Notícias Notícias

Voltar

Propesqi recebe propostas para a Chamada Pública MCTI/Finep/Ação Transversal Materiais Avançados e Minerais Estratégicos 2020

A Pró-reitoria recebe as propostas até 18 de dezembro

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE recebe propostas para a Chamada Pública MCTI/Finep/Ação Transversal Materiais Avançados e Minerais Estratégicos 2020. A Pró-reitoria recebe as propostas até 18 de dezembro.

O objetivo da chamada é apoiar, com recursos não reembolsáveis, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), executados por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), que visem escalonar ou dar continuidade a pesquisas na área de materiais avançados e de minerais estratégicos para inovação tecnológica, de maneira a incentivar a pesquisa aplicada e a interação entre ICTs e empresas brasileiras. 

A Chamada busca também a priorização e o equilíbrio, no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), entre a capacidade de geração do conhecimento, sua aplicação tecnológica e a entrega de valor decorrente dos impactos econômicos, sociais e ambientais.

O edital aborda as linhas temáricas de: Saúde e Tecnologias Assistivas; Meio Ambiente; Defesa e Segurança Pública; Energia e Mobilidade; Descoberta Inteligente de Novos Materiais (Materials Informatics); Mapeamento Geológico Marinho (Blue Mining).

A propostas a serem submetidas são de caráter institucional (uma por instituição executora), dessa forma os interessados devem encaminhar propostas via e-mail para a Diretoria de Pesquisa (DPQ) da Propesqi por meio do endereço dpq.propesqi@ufpe.br, em modelo FAP (word).

Cada proposta deverá se concentrar em apenas uma das Linhas Temáticas previstas no edital. É disponibilizado um valor mínimo de R$500 mil e máximo de R$2 milhões de recursos solicitados para financiamento de cada proposta.

Para as propostas é desejável a articulação com empresas brasileiras, de porte e maturidade de mercado, inclusive startups de base tecnológica, do ecossistema de negócios em Pesquisa, Desenvolvimento, Engenharia e Inovação (PDE&I) associadas às tecnologias aplicadas em Materiais Avançados e Minerais Estratégicos a serem desenvolvidas, visando o lançamento dos novos produtos no mercado nacional e internacional. Nesse caso, deverá ser explicitado o mecanismo de transferência da tecnologia que será adotado; Esta articulação deverá ser explicitada, também, nas metas e atividades da proposta.

Obs.: Conforme documento publicado pela Finep em 28/10 – Orientações Gerais: “Cada ICT poderá participar em mais de proposta, seja na função de Executora ou de Coexecutora, desde que em propostas de Linhas Temáticas distintas”.
 

Calendário DPQ/Propesqi
23/10/2020 Divulgação da nota
Até 18/12/2020, 17h Recebimento das propostas
De 21 a 23/12/2020 Avaliação
Até 29/12/2020 Divulgação
De 02 a 08/01/2021 Ajustes e envio à Finep

 

Documentos

Mais informações

Whatsapp institucional: 2126-7050.

Data da última modificação: 03/11/2020, 15:40