Iphan premia ações de preservação de patrimônio cultural material e imaterial

Interessados em participar da 31ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade têm até o dia 21 para se inscrever.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebe, até o dia 21, inscrições para a 31ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Podem concorrer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações em torno da preservação do patrimônio cultural do Brasil. Serão selecionados oito trabalhos e cada ganhador receberá um valor de R$ 30 mil.

O prêmio é dividido em duas categorias. Na Categoria 1, “Ações de Excelência no Campo do Patrimônio Cultural de Natureza Material”, serão reconhecidas ações voltadas à preservação de bens de natureza material, como paisagens culturais, cidades históricas, sítios arqueológicos, edificações e monumentos; e ainda as coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos, assim como ações relacionadas de comunicação, difusão e educação.

Já na Categoria 2, “Ações de Excelência no Campo do Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial”, serão premiadas ações nas áreas de salvaguarda de práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações, ritos e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade e do entretenimento; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares que abrigam práticas culturais coletivas, assim como ações de comunicação, difusão e educação.

A inscrição será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição e do resumo da ação disponibilizados pelo Iphan em suas unidades ou no portal do instituto, acompanhada de materiais complementares ilustrativos. Os trabalhos inscritos deverão ser entregues nas superintendências do Iphan nos estados, nos endereços constantes no edital. O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 30 de agosto de 2018, no site do Iphan. O prêmio será entregue em lugar e data a serem divulgados pelo Iphan.

Data da última modificação: 16/05/2018, 11:13