Divulgadas as instruções para candidaturas ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

Cada curso de doutorado no Brasil tem uma cota para o ano de 2018 que equivale a 12 mensalidades, com duração mínima de seis e máxima de doze meses.

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) divulgou os procedimentos e cronograma interno da UFPE para seleção de candidaturas ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), tendo em vista a publicação do novo Edital nº 47/2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com o objetivo de evitar equívocos, especialmente, em relação ao cronograma interno da universidade e o da Capes, a Propesq solicita aos programas de pós-graduação (PPGs) e doutorandos da UFPE que acessem, exclusivamente, a seção PDSE/Capes na página do Setor de Bolsas de Pós-Graduação, no site da Propesq, onde serão encontrados todos os documentos necessários, resultado e links para inscrição dos estudantes aprovados internamente.

Cada PPG da UFPE deve instituir uma comissão de seleção de candidaturas e encaminhar ao Setor de Bolsas de Pós-Graduação da Propesq a lista com os candidatos aprovados pela comissão, em ordem de prioridade, junto à documentação de cada candidato. O período para envio de toda a documentação vai de 8 de janeiro a 9 de fevereiro.

A Propesq deverá remanejar, entre 15 e 22 de fevereiro, as cotas não utilizadas por PPGs para outros PPGs que apresentem demanda superior a 12 meses de estágio e divulgará, a partir de 13 de março, a lista de aprovados internamente pela UFPE, que serão submetidos à aprovação documental pela Capes.

SOBRE O PDSE – O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é uma modalidade de bolsa que financia alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil na realização de parte do curso em instituição no exterior. O programa prevê os seguintes benefícios: mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, dependendo da cidade de destino.

Cada programa de doutorado no Brasil tem uma cota para o ano de 2018 que equivale a 12 mensalidades. A duração mínima da bolsa é de 6 meses e a máxima, de 12 meses, sendo possível, assim, cada programa de pós-graduação atender, inicialmente, um ou dois bolsistas.

Setor de Bolsas de Pós-Graduação (SBPG) / Propesq
(81) 2126 8143 | bolsaspgufpe@gmail.com