Propesq lança edital de bolsas de doutorado sanduíche pelo Programa Institucional de Internacionalização

O edital é voltado aos 19 programas de pós-graduação incluídos no Programa Institucional de Internacionalização da universidade.

A Pró-Reitoria Para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) divulgou o Edital Propesq nº. 04/2019 de concessão de 15 bolsas de doutorado sanduíche não vinculadas a projetos de pesquisa para o ano de 2019 do Projeto Institucional de Internacionalização (PII) da UFPE. A chamada é promovida no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  Os PPGs têm até o dia 28 para enviar os documentos dos candidatos aprovados pela sua comissão de seleção interna à Propesq . A lista de candidatos aprovados vai ser divulgado até o dia 15 de março.

O Edital Propesq nº. 04/2019 é voltado aos 19 programas de pós-graduação (PPGs) incluídos no PrInt da universidade. Os PPGs são Biologia Animal, Biologia de Fungos, Biologia Vegetal, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Física, Genética, Inovação Terapêutica, Matemática, Medicina Tropical, Oceanografia, Química, Serviço Social, Sociologia e Tecnologias Energéticas e Nucleares.

As bolsas contemplam os temas “Biodiversidade e Conservação de Recursos Naturais”; “Estado e sociedade na contemporaneidade global: dinâmicas de desigualdade e desenvolvimento”; “Inovação em Saúde”; “Inovação nas Ciências Básicas” e “Modelagem de Sistemas”. Cada tema disponibiliza três bolsas com duração de seis meses cada, o que dá um total de 15 bolsas. O valor global do benefício é de R$40.478,40.

Os candidatos devem apresentar as candidaturas aos respectivos PPGs, conforme seus cronogramas internos específicos, com os documentos requisitados no edital. Para se candidatar, o interessado deve ser aluno de doutorado regularmente matriculado em um dos 19 PPGs participantes do PrInt/UFPE. Também deve ter sido aprovado no exame de qualificação do PPG ou ter cursado, até 12 de abril, pelo menos o primeiro ano do doutorado, dentre outros requisitos.

Os estudantes devem dar atenção especial ao comprovante de proficiência conforme consta no anexo XII do Edital nº 41/2017 da Capes, tendo em vista a possibilidade de sua alteração face às mudanças nos critérios do Edital nº. 41/2018 – Capes-Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

Propesq
ufpeprint@gmail.com