Programa de Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde (PPGGES)
Intercâmbio
As atividades de cooperação e intercâmbio desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde podem ser sintetizadas por: a) projetos colaborativos com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; b) Programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica - INCT_if; e c) Cooperações Nacionais e Internacionais.
a) Projetos colaborativos com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco
O PPGges tem mantido uma constante interação com a Superintendência da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, cujo objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre os problemas que envolvem o segmento saúde no país, com ênfase ao estado de Pernambuco. Neste sentido, a principal preocupação do PPGges é o desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores do SUS. Deste modo, pretende-se contribuir para a formação dessas pessoas, seja em programas prioritários do Ministério da Saúde (dengue, mulher, criança, idoso, urgência e emergência, saúde mental e dependência do crack), seja em contratualização (contratos de gestão, vigilância em saúde, gestão de serviços de saúde e gestão de redes de atenção), bem como para a avaliação e a gestão de tecnologias em saúde.
b) Programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica - INCT_if.
O PPGges participa do INCT_if, que tem sede na UFPE e cuja missão é desenvolver, internalizar e difundir práticas científicas e tecnológicas capazes de superar as fragilidades e lacunas da cadeia inovativa e produtiva farmacêutica, propondo mecanismos operacionais capazes de viabilizar a transformação de resultados científicos promissores em resultados econômicos efetivos com impactos sociais.
O INCT_if tem como principais objetivos: 1) Atuar em atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia para contribuir em inovação nas empresas que operam em insumos para a saúde, com ênfase a fármacos, medicamentos e insumospara diagnóstico; 2) Atuar em atividades de formação de recursos humanos de alto nível para ampliar a base científica e tecnológica nacional na cadeia inovativa e produtiva farmacêutica; 3) Atuar em atividades de difusão do conhecimento e de tecnologias para a melhoria das condições de vida da população brasileira, promovendo a universalização do acesso ao diagnóstico e aos medicamentos; e 4) Induzir o desenvolvimento, internalização e difusão de práticas científicas e tecnológicas capazes de superar as fragilidades e lacunas da cadeia inovativa e produtiva farmacêutica, propondo mecanismos operacionais capazes de viabilizar a transformação de resultados científicos promissores em resultados econômicos efetivos, com impactos sociais.
Para tanto, o INCT_if atua na forma de rede de pesquisa acadêmica e conta com a participação de 480 pesquisadores de todas as regiões do país, dos quais mais de 160 são bolsistas de produtividade.
c) Cooperações Nacionais e Internacionais
Docentes do PPGGES desenvolvem projetos acadêmicos de pesquisa científica com vários grupos de pesquisa do país e do exterior, destacando-se a França e a Espanha, sendo estas oficialmente. Pontualmente, colaborações são mantidas com a Inglaterra e a Áustria. Essas cooperações garantem sustentação e inserção internacional ao Programa.