Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Sobre o Programa
O PROFBIO – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional é um curso de pós-graduação stricto sensu que tem como objetivo a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de Biologia. O curso pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, através da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), sendo esse “conhecimento construído” associado à transposição didática imediata para a sala de aula, de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio os conceitos-chave explorados em cada tópico de Biologia.
Matrícula
Matrícula
TERCEIRA CONVOCAÇÃO DE EXCEDENTES - MATRÍCULA 2024.1
A Coordenação do PROFBIO-CAV-UFPE convoca os candidatos abaixo para preenchimento das vagas ociosas. A entrega dos documentos pelo convocados será realizada através do e-mail profbio@ufpe.br. Prazo: 27/02 a 01/03/2024.
Ampla Concorrência:
Inscrição / Nome
117316 ROSA APARECIDA LAURENÇO DE SOUSA
118538 GILLIARD SILVA DE ASSUNÇÃO
SEGUNDA CONVOCAÇÃO DE EXCEDENTES - MATRÍCULA 2024.1
A Coordenação do PROFBIO-CAV-UFPE convoca os candidatos abaixo para preenchimento das vagas ociosas. A entrega dos documentos pelo convocados será realizada através do e-mail profbio@ufpe.br. Prazo: 20 a 23/02/2024.
Ampla Concorrência:
Inscrição / Nome
119166 WILTON SANTANA DE MELO
119316 ROSÂNGELA MARIA FERREIRA
119336 CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS
CONVOCAÇÃO DE EXCEDENTES - MATRÍCULA 2024.1
A Coordenação do PROFBIO-CAV-UFPE convoca os candidatos abaixo para preenchimento das vagas ociosas. A entrega dos documentos pelo convocados será realizada através do e-mail profbio@ufpe.br. Prazo: 29/01 a 02/02/2024.
Ampla Concorrência:
Inscrição / Nome
119081 JOÃO PAULO DE FREITAS LUNA
118433 CRISTIANY DE ALBUQUERQUE ROCHA
118180 HERMÓGENES FRANCISCO DE ALMEIDA NETO
119334 FABIANO PIMENTEL DO NASCIMENTO
119647 ROMEIKA LEITE MOURA SOARES
118185 BRUNO DE OLIVEIRA VALENTIM
PCD:
118350 JENIFER RAYANE DE LIMA
MATRÍCULA 2024.1
A entrega dos documentos pelos classificados no processo seletivo PROFBIO será realizada através do e-mail profbio@ufpe.br
Prazo para o envio da documentação: 18 a 24/01/2024
Ficha de matrícula (os dados devem ser digitados)
Modelo - Autodeclaração - Ações afirmativas
Seguem abaixo orientações para leitura de todos os candidatos:
Documentos exigidos para o registro acadêmico:
a. documento de identidade;
b. originais do diploma de graduação devidamente registrado no Ministério da Educação;
c. comprovante de efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do país, como servidor do quadro permanente ou como contratado;
d. comprovante(s) do tempo de serviço como professor no serviço público;
e. comprovantes relativos às exigências da Instituição Associada para ocupar vaga para Ações Afirmativas, quando for o caso;
f. comprovação de serviço militar ou reservista para candidatos brasileiros do sexo masculino;
g. título de eleitor e comprovante de votação na última eleição para candidatos brasileiros;
h. outros documentos exigidos pela Instituição Associada.
Os ocupantes de vagas de ações afirmativas deverão entregar documentos relativos às exigências da Resolução CEPE 17/2021 nos artigos 2º e 3º, disponível para leitura clicando neste link.
Segue abaixo o trecho do edital sobre o registro acadêmico:
EDITAL Nº 1931/2023/PROGRAD-DPS-UFMG
[...]
11. DO REGISTRO ACADÊMICO
11.1. As matrículas de novos alunos do Programa somente serão confirmadas após preenchimento obrigatório de seus currículos na Plataforma Freire,
plataforma de educação básica gerida pela CAPES, acessada pelo endereço eletrônico https://freire.capes.gov.br/portal/.
11.1.1 O cadastro, preenchimento completo e aceite do termo de adesão são obrigatórios para todos os discentes matriculados nos Mestrados
Profissionais.
11.1.2 Os candidatos ficam cientes de que os dados apresentados e homologados pelas coordenações estarão sujeitos a auditorias por parte dos órgãos de controle federais, tanto relacionados à educação quanto ao controle de finanças e orçamento.
11.1.3 A conferência e homologação dos dados preenchidos pelos candidatos classificados na Plataforma CAPES de Educação Básica são de exclusiva responsabilidade de cada Instituição Associada. A homologação deverá seguir prazo estabelecido pela CAPES.
11.1.4. Os candidatos ficam cientes de que serão acompanhados, quanto às atividades didático-pedagógicas desenvolvidas, enquanto alunos, durante todo o período do curso, e como egressos do curso, pelo período mínimo de cinco anos, durante os quais deverão oferecer dados solicitados pela CAPES e/ou pela Coordenação Nacional do curso.
11.2. O candidato selecionado para ingresso no PROFBIO deverá efetuar o registro acadêmico na Instituição Associada indicada no ato da inscrição ao Exame
Nacional de Acesso, nos prazos e condições estabelecidos pela mesma, apresentando:
a. documento de identidade;
b. originais do diploma de graduação devidamente registrado no Ministério da Educação;
c. comprovante de efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do país, como servidor do quadro permanente ou
como contratado;
d. comprovante(s) do tempo de serviço como professor no serviço público;
e. comprovantes relativos às exigências da Instituição Associada para ocupar vaga para Ações Afirmativas, quando for o caso;
f. outros documentos exigidos pela Instituição Associada.
11.3. O candidato que não efetuar o registro acadêmico, no prazo e local estabelecidos, ou por não cumprimento de exigências e apresentação de documentos, perderá a vaga conquistada no Exame Nacional de Acesso, gerando a convocação de candidatos da lista de excedentes.
11.3.1. No caso do não preenchimento do número de vagas previstas neste Edital, a Instituição Associada fará a convocação, nos prazos por ela
estabelecidos, dos candidatos Classificados/Excedentes, seguindo a classificação da sua respectiva lista. Não serão concedidos prazos adicionais para estes candidatos sob a alegação de tempo insuficiente para a obtenção dos documentos solicitados.
11.4. O resultado do Exame Nacional de Acesso terá validade apenas para ingresso no período letivo de 2024.
11.5 Alunos reingressantes no curso ficam sujeitos ao regimento e estrutura curricular vigente por ocasião da reentrada, resguardada a possibilidade de aproveitamento de créditos obtidos, válidos pelo período de 3 (três) anos, contados a partir da data do desligamento.
11.6. Instruções específicas sobre o registro acadêmico em cada Instituição Associada serão publicadas no respectivo site eletrônico indicado no Anexo II deste Edital ou no site da Sede <https://www.profbio.ufmg.br>.
11.7. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço na Instituição Associada à Rede PROFBIO, após a matrícula, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não atualização de seu endereço.
[...]
___________________________
MATRÍCULA 2023.1
Entrega de documentos para os classificados no processo seletivo PROFBIO
Ficha de matrícula (os dados devem ser digitados)
Modelo - Autodeclaração - Ações afirmativas
(item 11. do edital) Os candidatos que conquistaram uma vaga no PROFBIO-UFPE devem comparecer no Centro Acadêmico da Vitória - CAV-UFPE - entre os dias 26 de janeiro e 10 de fevereiro (apenas nos dias úteis), das 9h às 16h, no prédio administrativo do CAV, para a entrega dos documentos necessários para o registro acadêmico. A falta na entrega de tais documentos no prazo acarretará na eliminação do candidato.
(item 11.1. do edital) Além dos documentos, o candidato deverá preencher seus registros na Plataforma de Educação Básica da CAPES, acessada pelo endereço eletrônico <https://eb.capes.gov.br/>.
(item 11.2. do edital) Documentos exigidos para o registro acadêmico - cópia autenticada ou acompanhada do original para conferência:
a. documento de identidade;
b. originais do diploma de graduação devidamente registrado no Ministério da Educação;
c. comprovante de efetivo exercício de docência em Biologia, no Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do país, como servidor do quadro permanente ou como contratado;
d. comprovante(s) do tempo de serviço como professor no serviço público;
e. comprovantes relativos às exigências da Instituição Associada para ocupar vaga para Ações Afirmativas, quando for o caso;
f. comprovação de serviço militar ou reservista para candidatos brasileiros do sexo masculino;
g. título de eleitor e comprovante de votação na última eleição para candidatos brasileiros;
h. outros documentos exigidos pela Instituição Associada.
Os ocupantes de vagas de ações afirmativas deverão entregar documentos relativos às exigências da Resolução CEPE 17/2021 nos artigos 2º e 3º, copiados abaixo:
Resolução CEPE 17/2021
Art. 2º Consideram-se pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência, aquelas que se autodeclararem como tal em documento anexo a esta resolução.
§ 1º As pessoas com deficiência deverão também apresentar laudo emitido por um
médico especialista na área da deficiência alegada pelo(a) candidato(a) comprovando a
deficiência.
§ 2º As pessoas com deficiência auditiva ou visual, deverão apresentar os seguintes documentos:
I - exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 6 (seis) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;
II - exame oftalmológico em que constem a acuidade visual, realizado nos últimos 6 (seis) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações.
§ 3º O PPG deverá solicitar à UFPE as condições adequadas para participação de pessoas com deficiência, no acesso e na permanência, de acordo com a Lei no 3.146/2015, do Decreto no 10.645/2021 e em conformidade com as demandas específicas notificadas pelo(a) candidato(a) em tempo hábil.
§ 4º Os(as) candidatos(as) indígenas também deverão apresentar a cópia de uma Declaração pessoal de pertencimento emitida pelo povo indígena assinada por liderança local, ou por líderes de grupo e/ou associações de indígenas quando se tratar de candidatos(as) em contexto urbano.
§ 5º Os(as) candidatos(as) ciganos(as) e quilombolas deverão apresentar também declaração de pertencimento assinada por liderança local.
§ 6º As pessoas autodeclaradas negras, após o processo de seleção, passarão obrigatoriamente pela comissão de heteroidentificação da UFPE utilizando exclusivamente o critério fenotípico para a aferição da condição declarada pelo(a) candidato(a).
Art. 3º É obrigatório no ato da inscrição, a assinatura do termo constante do Anexo I pelos candidatos que se autodeclararem pessoa negra (preta e parda), quilombola, cigana, indígena, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência.
A resolução completa pode ser acessada pelo endereço
https://www.ufpe.br/documents/38974/791613/Res+17.2021+CEPE+-+Acoes+Afirmativas+-+com+anexo.pdf/
______________________________________
MATRÍCULA NO SEMESTRE LETIVO 2020.1
Documentos necessários para Registro Acadêmico:
I. comprovante de pagamento da taxa de matrícula, no valor vigente e na forma estabelecida pela
Edital;
II. comprovação de serviço militar ou reservista para candidatos brasileiros do sexo masculino;
III. título de eleitor e comprovante de votação na última eleição para candidatos brasileiros;
IV. diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação, para os candidatos aprovados e
amparados pelo § 2º do Art. 24 desta Resolução;
V. vínculo empregatício em Instituição pública;
VI. comprovante de exercício no Ensino de Biologia.
Orientações para registro acadêmico e matrícula: clique aqui
Ficha de matrícula: clique aqui
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MATRÍCULA NO SEMESTRE LETIVO 2018.2
TURMA 2 (ingressantes em 2018.2):
Orientações para registro acadêmico e matrícula: clique aqui.
Ficha de matrícula: clique aqui.
Registro Acadêmico Efetivado: clique aqui
Calendário de Matrícula:
06 a 10 de agosto de 2018 | Matrícula on-line 2018.2 |
15 de agosto de 2018 | Processamento de Matrícula
Quem realiza: PROPESQ |
16 e 17 de agosto de 2018 | Verificação/Modificação e Correção de Matrícula 2018.2 |
1. Para os alunos que solicitaram matrícula em algum componente curricular no período de 06 a 10/08/2018, é permitido solicitar: matrícula em novos componentes curriculares, troca de turma, cancelamento de matrícula em componentes curriculares. | |
03 de setembro de 2018 | Processamento de Matrícula (fechamento da matrícula) Quem realiza: PROPESQ |
18/08/2018 | Início das aulas (CAV/UFPE) |
TURMA 1 (ingressos em 2017.2):
Orientações para matrícula: em breve...
CALENDÁRIO DE MATRÍCULA ON LINE NO SIG@PÓS 2018.2
Bolsas
Bolsas
EDITAL DE BOLSAS - TURMA 2023.1
FINANCIAMENTO: CAPES (Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica na Modalidade Semipresencial)
EDITAL Nº 001/2023: Bolsas de estudos
Termo de compromisso do bolsista: clique aqui
Cronograma: clique aqui
Orientações aos estudantes: clique aqui
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EDITAL Nº 002/2019 - Bolsas de estudos
Formulário de Requisição de Bolsas (Clique aqui)
Termo de Compromisso atualizado (Clique aqui)
Site Nacional: clique aqui
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Edital 002/2018 - Bolsas de Estudos
Estabelece critérios para alocação de bolsas de estudo concedidas pela CAPES - alunos ingressantes em 2018.2. Clique aqui (edital retificado) para acessar o edital.
RETIFICAÇÃO: Houve retificação do EDITAL Nº 002/2018.
Onde se lê:
“Estou ciente e assumo formalmente todas as exigências e compromissos descritos no Edital 02/2017, que estabelece os critérios para alocação de bolsas de estudo concedidas pela CAPES, publicado no dia 24 de agosto de 2017”.
Leia-se :
“Estou ciente e assumo formalmente todas as exigências e compromissos descritos no Edital 02/2018, que estabelece os critérios para alocação de bolsas de estudo concedidas pela CAPES, publicado no dia 25 de junho de 2018”.
Normas Internas
Normas Internas
Os três documentos que regulamentam o PROFBIO/UFPE são:
Seleção
Seleção
Processo Seletivo de Ingresso Discente, ano 2023
_____________________________________
Processo Seletivo de Ingresso Discente, ano 2022
Prorrogação das inscrições: clique aqui
Edital: clique aqui
Autorização: clique aqui
_____________________________________
Processo Seletivo de Ingresso Discente, ano 2019
Edital: clique aqui
Site nacional: clique aqui
Provas aplicadas: clique aqui
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Processo Seletivo de Ingresso Discente, ano 2018.
- Edital: clique aqui.
- Cancelamento da Prova: clique aqui.
- Nova Data da Prova: 01/07/2018 às 14 horas (Horário oficial de Brasíia). Edital de Retificação: clique aqui.
Outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da COPEVE-UFMG: clique aqui.
Ensino de Biologia
Descrição: Abordagem de temas/conteúdos gerais de Biologia, utilizando a metodologia científica e visando a aplicação ao ensino médio, no que tange as tendências e perspectivas no ensino de Biologia.
Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Biologia
Descrição: Estudo de abordagens das múltiplas tendências teórico-metodológicas relacionadas à divulgação científica, ao ensino e à aprendizagem de Biologia no contexto do ensino médio. As pesquisas estarão focadas na produção e avaliação de material didático e/ou de divulgação visando o ensino de Biologia, incluindo a educação inclusiva e a exploração de espaços educativos não formais no ensino/aprendizagem de Biologia.
Organização e funcionamento dos organismos
Descrição: As pesquisas estarão focadas na estrutura e funcionamento dos seres vivos, integração dos sistemas orgânicos, cuidados com a saúde e biotecnologia. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teóricometodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.
Origem da vida, evolução, ecologia e Biodiversidade
Descrição: As pesquisas estarão focadas na origem, evolução e interrelação dos seres vivos, meio ambiente, impactos do homem no ambiente e educação ambiental. Inclui desenvolvimento de produtos e formas de abordar conteúdos de Biologia adequados a estudantes do ensino médio, de maneira integrada, buscando sempre estratégias transversais e inter/multidisciplinares. A ênfase é dada a pesquisas focadas nas tendências teórico-metodológicas e perspectivas transdisciplinares na formação de professores de Biologia, capacitados para inovar em sala de aula e exercitar a análise e crítica diante de novas informações.
Aprendendo biologia por meio de questões socioambientais e culturais
Coordenador: Prof. Marcos da Cunha Teixeira
Biodiversidade animal e evolução
Coordenadora: Prof.ª Ana Bernadete Lima Fragoso
Biodiversidade de Ecossistemas
Coordenadora: Prof.ª Cassia Monica Sakuragui
Biotecnologia em foco
Coordenador: Prof. Candido Celso Coimbra
Botânica na escola
Coordenadora: Prof.ª Rivete Silva de Lima
Educação ambiental e ecologia
Coordenadora: Prof.ª Paulina Maria Maia Barbosa
Educação em biologia para melhoria da saúde
Coordenadora: Prof.ª Janice Henriques da Silva Amaral
Ensinando órgãos e sistemas nos vertebrados
Coordenadora: Prof.ª Celly Cristina Alves do Nascimento Saba
Espaços não formais no ensino de Biologia
Coordenadora: Prof.ª Jussara Moretto Martinelli Lemos
Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia
Coordenador: Prof. Eduardo Galembeck
Percepção do universo microbiológico
Coordenadora: Prof.ª Francisca Lucia de Lima
Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia
Coordenador: Prof. Kenio Erithon Cavalcante Lima
Matrícula 2023.1: a Coordenação do PROFBIO-CAV-UFPE disponibilizou as orientações para a matrícula dos novos mestrandos. Acesse a aba "matrícula" deste site e confira as informações.
Matrícula 2022.1: a Coordenação do PROFBIO-CAV-UFPE disponibilizou as orientações para a matrícula dos novos mestrandos. Acesse a aba "matrícula" deste site e confira as informações.
Docente do PROFBio-CAV-UFPE publica artigo com egresso
Docente e Mestranda do PROFBio-CAV-UFPE publicam capítulo de livro sobre o Covid-19
Datas importantes relativas ao TCM (Turma 2020.1)
Livro produzido por membros do PROFBio-CAV-UFPE é destaque no site da Ascom-UFPE
Site do Governo do Estado de Pernambuco destaca livro produzido por egresso do PROFBio-CAV-UFPE
André Maurício Melo Santos | |
Macroprojeto | Biodiversidade de Ecossistemas |
Descrição | Na linha de pesquisa Biodiversidade de Ecossistemas trabalhamos aspectos didáticos/pedagógicos envolvendo a Ecologia geral em quaisquer níveis de abordagens. |
Macroprojeto | Educação ambiental e ecologia |
Descrição | Na linha de pesquisa Educação Ambiental e Ecologia trabalhamos aspectos didáticos-pedagógicos das questões específicas da Ecologia no contexto ambiental multidisciplinar. |
Augusto César Pessôa Santiago | |
Macroprojeto | Botânica na Escola |
Descrição | Interesse em pesquisas relacionadas a novas estratégias no ensino de botânica no ensino médio e fundamental, envolvendo aulas de campo e outros espaços não formais, bem como recursos a serem aplicados visando melhorar a dinâmica das aulas. |
Danilo de Carvalho Leandro | |
Macroprojeto | Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia |
Descrição | Pensar novas práticas e estratégias pedagógicas para o Ensino de Biologia se faz cada vez mais necessário e importante, considerando que a sociedade está em constante mudança. Novas formas de aprender requer novos métodos e instrumentos para ensinar. Pensar isso através do olhar biológico é fundamental, dada a importância da área para a formação de estudantes críticos, reflexivos, ambientalmente responsáveis, éticos e que compreendem a importância da ciência e pesquisa para o bem estar pessoal e coletivo. |
Macroprojeto | Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia |
Descrição | Os recursos didáticos sempre foram objetivo de constante criação dentro das práticas pedagógicas, e a análise de sua efetividade dentro da relação de ensino-aprendizagem é imperativa. Criar novos recursos e avaliá-los será sempre importante, especialmente quando pensamos em uma sociedade que respeita e valoriza questões de inclusão e acessibilidade, compromissada com um ensino significativo para o alunado. Modelos tridimensionais, jogos (digitais ou tabuleiro), juri simulado, experimentos e produção de receitas, são alguns dos exemplos dentre vários outros possíveis para o ensino de biologia de forma dinâmica, interessante e que estimule o interesse dos estudantes. |
Macroprojeto | Biotecnologia em foco |
Descrição | O campo biotecnológico está cada vez mais em ascensão, dada a importância nos contextos de saúde humana e animal, microrganismos, meio ambiente e indústria. Discutir e problematizar biotecnologia na escola ganha cada vez mais importância. Pensar projetos e estratégias de ensino que valorizem a biotecnologia é fundamental, especialmente em contexto de grande negacionismo científico. |
Macroprojeto | Educação em biologia para melhoria da saúde |
Descrição | A escola é um privilegiado espaço para pensar educação e saúde. Vivemos importantes problemas que acometem a saúde humana e delinear intervenções escolares que saiam do lugar comum de fala, com projetos robustos e com grande impacto na aprendizagem, tornam-se instrumentos transformadores, tanto para os estudantes que vivenciaram, quanto para suas famílias e toda comunidade escolar. |
Erika Maria Silva Freitas | |
Macroprojeto | Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia |
Descrição | O processo de ensino dos diversos conteúdos abordados em Biologia pode ser auxiliado pelo o uso de ferramentas pedagógicas que visem facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente linha de pesquisa tem como objetivo propor recursos didáticos alternativos tais como, criação de jogos ou modelos didáticos para auxiliar professores da rede Pública no ensino de Biologia Celular. |
Ernani Nunes Ribeiro | |
Macroprojeto | Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia |
Descrição | Linha de pesquisa: 1 - Acessibilidade Comunicacional na Educação em Ciências 2 - Fundamentos da Inclusão Educacional e Singularidade Humana.
Projeto de pesquisa: RETRATOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PERNAMBUCO: memórias, desafios e avanços pedagógicos - Pesquisa propõe aprofundar estudos sobre o contexto da educação inclusiva a partir das experiências registradas de memórias de professores e professoras que atuaram em várias cidades em diferentes regiões no estado de Pernambuco. As memórias das práticas desses docentes somadas ao acúmulo de experiências nos ambientes escolares, apontam caminhos e estratégias metodológicas para o processo includente, de diferentes singularidades humanas, com especificidades educativas no que tange a métodos de ensino acessíveis. O objetivo Geral O objetivo Geral deste estudo será compreender os percursos, desafios, paradoxos e avanços da inclusão educacional no estado de Pernambuco, a partir de relatos de experiências de professores e professoras no Ensino Fundamental. Fundamentos metodológicos: Faremos uso de pesquisa documental para complementar o corpo de nossa fundamentação teórica. No que tange em identificar em fontes orais os dados de nossa investigação, faremos uso do método da História Oral. Resultados esperados: registrar aspectos da história da educação, com enfoque no entendimento dos principais fatores impactando a educação regular com a integração de pessoas com deficiências. A pesquisa propõe contribuir com uma ampliação da perspectiva do ambiente escolar inclusivo para educação. |
Augusto César Pessôa Santiago | |
Francisco Carlos Amanajás de Aguiar Júnior | |
Macroprojeto | Educação em biologia para melhoria da saúde |
Descrição | A linha tem como objetivo estudar, desenvolver e experimentar concepções teórico-metodológicas mais adequadas para o ensino de doenças humanas na Educação Básica. As pesquisas desenvolvidas abordam o ensino na escola das patologias mais relevantes e incidentes na população, uma vez o ambiente escolar é um espaço importante na formação de cidadãos críticos, na promoção de saúde e qualidade de vida. |
Isabella Macário Ferro Cavalcanti | |
Macroprojeto | Educação em biologia para melhoria da saúde |
Descrição | Projetos desenvolvidos na área da educação em saúde, em especial relacionados a infecções bacterianas, fúngicas, virais e parasitárias. |
José Eduardo Garcia | |
Macroprojeto | Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia |
Descrição | Desenvolvimento de ferramentas e estratégias auxiliares no ensino da genética para o ensino médio |
Kênio Erithon Cavalcante Lima | |
Macroprojeto | Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia |
Descrição | Tem experiência na formação dos professores de Ciências e de Biologia. Oriento pesquisas com enfoque em estratégias de ensino problematizadoras, investigativas e com experimentação que entendam a construção da identidade docente e a materialização de seus saberes na prática através de narrativas e categorizações no contexto da Interiorização da Educação Superior Pública, em espaços formais e não formais. |
Macroprojeto | Espaços não formais no ensino de Biologia |
Descrição | Tem experiência na formação dos professores de Ciências e de Biologia. Oriento pesquisas com enfoque em estratégias de ensino problematizadoras, investigativas e com experimentação que entendam a construção da identidade docente e a materialização de seus saberes na prática através de narrativas e categorizações no contexto da Interiorização da Educação Superior Pública, em espaços formais e não formais. |
Macroprojeto | Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia |
Descrição | Tem experiência na formação dos professores de Ciências e de Biologia. Oriento pesquisas com enfoque em estratégias de ensino problematizadoras, investigativas e com experimentação que entendam a construção da identidade docente e a materialização de seus saberes na prática através de narrativas e categorizações no contexto da Interiorização da Educação Superior Pública, em espaços formais e não formais. |
Micheline Barbosa da Motta | |
Macroprojeto | Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia |
Descrição | Para essa linha de pesquisa serão aceitos projetos que busquem inovar o ensino de biologia através de práticas e estratégias didáticas que contemplem investigação, metodologias ativas e/ou ludicidade. |
Macroprojeto | Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia |
Descrição | Para essa linha de pesquisa serão aceitos projetos cujas propostas contemplem a produção e análise de recursos didáticos que busquem promover novas formas de ensinar e aprender os conteúdos biológicos. |
Ricardo Ferreira das Neves | |
Macroprojeto | Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia |
Descrição | Atua na linha de construção de conceitos e significados, versando sobre Ensino de Biologia no uso de Imagens e Multimídias, Filmes e desenhos animados, Recursos didáticos, Sequências Didáticas e Ferramentas de Design para o processo de Ensino-Aprendizagem |
Simão Dias Vasconcelos | |
Macroprojetos | Biodiversidade de Ecossistemas |
Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia | |
Produção e avaliação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de Biologia | |
Descrição | Sou professor titular da UFPE, onde ministro disciplinas nas áreas de Zoologia, Metodologia da Pesquisa, Redação Científica, Entomologia e Ensino de Biologia nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Faço parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (Conceito 6) e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Conceito 4). Coordeno os Grupos de Pesquisa "Insetos de Importância Forense" e "Ensino de Biologia", ambos registrados no CNPq. Desenvolvo pesquisas sobre Entomologia Aplicada (Insetos de Importância Agrícola, Médica e Forense) e também sobre Metodologias de Ensino de Biologia, com ênfase na aprendizagem baseada em projetos, na produção de materiais e estratégias didáticas e em metodologias ativas. Orientei projetos sobre ensino de conteúdos de Biodiversidade, Meio Ambiente, Saúde, Zoologia, formação de professores, análise de livro didático, entre outros. Tenho especial interesse em projetos multidisciplinares, para construir interfaces entre Biologia e outras áreas, como as Ciências Forenses e a Ecologia Aplicada. Para o triênio 2022-2024 iniciarei projetos no Profbio voltados a atividades práticas no Ensino Médio, tendo como temas Biodiversidade/Zoologia/Ecologia e Entomologia Forense. Gostaria de, juntamente com a(o) mestranda(o), criar e aplicar intervenções pedagógicas de curta duração e baixo custo que estimulem competências científicas e o protagonismo do estudante. Abrirei duas vagas e estou à disposição para sugestões. |
Destaques Destaques
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Inscrições Prorrogadas - Exame Nacional de Acesso - 2023
Inscrições Prorrogadas - Exame Nacional de Acesso - 2023 27/10/2022 13:41 Foi publicad...
Contato Contato
Secretaria Geral de Pós-Graduação
Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE) Rua Alto do Reservatório, s/n - Bairro Bela Vista.- CEP 50608-680 Vitória de Santo Antão/PE
profbio@ufpe.br