Notícias Notícias

Voltar

Nota aos coordenadores de programas de pós-graduação

A Propesq realizou, ao longo da semana, reuniões remotas com os programas de pós-graduação (PPGs) solicitando propostas de ações imediatas de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Tal solicitação visa atender à intensa e constante demanda e solicitações por ações/contribuições que vêm sendo enviadas à UFPE por órgãos governamentais e pela iniciativa privada. As doações estão sendo realizadas à Fade, que ficará responsável pelo repasse do recurso.

Sabemos que, por dificuldades técnicas, nem todos conseguiram participar dos encontros. Portanto, segue abaixo um resumo do que foi tratado nas reuniões, com especificações do que está sendo solicitado aos PPGs.

A UFPE vai desenvolver dois eixos de ação:

(A) Congregar PLANOS DE AÇÃO IMEDIATA dos PPGs para o combate ao Covid-19;

(B) Criar o OBSERVATÓRIO DE PESQUISA - UFPE, onde todos os planos de atividades, projetos de pesquisa, informes, resultados científicos, etc., serão publicados.

Com relação ao item (A), enviamos a seguir as orientações sobre a elaboração dos PLANOS DE AÇÃO específicos de cada PPG:

1) O documento deverá ter, no máximo, 4 páginas; 

2) Justificativa sobre como o PPG ou PPGs podem contribuir no combate ao Covid-19;

3) Descrição dos docentes/pesquisadores que vão estar envolvidos nas ações e suas expertises. Neste caso, podem ser incluídos docentes/pesquisadores que não estejam cadastrados em programas de pós-graduação.

4) Orçamento deve ser discriminado e nele deve estar associada a atividade proposta ao respectivo recurso necessário à sua execução. No orçamento, pode ser incluída a demanda por bolsas de pós-doutorado no âmbito dos moldes de Bolsa de Fixação de Pesquisador da Facepe.  Pode ser também solicitado serviços de terceiros pessoa física.

É sugerido que a linguagem utilizada na elaboração dos planos de atividades seja direta e de fácil entendimento, pois o objetivo é encontrar parceiros para doação de diversas áreas, setores públicos e privados. 

Sugerimos que os planos apresentados sejam interdisciplinares envolvendo o máximo de áreas do conhecimento.

Alguns planos serão realizados no âmbito de projetos de pesquisa, sendo portanto eventualmente necessária a submissão ao Comitê de Ética. 

Os planos de trabalho devem ser enviados ao e-mail proreitor.propesq@ufpe.br com a máxima urgência, justificada pela necessidade de ação imediata.

Agradecemos a todos(as) o empenho e a solidariedade neste momento delicado.

 

Prof. Carol Virgínia Góis Leandro

Pró-Reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós Graduação da UFPE

Data da última modificação: 29/03/2020, 13:16