Internacionalização Internacionalização

A Universidade Federal de Pernambuco conta com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) que é a instância responsável pelo intercâmbio da UFPE com instituições de ensino superior de diversos países. Ela possibilita aos estudantes e professores pernambucanos a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas com discentes e docentes de todas as partes do mundo. O trabalho dessa diretoria consiste na orientação de alunos e professores que buscam informações sobre opções e procedimentos necessários para estudar no exterior e na elaboração de acordos internacionais. Atualmente, a UFPE possui convênios formais com várias instituições estrangeiras, distribuídas por diversos países. A internacionalização da UFPE e a ampliação do intercâmbio acadêmico encabeçam as ações da Diretoria de Relações Internacionais (DRI UFPE, 2015). Acesse em: www.ufpe.br/cci

 

  1. Mobilidade Internacional

 

  1. Programa de Alianças para a Educação (PAEC) e a Capacitação do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio do Edital PAEC OEA-GCUB no 001/2018. O Programa constitui uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe e tem como principal objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu, oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB. No ano de 2019, o PPGSCH recebeu duas alunas colombianas pelo Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), resultado dessa cooperação.

 

  1. Convênio de cooperação acadêmica com a Universidade de Pamplona, na Colômbia, denominada Unipamplona.

 

  1. Pesquisas e parcerias internacionais

 

  1. Aspectos audiológicos em pacientes adultos que tiveram zika vírus e febre chicungunha: projeto de pesquisa coordenado pelas professoras Dra. Lilian Ferreira Muniz e Dra. Mariana de Carvalho Leal Gouveia, em parceria com os pesquisadores norte-americanos Abby Fellows e Jay Buckey da Dartmouth College (Estados Unidos). O projeto, que está sendo financiado pelo National Institute of Health (NIH), além de contar com a parceria da Dartmouth College, conta com a parceria de outras instituições: Hospital das Clínicas da UFPE, o Brainvolts Lab, o Hospital da Restauração, o Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco/Instituto Aggeu Magalhães, o Hospital Agamenon Magalhães.

 

  1. O Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (MERG) é uma equipe de pesquisadores de diversas instituições que está em busca de respostas para os casos de microcefalia registrados no Brasil, situação considerada emergência internacional de saúde pública. A rede de profissionais inclui especialistas em epidemiologia e em doenças infecciosas, clínicos, investigadores na área da saúde reprodutiva, pediatras, neurologistas e biólogos; dentre eles, as professoras Dra. Lilian Ferreira Muniz e Dra. Mariana de Carvalho Leal Gouveia do PPGSCH. Fazem parte do MERG: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhaes (CPqAM/Fiocruz-PE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE), London School of Hygiene and Tropical Medicine (UK), Universidade de Pittsburgh (EUA), Fundação Altino Ventura (FAV), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).