos e relatórios anteriores ao ano citado.

A coleção de referenciais com resumos indexa mais de 4500 títulos de revistas científicas, além de anais de congressos, monografias, boletins informativos, patentes, livros, conteúdo comercial, comunicados à imprensa e relatórios técnicos do Earthquake Engineering Research Center e do Pacific Earthquake Engineering Research Center. O conteúdo pode ser localizado por meio da área de consulta buscar base do Portal de Periódicos da CAPES – basta inserir o termo Earthquake Engineering Abstracts (ProQuest).

Data da última modificação: 20/09/2018, 11:38