Biblioteca Central da UFPE abre inscrições para capacitação sobre pesquisa acadêmica

As aulas começam no dia 15 deste mês, de maneira remota

A Biblioteca Central da UFPE, com a intenção de potencializar a aproximação do público com a práxis do trabalho científico, abre inscrições para capacitação sobre as funcionalidades do Portal de Periódicos da Capes e o uso adequado das normas da ABNT. O conteúdo ofertado durante o ano de 2022 será dividido em módulos, que acontecerão mensalmente.

O Módulo I abordará o delineamento da pesquisa com foco no desenvolvimento de título, tema, introdução, problema, hipóteses, metodologia, alguns tipos de pesquisa e outros.

O Módulo II será destinado ao universo da pesquisa na prática e demonstrará a utilização de algumas Bases de Dados, como o Portal de Periódicos da Capes, os Repositórios Institucionais, o Sistema Pergamum, a Research Gate, além do uso de algumas estratégias de busca etc. O Módulo III apresentará a padronização necessária de acordo com as normas da ABNT que tratam das Referências, Citações e a organização formal do trabalho acadêmico.

As capacitações têm como público-alvo alunos, professores e técnicos da Universidade Federal de Pernambuco e de instituições parceiras. Serão ofertadas cem vagas para cada módulo e as inscrições poderão ser feitas através de formulário que será disponibilizado no perfil no Instagram (@bibliotecacentralufpe), uma semana antes do início de cada treinamento. Ao final do mês, o participante receberá certificado com a carga horária correspondente aos módulos participados. O treinamento será totalmente online através da plataforma Google Meet.

As inscrições para o Módulo 1 já estão abertas e podem ser feitas on-line.

Data da última modificação: 10/03/2022, 12:00