Notícias Notícias

Voltar

Universidade recebe visitas de pesquisadores do Reino Unido

Professores vão dar palestras e minicursos durante o mês de março

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe este mês a visita de dois pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Reino Unido. São eles Quentin Fisher, ligado à Escola da Terra e Meio Ambiente da Universidade de Leeds, Inglaterra, e Eduardo Neto, da Universidade de Swansea, País de Gales. As visitas fazem parte do projeto Modelagem, Simulação Computacional e Otimização em Engenharia de Petróleo (MCOPE), coordenado pela professora Silvana Bastos, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), e que integra o Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Os pesquisadores serão recebidos pelos grupos de pesquisa Processamento de Alto Desempenho em Mecânica Computacional (Padmec), Laboratório de Métodos Computacionais em Geomecânica (LMCG), Geoquantt e Laboratório de Geologia Sedimentar e Ambiental (Lagese) da UFPE.

O professor Quentin Fisher vai apresentar uma palestra voltada ao tema de Sequestro e Armazenamento de CO² em formações geológicas com foco em geomecânica na terça (7) e oferecerá um minicurso, de 8 a 10 deste mês. O curso, que tem carga horária de 30 horas, é ligado à disciplina Tópicos Especiais do PPGEC e integra a programação do capítulo estudantil da American Association of Petroleum Geologists (AAPG), ligado ao Departamento de Geologia da UFPE. O minicurso tem como título “Impact of Fault Sealing on CO² Storage” e será aberto ao público acadêmico da Universidade, sobretudo aos alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil, Geologia e outras ciências exatas. Será realizado no auditório do Departamento de Geologia, no 5°andar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), a partir das 9h. A participação é gratuita e, ao final, será emitido certificado de participação. Mais informações sobre o programa do curso e participação podem ser obtidas através dos e-mails aapg.ufpe@gmail.com e igor.fernandes@ufpe.br.

O professor Eduardo Neto ministrará o curso “Plasticidade computacional e modelagem multiescala: aspectos teóricos e computacionais”, em que abordará, em uma visão geral, aplicações diretas da plasticidade e da modelagem multiescala em problemas de Engenharia. O curso tem carga horária global de 30 horas e será ministrado de 9 a 16 deste mês. O público-alvo é a comunidade acadêmica da Universidade, sobretudo os alunos de graduação e pós-graduação das Engenharias e outras ciências exatas. O curso ocorre no Campus Recife, em prédio a ser divulgado posteriormente, a partir das 14h. A participação é gratuita, e ao final será emitido certificado de participação. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo link bit.ly/cursoplast23 e mais informações sobre o programa do curso e participação podem ser obtidas com o professor Paulo Sousa, por meio e-mail paulo.silvasousa@ufpe.br.

CURRÍCULOS - O professor Quentin Fisher é atualmente professor de Geoengenharia de Petróleo na Universidade de Leeds e CEO da Petriva, uma empresa recém-criada que fornece serviços de consultoria em software de visualização/mineração de dados. Concluiu o doutorado em Geoquímica de baixa temperatura em 1993 e trabalhou para a Rock Deformation. Research Ltd (atual Schlumberger), onde passou cerca de 15 anos conduzindo pesquisas e trabalhos de consultoria sobre o impacto de falhas geológicas no fluxo de fluidos em reservatórios de petróleo.

Nos últimos dez anos, tem se envolvido em projetos de pesquisa que integram workflows e desenvolvimento de softwares nas áreas de Geologia, Petrofísica, Geofísica, Geomecânica e Engenharia de Petróleo. Também é diretor de pesquisa do Centro de Geociência e Engenharia Integrada de Petróleo da Universidade de Leeds e gerencia o Laboratório de Fluxo Multifásico Wolfson. Publicou 84 artigos em periódicos internacionais, cerca de 100 artigos em congressos internacionais, dois livros e 15 capítulos de livros. Atua na coordenação de diversos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e de consultoria.

O professor Eduardo Neto é engenheiro mecânico de formação, com doutorado em Engenharia Civil e Mecânica Computacional. Tem uma vasta vida acadêmica: são quatro livros publicados, cerca de 60 artigos em periódicos de destaque internacional e de 50 trabalhos em congressos e eventos, em diversas áreas da mecânica computacional, como modelagem multiescala de sólidos, otimização estrutural, plasticidade computacional, mecânica da fratura, tecnologia em elementos finitos, modelagem constitutiva, entre outras.

Data da última modificação: 03/03/2023, 15:57