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APRESENTAÇÃO:

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PROPG da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, tem por finalidade o planejamento, a gestão, a supervisão e a avaliação das políticas de pós-graduação, garantindo a qualidade do ensino de forma articulada com a graduação, a pesquisa e a extensão. É de sua competência, ainda, zelar pela qualidade de sua estrutura acadêmica, dando suporte ao seu corpo técnico, docente e discente.

O ensino de pós-graduação abrange os programas Stricto Sensu (cursos de Mestrado e Doutorado) e cursos Lato Sensu, representados pelas Especializações e Residências em Saúde e outras áreas de conhecimento, exercendo assim um forte impacto na formação de recursos humanos competente para a atuação diversificada em Ciência, Tecnologia e Inovação. 

A PROPG tem a responsabilidade de gerenciar cerca de 152 cursos de pós-graduação stricto sensu, distribuídos por 95 programas de pós-graduação. No total, a Pró-Reitoria gerencia 74 mestrados acadêmicos (01 em associação), 54 doutorados (03 em rede), 18 mestrados profissionais (03 em rede) e 03 doutorados profissionais. Na pós-graduação lato sensu, a Pró-Reitoria coordena os cursos de especialização e os programas de residências (médicas, enfermagem, nutrição e multiprofissionais). Para mais informações quanto a esses programas, acessar o site do setor de especialização.

 OBJETIVOS

1) coordenar a execução das ações inerentes à política de ensino de pós-graduação da Universidade;
2) propor instrumentos para elaboração e atualização de planos de desenvolvimento institucional dos programas de pós-graduação;
3) elaborar o catálogo informativo dos programas de pós-graduação, bem como outros materiais relacionados à sua área de competência;
4) estimular a capacitação, em nível de pós-graduação dos docentes;
5) supervisionar, acompanhar e avaliar a concessão de bolsas de pós-graduação e demais programas institucionais referentes à sua área de atuação;
6) zelar pela observância de critérios objetivos e impessoais nos editais e procedimentos de seleção dos estudantes de pós-graduação;
7 )expedir recomendações aos coordenadores de programas de pós-graduação, no que tange ao emprego dos recursos por estes diretamente geridos, oriundos de órgãos e entidades de fomento;
8) promover a integração das atividades de ensino de pós-graduação com o sistema de avaliação de rendimento escolar, de dissertações e de teses;
9) emitir parecer sobre a criação, expansão, modificação ou extinção de programas de pós-graduação;
10) colaborar para realização de capacitação, em nível de pós-graduação, dos servidores da Universidade;
11) manter intercâmbio com outras entidades, visando o desenvolvimento da pós-graduação;
12) promover a política de internacionalização dos programas de pós-graduação, em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais;
13) propor à autoridade competente a formalização de convênios com outras entidades, quando relacionados à sua área de atuação, acompanhando sua execução;
14) coordenar a expedição e registro de diplomas de pós-graduação.


ESTRUTURA

GABINETE DA PRÓ-REITORIA

Pró-Reitora
Professora Carol Virgínia Góis Leandro
propg@ufpe.br | (81) 2126 7055

Compete à pró-reitora assessorar o reitor em todas as atividades que dizem respeito à pós-graduação no âmbito interno e externo à universidade. Entre suas principais responsabilidades estão:
1) representar a Pró-Reitoria e o Reitor, quando por ele for indicado;
2) presidir a Câmara de Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE);
3) propor as diretrizes sobre a política de ensino de pós-graduação no âmbito da universidade e na interação com a sociedade, dirigindo e orientando as atividades para a consecução dos objetivos institucionais;
4) assessorar e supervisionar a avaliação do sistema de ensino de pós-graduação;
5) planejar, coordenar e supervisionar todas as atividades da Pró-Reitoria alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e demais planos institucionais;
6) estabelecer metas que visem à integração dos órgãos que compõem à Pró-Reitoria bem como à sua interação com os demais órgãos da universidade;
7) constituir comissões ou grupos de trabalho para estudo de assuntos de interesse da Pró-Reitoria e da universidade;
8) participar dos órgãos colegiados superiores da universidade como membro efetivo, emitindo pareceres dentro da área de sua competência;
9) desempenhar outras atividades inerentes à sua área de atuação.

Secretaria da Pró-Reitoria
Secretária
Patrícia Menezes
propg@ufpe.br | (81) 2126 7055
A secretaria da Pró-Reitoria tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto à pró-reitora.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail.

Assistente da Pró-Reitoria:
Dayse Barbosa
ead@ufpe.br  I 2126 8644 Whatsapp Business

A assistente da pró-reitora tem como principais atribuições:
1) auxiliar a Pró-Reitoria nos assuntos relacionados à educação a distância;
2) representar a PROPG junto a Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) nos assuntos relacionados à pós-graduação;
3) acompanhar (in loco) o público externo, no que se refere às normas da instituição e demais questões relativas à implementação da educação a distância nos cursos e programas de pós-graduação;
4) colaborar com as atividades de educação à distância voltadas para o planejamento e o acompanhamento dos cursos lato sensu e stricto sensu;
5) participar de comissões institucionais direcionadas ao estudo e discussões acerca da educação a distância;
6) desempenhar outras atividades delegadas pela Pró-Reitora.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail e Whatsapp Business.

 

Setor de Apoio à Pós-Graduação
Diogo Dias 
ti.propg@ufpe.br I 2126 7054 
Patrícia Menezes 
propg@ufpe.br I 2126 7055 

O Setor de Apoio à Pós-Graduação (SAPG) tem como principais atribuições:
1) representar a PROPG junto a Superintendência de Comunicação (SUPERCOM) nos assuntos
relacionados a comunicação e tecnologia da informação;
2) administrar a página e as redes sociais da PROPG com conteúdos atualizados que respeitem as ações da Pró-Reitoria e dos Programas de Pós-Graduação;
3) atuar como serviço de apoio na divulgação de cursos e das ações da Pró-Reitoria;
4) prestar assessoria de imprensa;
5) oferecer suporte técnico de TIC aos servidores da PROPG;
6) desempenhar outras atividades delegadas pela Pró-Reitora.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail.


Coordenação Administrativa e Financeira
Coordenadora
Nivia Vasconcelos
administrativo.propg@ufpe.br I 2126 8140

A Coordenação Administrativa e Financeira (CAF) tem por finalidade o planejamento, coordenação e execução das atividades administrativas, orçamentárias e a execução da programação orçamentário-financeira e de compras. Tem como principais atribuições:
1) prestar assistência à Pró-Reitora;
2) arquivar os documentos em processos do setor;
3) elaborar relatórios periódicos de atividades da Pró-Reitoria;
4) manter o arquivo da Pró-Reitoria organizado e atualizado, permitindo o acesso dos documentos aos usuários internos e às auditorias efetuadas pelos órgãos de controle interno e externo;
5) elaborar termos de referência para aquisição de equipamentos, materiais de consumo, permanente e contratação de serviços não realizados pela Pró-Reitoria de Gestão Administrativa;
6) auxiliar no planejamento e na execução dos serviços administrativos e nas atividades de recursos humanos;
7) propor e participar da elaboração de projetos referentes à melhoria dos serviços do setor;
8) redigir atos administrativos e documentos inerentes à Pró-Reitoria
9) organizar e secretariar as reuniões da Câmara de Pós-Graduação do CEPE;
10) emitir documentos e analisar processos;
11) transmitir e controlar a execução das diretrizes emanadas da Pró-Reitoria;
12) coordenar os serviços de expediente, representação e divulgação, necessários ao funcionamento da Pró-Reitoria;
13) desempenhar outras atividades delegadas pela Pró-Reitora.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h | Sala 338
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail.

 

Gerência Financeira
Gerente
Felipe Ferreira
financeiro.propg@ufpe.br  I 2126 8144 Whatsapp Business

A Gerência Financeira, vinculada à Coordenação Administrativa e Financeira, tem como principais atribuições:
1) elaborar o planejamento das aplicações de recursos financeiros para o cumprimento do planejamento da Pró-Reitoria;
2) executar e monitorar a execução do orçamento do plano de aquisições;
3) subsidiar a Pró-Reitora com informações da gestão orçamentária e financeira para apoiar na tomada de decisão;
4) executar e controlar o uso do cartão corporativo, quando houver;
5) controlar os recursos financeiros de fontes de convênios e destaques;
6) emitir notas de empenho para execução orçamentária e acompanhar o recebimento das compras e bens;
7) coordenar a compra e a distribuição dos materiais e equipamentos;
8) acompanhar as restrições e/ou inconsistências apresentadas nos processos de pagamento efetuando as regularizações devidas;
9) analisar os documentos e contratos acerca da liquidação dos processos de pagamentos relativos a fornecedores e prestadores de serviços contratados;
10) gerenciar os contratos e/ou convênios vinculados à Pró-Reitoria;
11) instruir os processos de dispensa ou inexigibilidade de licitação para aquisição de equipamentos e materiais ou contratação de terceiros, observada a legislação vigente;
12) subsidiar o planejamento das compras, com a participação dos diversos setores da Pró-Reitoria, visando alcançar economicidade, eficiência e eficácia na gestão de recursos públicos;
13) acompanhar através de sistema de controle o andamento das aquisições de produtos ou serviços em todas as etapas do processo;
14) desempenhar outras atividades delegadas pela Pró-Reitora.
 

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail e Whatsapp Business.

 

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Diretora
Professora Tereza Cristina Medeiros de Araújo
dpgs.propg@ufpe.br | (81) 2126 7040

A Diretoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (DPGS) tem por finalidade a coordenação geral dos programas zelando pela qualidade acadêmica e dando suporte aos técnicos, docentes e discentes. Entre suas principais responsabilidades estão:
1) assessorar a Pró-Reitora no acompanhamento dos programas de pós-graduação stricto sensu existentes, bem como no processo de criação de novos programas;
2) propor ações para o planejamento das atividades de pós-graduação stricto sensu;
3) contribuir com a execução da política e do plano de internacionalização da Universidade no que concerne à pós-graduação;
4) contribuir com a execução dos projetos de pesquisa institucionais da Universidade no que concerne à pós-graduação;
5) elaborar planejamento e relatório anual das ações da Diretoria;
6) acompanhar as atividades dos programas de pós-graduação stricto sensu, verificando matrículas, calendários acadêmicos e gerenciando demandas e editais;
7) realizar o controle de bolsas de pós-graduação stricto sensu, efetuando contato com os órgãos de fomento para a sua gestão;
8) dar suporte à autoavaliação e eventual fechamento de programa de pós-graduação;
9) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Secretaria da Diretoria de Pós-Graduação Stricto Sensu
Marleide Fragoso de Souza
dpgs.propg@ufpe.br | (81) 2126 7040 Whatsapp Business

A secretaria da diretoria tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto à diretora no que diz respeito a:
1) preparar agenda, pauta e marcar audiências;
2) realizar os serviços inerentes à secretaria;
3) redigir atos administrativos e documentos oficiais;
4) preparar processos de afastamentos;
5) manter os arquivos organizados;
6) receber, distribuir e acompanhar a tramitação interna de processos e documentos;
7) colaborar na organização de reuniões e eventos;
8) desempenhar outras atividades conforme orientação do diretor.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail e Whatsapp Business.

 

Coordenação Geral de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Coordenador
Tony Meirelles
strictosensu.propg@ufpe.br  I 2126 7040 Whatsapp Business

A Coordenação Geral de Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (CGPG) tem como principais atribuições:
1) apoiar a Diretoria no planejamento e implantação das políticas para ampliação e consolidação da pós-graduação stricto sensu;
2) monitorar e apoiar os programas de pós-graduação stricto sensu, visando sua melhoria;
3) assessorar e acompanhar a elaboração de propostas de novos programas de pós-graduação stricto sensu;
4) operacionalizar e assessorar atividades nas plataformas de sistemas desenvolvidas pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);
5) analisar, acompanhar e responder diligências expedidas pela CAPES e outros órgãos públicos;
6) propor normas e diretrizes para a pós-graduação stricto sensu;
7) acompanhar a elaboração dos regimentos internos dos programas de pós-graduação stricto
sensu;
8) coordenar, supervisionar, executar e avaliar as atividades da coordenação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu;
9) elaborar relatórios com dados estatísticos da pós-graduação stricto sensu;
10) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail e Whatsapp Business.


Seção de Acompanhamento Discente:
Habacuque Rocha
acompanhamentodiscente.propg-grp@ufpe.br  I 2126 7045 Whatsapp Business

A Seção de Acompanhamento Discente (SAD), vinculada à Coordenação Geral de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, tem por competência:
1) acompanhar as atividades dos programas de pós-graduação, gerenciar demandas e editais de seleção, verificando matrículas, estágio a docência, homologando calendários acadêmicos;
2) acompanhar a vida acadêmica do estudante de pós-graduação, desde a emissão de
declarações até a homologação e emissão do diploma ou certificado;
3) elaborar relatórios das atividades do setor;
4) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail e Whatsapp Business.


Seção de Acompanhamento e Avaliação de Cursos
Sirlene Lucena
avaliacaostricto.propg@ufpe.br

A Seção de Acompanhamento e Avaliação de Cursos (SAAC), vinculada à Coordenação Geral de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, tem por competência:
1) subsidiar os programas de pós-graduação quanto aos processos de avaliação institucional,
visando à melhoria da qualidade no desempenho acadêmico desses programas;
2) elaborar relatórios com dados estatísticos da pós-graduação stricto sensu;
3) acompanhar as normativas e regimento dos programas de pós-graduação stricto sensu;
4) acompanhar e orientar os programas durante o preenchimento dos dados na Plataforma
Sucupira ou equivalente;
5) acompanhar o processo de autoavaliação dos programas;
6) emitir certificação de pós-doutoramento realizado na UFPE;
7) elaborar relatórios das atividades do setor;
8) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail .

Seção de Reconhecimento de Títulos e Dupla Titulação
Ezau Monteiro
reconhecimento.propg@ufpe.br  I 21267044 Whatsapp Business

A Seção de Reconhecimento de Títulos e Dupla Titulação (SRTD), vinculada à Coordenação
Geral de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, tem por competência:
1) acompanhar através de plataformas específicas, o processo de reconhecimento de títulos;
2) elaborar políticas de incentivo para a dupla titulação;
3) acompanhar o processo de elaboração de convênios para dupla titulação;
4) elaborar relatórios das atividades do setor;
5) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail e Whatsapp Business.


Coordenação de Programas Institucionais e Bolsas
Coordenador 
Paulo de Tarso Nunes da Mata Ribeiro
bolsaspg.propg@ufpe.br  I  2126 8143 Whatsapp Business

A Coordenação de Programas Institucionais e Bolsas (CPIB) tem como principais atribuições:
1) cadastrar, suspender, reativar, cancelar, controlar pagamentos das bolsas dos Programas de
Pós-Graduação Stricto Sensu;
2) analisar as normativas dos cursos relativas à distribuição de bolsas dos programas
institucionais;
3) receber e encaminhar documentação dos programas de pós-graduação e fazer
encaminhamentos pertinentes;
4) auxiliar na coordenação dos programas institucionais nacionais e internacionais;
5) elaborar relatórios das atividades do setor;
6) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail e Whatsapp Business.

Coordenação de Editais
Coordenador 
Marcos Aquino
editais.propg@ufpe.br2126 7048 Whatsapp Business

A Coordenação de Editais (CED) tem como principais atribuições:
1) auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de Editais a serem publicados pela
PROPG;
2) acompanhar a divulgação de Editais por órgão de fomento que envolvem Programas de Pós-Graduação;
3) acompanhar e executar ações referentes ao programa institucional de professor visitante;
4) elaborar relatórios das atividades do setor;
5) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail e Whatsapp Business.


DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Diretor
Professor Juliano Iyoda
dpgl.propg@ufpe.br | (81) 2126 7049

A Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu (DPGL) tem por finalidade o planejamento de políticas institucionais voltadas para a pós-graduação lato sensu objetivando a formação e aprimoramento de profissionais nas diferentes áreas com amplo domínio de conhecimentos em seus respectivos campos de saberes. Entre suas principais responsabilidades estão:
1) assessorar a Pró-Reitora nos processos de criação de novos cursos de pós-graduação lato sensu, bem como programas de residência médica;
2) elaborar planejamento e relatório anual das ações da Diretoria;
3) acompanhar a avaliação dos Programas de Residência da universidade e atuar para sua melhoria;
4) consolidar e ampliar os cursos de pós-graduação lato sensu;
5) propor normas e diretrizes para a pós-graduação lato sensu;
6) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Secretaria da Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu
dpgl.propg@ufpe.br | (81) 2126 7049

A secretaria da diretoria tem como principais atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços de secretaria, dando assistência e assessoramento direto ao diretor no que diz respeito a:
1) preparar agenda, pauta e marcar audiências;
2) realizar os serviços inerentes à secretaria;
3) redigir atos administrativos e documentos oficiais;
4) preparar processos de afastamentos;
5) manter os arquivos organizados;
6) receber, distribuir e acompanhar a tramitação interna de processos e documentos;
7) colaborar na organização de reuniões e eventos;
8) desempenhar outras atividades conforme orientação do diretor.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail .

Coordenação Geral dos Programas de Residências
dpgl.propg@ufpe.br | (81) 2126 7049

A Coordenação Geral dos Programas de Residências (CGR) tem como principais atribuições:
1) coordenar, organizar e acompanhar os Programas de Residência;
2) assessorar a administração central e os coordenadores dos Programas de Residência;
3) apoiar nas avaliações dos Programas de Residência;
4) acompanhar o projeto pedagógico dos Programas de Residência;
5) elaborar planejamento e relatórios da sua área de competência;
6) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail .


Seção de Residência Médica
dpgl.propg@ufpe.br | (81) 2126 7049

A Seção de Residência Médica (SEREME), vinculada à Coordenação Geral dos Programas de
Residências (CGR) tem por competência:
1) fomentar, analisar, organizar e acompanhar o projeto pedagógico dos Programas de Residência Médica;
2) assessorar a administração central e os coordenadores dos Programas de Residência Médica;
3) elaborar planejamento e relatórios da sua área de competência;
4) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail .


Seção de Residência Multiprofissional
dpgl.propg@ufpe.br | (81) 2126 7049

A Seção de Residência Multiprofissional (SEREMU), vinculada à Coordenação Geral dos
Programas de Residências (CGR) tem por competência:
1) fomentar, analisar, organizar e acompanhar o projeto pedagógico dos Programas de Residência Multiprofissional;
2) assessorar a administração central e os coordenadores dos Programas de Residência Multiprofissional;
3) elaborar planejamento e relatórios da sua área de competência;
4) desempenhar outras atividades de sua área de competência.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail .


Coordenação Geral dos Cursos de Especialização
latosensu.propg@ufpe.br | (81) 2126 7049

A Coordenação Geral dos Cursos de Especialização (CGCE) tem como principais atribuições:
1) apoiar a consolidação e ampliação dos cursos de pós-graduação lato sensu;
2) propor normas e diretrizes para a pós-graduação lato sensu;
3) analisar e emitir parecer em editais de seleção de cursos de pós-graduação lato sensu;
4) emitir parecer técnico em processos de ofertas ou relatórios de cursos pós-graduação lato sensu;
5) acompanhar a elaboração dos regimentos internos dos cursos de pós-graduação lato sensu;
6) apoiar na divulgação dos cursos de pós-graduação lato sensu;
7) elaborar planejamento e relatórios da sua área de competência;
8) desempenhar outras atividades de sua área de competência.


Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail .


Seção de Fomento e Criação de Cursos de Especialização
especializacao.propg@ufpe.br | (81) 2126 7049

A Seção de Fomento e Criação de Cursos de Especialização (SFCE), vinculada à Coordenação Geral dos Cursos de Especialização, tem por competência:
1) elaborar relatórios com dados estatísticos dos cursos de especialização para a Coordenação Geral;
2) fomentar, incentivar e induzir a criação de cursos de especialização;
3) elaborar editais para adesão de proponentes a demandas externas;
4) orientar órgãos proponentes, coordenações e docentes, aptos a coordenar, a elaborar propostas de cursos de especialização;
5) analisar e emitir parecer de aprovação de proposta de curso de especialização;
6) analisar os convênios dos cursos aprovados, emitir parecer e validar matrículas dos alunos de especialização.

Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail .

Seção de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Especialização
especializacao.propg@ufpe.br | (81) 2126 7049

A Seção de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Especialização (SACE), vinculada à
Coordenação Geral dos Cursos de Especialização, tem por competência:
1) acompanhar e analisar o andamento dos cursos de especialização, elaborando relatórios parciais e finais;
2) analisar, reanalisar e solicitar os relatórios parciais acadêmicos, relatórios finais acadêmicos e processos individuais relativos aos cursos de especialização;
3) registrar, expedir e atestar veracidade aos certificados de conclusão de curso de especialização;
4) providenciar o arquivamento dos processos relacionados a cursos de especialização;
5) elaborar planejamento e relatórios da sua área de competência;
6) desempenhar outras atividades de sua área de competência.


Atendimento
Segunda a sexta-feira, exceto feriados | 8h às 12h e 13h às 17h 
Durante a suspensão de atividades presenciais na UFPE, o atendimento está sendo realizado por e-mail .