Edital Programa Institucional de Internacionalização (Print) está com inscrições abertas

Os projetos devem ser classificados em faixas de valores e tempo de duração de acordo com a tabela disponibilizada no anexo 9 do Edital.

A UFPE, por intermédio da Pró-Reitoria Para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e em consonância com as normas do Edital nº 41/2017 da CAPES, torna público o Edital Programa Institucional de Internacionalização UFPE/Print Nº 1/2018 para a seleção de projetos que integrarão a Proposta Institucional da UFPE no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização – Capes/Print.

O Edital concederá Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior, Recursos para Manutenção de Projetos, Bolsas no País e no Exterior, entre outros itens financiáveis, de acordo com o item 7 do edital, visando ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com ênfase no aprimoramento da produção acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os projetos devem ser classificados em faixas de valores e tempo de duração de acordo com a tabela disponibilizada no anexo 9 do edital. As faixas de valores são divididas em A, B e C com valores de 900.000,00 (novecentos), 600.000,00 (seiscentos) e 300.000,00 (trezentos) mil, respectivamente, todos com duração de até 4 (quatro) anos. Cada Programa poderá apresentar mais de um projeto, desde que a soma dos projetos não ultrapasse o valor máximo estipulado em sua maior faixa permitida.

REQUISITOS

O Edital selecionará projetos de internacionalização desenvolvidos por programas de pós-graduação (PPGs) e seus respectivos grupos de pesquisa que tenham ao menos conceito 4 (quatro) na avaliação quadrienal 2013/2016 da CAPES e possuam doutorado, conforme  item 2 do Edital.

O projeto de pesquisa a ser desenvolvido deve seguir os critérios estabelecidos no item 6 do Edital considerando também os pressupostos descritos no item 3, seção 1, que informa que os projetos devem possuir envolvimento com pelo menos um dos temas prioritários, disponíveis no Anexo I do Edital, cuja indicação visa alcançar os objetivos estabelecidos no Edital Capes Print. O Anexo II do Edital refere-se ao Modelo do Projeto, que também pode ser baixado na Página de Editais da Propesq.

EQUIPE CIENTÍFICA

Conforme o item 5.1.1 do edital, os projetos devem ser elaborados e coordenados por pesquisadores membros do corpo docente permanente de programas de pós-graduação stricto sensu (modalidade doutorado) cadastrados na Plataforma Sucupira. Os membros docentes da equipe científica do projeto devem pertencer também ao colegiado docente de algum programa de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco.

Data limite para submissão de propostas

17/03/2018

Resultado preliminar