Grupos de Pesquisa Grupos de Pesquisa

O SERGEO tem como meta principal de investigação avançar na compreensão dos sistemas que ocorrem na superfície da terra, usando métodos de observação da terra. Nossas pesquisas são desenvolvidas principalmente através do uso de dados de sensoriamento remoto. Embora nosso foco esteje no conhecimento dos processos físicos da terra, através de observações aereas e espaciais de sensoriamento remoto, podemos contribuir a nivel nacional e internacional para o desenvolvimento conceitual da Geografia como uma ciência interdisciplinar. Além das abordagens físicas e empiricas dos sistemas também estão sendo desenvolvidas no SERGEO o impacto da dimensão humana em nível regional, nacional e até mesmo as mudanças globais. Isso torna nossas pesquisas e abordagens politicas e intervenientes relevantes, permitindo-nos contribuir para o discurso público com uma combinação única de medições remotas e relações de causa e efeito, incluindo os impactos das ações humanas no sistema terra. O SERGEO tem desenvolvido estudos, com especial atenção as áreas de Geor´processamento e Sensoriamento Remoto aplicados ao recursos naturais do Nordeste do Brasil. Contamos com cientistas bem qualificados, com infra-estrutura de medições (instalações e transformações), com infra-estrutura de informações (modelos, porcessadores, softwares e espectroraiometria) e infra-estrutura de dados espaciais. O SERGEO apoia o ensino em sensoriamento remoto para o Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado, bem como Pós-doutores. Nos usamos diversos métodos, modelos e software em nossas formações. Nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão permitem que os nossos alunos possam encontrar um excelente emprego no mercado nacional e internacional.

 
  • Josiclêda Domiciano Galvíncio
  •  Magna Soelma Beserra de Moura
 
 

Contato do grupo

 
 

Elucidar o papel de movimentos sociais no processo de produção de ambientes urbanos e rurais ao exercício da cidadania, garantidores da participação concreta dos sujeitos envolvidos na gestão e no planejamento dos seus territórios vividos; de modo inovador, criativo e sustentável, rumo a uma lógica diferente de construção de ambientes que não valorize apenas os interesses econômicos. Dar visibilidade às práticas de mobilizações dos sujeitos oriundos de ambientes territoriais que dificultam a cidadania. Revalorizar o papel desempenhado pelos movimentos sociais no processo permanente de conquistas do "espaço do cidadão" de maneira sustentável, destacando o que já se tem feito no âmbito da consolidação da justiça territorial. Promover discussões e debates, junto com os sujeitos dessas ações (através de oficinas de comunicação), sobre possibilidades concretas de articulação entre as diversas experiências de organização e mobilização social nos territórios em que elas acontecem.

 
 
  • Claudio Jorge Moura de Castilho
  • Doris Jamylla Siqueira Lopes Campos
 
 

Contato do grupo

E-mail: cjmc@ufpe.br
 
 

Divulgação e publicação em meio científico de estudos voltados ao monitoramento e gerenciamento dos recursos naturais.

 

  • Maria do Socorro Bezerra de Araújo
  • Josiclêda Domiciano Galvíncio
 
 
Ciências Exatas e da Terra; Geociências

 

Contato do grupo

 

O Grupo de Pesquisa "Fitomorfologia Funcional e Interações Antrópicas-FITANTROP" está vinculado ao Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e seus participantes são pesquisadores e estudantes de diferentes instituições no Brasil e no Exterior que desenvolvem pesquisas interdisciplinares voltadas ao conhecimento das relações existentes entre os caracteres funcionais de diferentes tipos de vegetação e a ação humana. O Grupo objetiva contribuir com estudos e pesquisas para a melhoria continuada de técnicas e métodos para o monitoramento e manejo da vegetação e integração da população. Contribui para a formação de recursos humanos, em nível de Graduação e Pós-Graduação (Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado), além de disseminar seus resultados em Anais de eventos científicos, publicações em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.

Líder(es) do Grupo:

 

  • Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel
  • Claudio Jorge Moura de Castilho

 

Área predominante: 

Ciências Biológicas; Ecologia

 

Contato do grupo:

Telefone: (81) 33206357

E-mail: pimentel@db.ufrpe.br

 

O Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza foi criado em 1997 por um grupo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. A formação desse grupo se deu sob o fito de articular um conjunto de questões com ênfase nas humanidades, na perspectiva de tratar diversos temas de modo transversal, mas sempre com a ênfase na relação sociedade-natureza e seus desdobramentos.

Líder(es) do Grupo:

  • Edvânia Tôrres Aguiar Gomes
  • Guilherme José Ferreira de Araújo 

Área predominante: 

Ciências Humanas; Geografia

Contato do grupo:

Telefone: (81) 2126-7314

E-mail: nexusufpe@gmail.com

 

Descrição: Desenvolver estudos e modelagens em 2 (duas) e 3 (três) dimensões, aplicações de informações espaciais, espectrais e temporais de dados de Sensoriamento Remoto e em Processamento Digital de Imagens.

 

Líder(es) do Grupo:

 

Líder:

Ana Lúcia Bezerra Candeias

 

Vice-líder:

Joao Rodrigues Tavares Junior

 

Área predominante: 

Ciências Exatas e da Terra; Geociências

 

Contato do grupo:

Telefone: (81) 21268981

E-mail: analucia@ufpe.br

Website:

http://www.ufpe.br/geodesia

 

Descrição: O grupo  foi criado no sentido de integrar diferentes linhas de pesquisa do Departamento de Botânica da UFPE sob a ótica da química vegetal. A principal diretriz do METAs é estudo de metabólitos secundários em diferentes frentes da botânica como a ecologia, fisiologia, etnobotânica e sistemática. Os líderes do grupo atuam no Laboratório de Ecologia Aplicada e Fitoquímica - LEAF e no Laboratório de Interações Multitróficas - LIM, ambos vinculados ao Departamento de Botânica e ao Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da UFPE.

Líder(es) do Grupo:

Líder:

Antonio Fernando Morais de Oliveira

Vice-líder:

Jarcilene Silva de Almeida

Área predominante: 

Ciências Biológicas; Botânica

 

Contato do grupo:

 

Telefone: (81) 2126-7813

E-mail: antonio.fmoliveira@ufpe.br

Website:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/

1581103767760921

Grupo de pesquisa: Gestão Ambiental - UFPE

Descrição: O Grupo de Gestão Ambiental (GGA) vem desenvolvendo pesquisas nas linhas temáticas de planejamento e gestão integrada de bacia hidrográfica, avaliação de impactos e indicadores ambientais, avaliação e qualidade da água e mudanças climáticas. Tem como objetivo, impulsionar a construção do conhecimento e fomentar inovação por meio de seu caráter multi e interdisciplinar, sobretudo, na convergência de pesquisadores que agregam esforços na busca da meta comum, o desenvolvimento sustentável. O GGA consolida sua participação através de projetos financiados por órgãos de fomento à pesquisa (CNPq, CAPES, FACEPE, FINEP, entre outros) destacando-se alguns P&Ds com a CHESF/ANEEL.

Líder(es) do Grupo

Líder:

Maria do Carmo Martins Sobral

Vice-líder: Não

Área predominante: 

Engenharias; Engenharia Sanitária

Contato do grupo:

Telefone: (81) 21268744

E-mail: maria.msobral@ufpe.br

Website:

https://www.ufpe.br/gestaoambiental

 

 

 

Grupo de pesquisa: CANCER, AMBIENTE, TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS

Descrição: O grupo trabalha as seguintes linhas de pesquisa da determinação Social do Câncer, contempla estudos sobre a ocorrência, a determinação e os sistemas de informações sobre o câncer em grupos populacionais específicos;  Saúde, Ambiente e Trabalho, enfocando as investigações epidemiológicas de cenários de risco e fatores associados à violência e acidentes em seu contexto urbano e social; (3) Abordagem ecossistêmica em saúde humana e dos processos produtivos geradores de alterações ambientais que afetam negativamente a saúde das populações em territórios de vulneração . O grupo é composto por pesquisadores em diversas instituições de ensino e pesquisa (UFPE, Fundação Joaquim Nabuco, Fiocruz, Universidade de Pernambuco, cujos objetos de investigação permitirão a estruturação de uma rede de pesquisa epidemiológica e de vigilância em saúde com destaque para a vigilância em saúde ambiental e do trabalhador.

Líder(es) do Grupo:

Líder:

 Solange Laurentino dos Santos

Vice-líder:

 Cristine Vieira do Bonfim

Área predominante: 

Ciências da Saúde: Saúde Coletiva

 

Contato do grupo:

Telefone: (81) 21268550

E-mail: solange.lsantos@ufpe.br

 

Descrição: O grupo se propõe a contribuir com o aprofundamento dos estudos que permeiem as relações entre turismo, ambiente e sociedade, sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Considerando-se que muitas vezes a atividade turística é entendida, além de suas reais proporções, como inequívoca, indispensável, ou até miraculosa para a alteração de quadros micro e macroeconômicos desfavoráveis, as localidades receptoras que se enquadram neste perfil acabam por empreender uma espécie de corrida desenvolvimentista que não prioriza a proteção da natureza, da cultura, ou ainda o bem-estar das comunidades envolvidas, justificando afirmações sobre o turismo como destruidor dos lugares que o fazem existir. A partir desta perspectiva, as linhas de pesquisa propostas - Turismo e Desenvolvimento Social; Turismo e Proteção do Patrimônio Natural e Cultural; Planejamento, Gestão e Novos Negócios em Turismo - funcionam como elementos que apresentam interação, integração e sinergia para a análise, discussão

Líder(es) do Grupo:

Líder:

Gloria Maria Widmer

 

Vice-líder: não

Área predominante: 

Ciências Sociais Aplicadas; Turismo

Contato do grupo:

Telefone: (81) 2126-7488

E-mail: gmwidmer@uol.com.br

Website: www.ufpe.br/dht