Notícias Notícias

Voltar

Propesqi e CIn promovem seminário sobre usos da inteligência artificial na educação

No evento, gratuito e aberto ao público em geral, também foram abordadas as relações da IA com a pesquisa científica e ética

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveram, nesta terça-feira (12), seminário sobre as aplicações da inteligência artificial (IA) na educação. Intitulado “IA na Pesquisa e Inovação”, o evento abordou a relação da IA com a pesquisa científica, educação e ética em quatro mesas temáticas com a participação de pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas e instituições. A coordenação do seminário, transmitido pelo canal do YouTube do CIn [Manhã e Tarde], foi do pró-reitor de Pesquisa e Inovação Pedro Carelli e do professor Geber Ramalho, do CIn. 

Além de abordar oportunidades, desafios e questões éticas relacionadas ao uso da inteligência artificial na pesquisa e no ensino, o seminário pode trazer outras perspectivas. “O evento busca acumular mais massa crítica de debate na universidade para a gente poder formular, depois, políticas de uso responsável de IA na instituição”, apontou Pedro Carelli. O pró-reitor também enfatizou a importância do uso responsável da IA com relação a autoria, desenvolvimento intelectual e o impacto na formação dos estudantes. 

O reitor Alfredo Gomes contextualizou o tema para a Universidade. “Há uma grande demanda tanto nas disciplinas do ponto de vista pedagógico, do ponto de vista do uso mais do dia a dia da sala de aula, como em diversos aspectos da vida da universidade”, explica. 

Ele descreveu como o uso da IA tem sido introduzido em algumas diretorias. “Estamos montando um grupo de trabalho para pensar o plano institucional da inteligência artificial da universidade. A ideia, sobretudo, é facilitar e agilizar, dar celeridade aos processos do dia a dia da gestão da universidade”, conta.

*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE

Data da última modificação: 13/08/2025, 17:54