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UFPE oferece 37 bolsas de mestrado e doutorado para alunos oriundos da América Latina e Caribe

Programa apoia a mobilidade acadêmica de alunos de mestrado e doutorado vindos dos 34 países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA)

Raiza da Mata

A UFPE vai oferecer 37 bolsas de mestrado e doutorado, distribuídas por 15 programas de pós-graduação, por meio do Programa de Alianças para Educação e Capacitação (Paec) para o ano de 2019, atualmente, uma das iniciativas mais importantes de cooperação educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. O programa apoia a mobilidade acadêmica de alunos de mestrado e doutorado vindos dos 34 países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), com exceção do Brasil, país destino. As candidaturas podem ser feitas por formulário on-line até 30 de julho pelo site da OEA. 

Desde 2016, a UFPE, por meio do Paec, vem contemplando alunos latino-americanos. Em suas duas participações no Paec, a Universidade recebeu 52 candidaturas oriundas de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Equador, República do Salvador, Guatemala, Haiti, México, Peru, Uruguai e Venezuela, das quais foram selecionados 14 bolsistas, sendo sete alunos na edição de 2016 e mais sete bolsistas na edição de 2017.

Resultado da parceria entre a OEA e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), o Paec também conta com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Organização Pan-Americana de Saúde. Na UFPE, o programa é coordenado pelo pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Ernani Carvalho.

APROXIMAÇÃO - De acordo com Ernani Carvalho, os benefícios que propostas de intercâmbio como as do Paec oferecem favorecem também as universidades participantes, uma vez que promovem a aproximação entre as universidades brasileiras e a América Latina e proporcionam uma troca de conhecimentos entre os estudantes e professores brasileiros com os alunos bolsistas oriundos de vários países latino-americanos.

“O Brasil tem um distanciamento histórico da América Latina, muitas vezes, causado pela barreira linguística. Embora nosso país não esteja tão distante geograficamente dos demais países latino-americanos, a língua causa certo distanciamento. O programa permite que os alunos do Paec deixem o Brasil com um bom nível de conhecimento sobre o país, além de oferecer a chance de aprender um novo idioma e entrar em contato com uma cultura diferente. A ideia principal do programa é essa: aproximar o Brasil dos demais países da América Latina.”, afirmou o pró-reitor. 

  Veronica Hidalgo, aluna do mestrado de Nutrição. Foto: Raiza da Mata

OPORTUNIDADE - O programa proporciona uma oportunidade para esses alunos de realizarem uma especialização que, muitas vezes, não existe em seus países de origem. Foi o que afirmou Veronica Hidalgo, aluna do Paec na UFPE, que atualmente está concluindo o mestrado em Nutrição. Ela conta que, em seu país de origem (Panamá), ainda não existe nenhuma especialização na área de Nutrição e que ser selecionada pelo programa permitiu que pudesse obter esses conhecimentos e levá-los para o Panamá assim que a sua especialização for concluída.

Atualmente, a UFPE conta com um total de 14 alunos bolsistas que realizam o curso de mestrado em áreas como Ciência Política, Nutrição, Engenharia de Produção, Química, Biologia Vegetal e Ciência da Computação. “A bolsa da Paec para mim é uma oportunidade de crescer profissionalmente, estou obtendo conhecimentos teóricos e experimentais em Química que vão me permitir usar em minha carreira de professora universitária em Honduras. Os professores são altamente qualificados, aprender a fazer pesquisa é uma experiência única que em meu país nunca tive e estou aproveitando esta oportunidade o mais que posso. Estou muito grata por haver recebido a bolsa e vir para Brasil”, afirmou Indira Daniela Pinedas, bolsista do Paec na UFPE, que atualmente realiza mestrado em Química.

A Propesq, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), mantém um sistema de tutoria para os alunos intercambistas com o objetivo de auxiliar na adaptação do aluno ao Brasil. Dessa forma, cada estudante estrangeiro recebe um tutor brasileiro que tem a missão de apresentar a cidade, ajudar o aluno a conhecer o campus da UFPE, dentre outras atividades de apoio.

Claudia Editt, aluna do mestrado em Eng. de Produção. Foto: Raiza da Mata

A aluna Claudia Editt, da Bolívia, que cursa o mestrado em Engenhariade Produção pelo Paec na UFPE, disse estar muito agradecida pelo programa de apadrinhamento da Universidade. “A pessoa designada como minha madrinha é excelente e me ajudou muito desde o primeiro dia. Estou contente por cursar o mestrado acadêmico em Engenharia de Produção, ainda devo aprender o idioma, mas é motivante voltar para aulas de novo”, destacou. 

PROGRAMA - Segundo dados divulgados pelo site do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, mais de 26 mil candidaturas foram recebidas pelo programa desde o seu lançamento (2011) e, até a última edição, 2.195 mil bolsas foram ofertadas. O Paec já beneficiou um total de 1.853 estudantes de 29 países associados à OEA. Foram oferecidos 650 cursos de pós-graduação entre as 59 universidades brasileiras vinculadas ao GCUB.

A proposta do programa compreende a oferta de bolsas de estudo (mestrado ou doutorado) em universidades brasileiras. Os candidatos selecionados poderão realizar um curso de idioma (português) na sua universidade de destino e também receberão uma bolsa mensal de auxílio acadêmico, onde o valor tem como base as bolsas que os estudantes brasileiros de mestrado e doutorado recebem pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, os 150 primeiros selecionados também recebem auxílio instalação que compreende um valor pago em parcela única de 1.200 dólares americanos convertidos em moeda brasileira. O valor é destinado a cobrir gastos com o deslocamento do estudante de seu país natal até o Brasil.

Mais informações
Propesq (proreitor.propesq@ufpe.br)

Foto: Raiza da Mata

Data da última modificação: 05/06/2018, 09:45