Informes Informes

Voltar

Chamada de artigos para compor o Número especial: Perspectivas Contemporâneas em Filosofia da Lógica

Chamada de artigos para compor o Número especial: Perspectivas Contemporâneas em Filosofia da Lógica, sob a organização de Evelyn Erickson (UFSC) e Ederson Safra Melo (UFMA). Submissões até 31 de Maio de 2024.

Discussões recentes em filosofia da lógica têm cogitado a possibilidade de que seja um erro atribuir à lógica certas propriedades que tradicionalmente justificavam bem seus fundamentos, como aprioricidade, analiticidade ou normatividade. Diferentes posições buscam re-caracterizar a Lógica como disciplina, divergindo sobre qual objeto de estudo lhe é apropriado, sobre como proceder em investigação e sobre o quê lógicas podem nos dizer sobre o mundo, se é que podem dizer algo. O panorama de lógicas não-clássicas disponíveis e a polissemia do termo lógica, engrossam o caldo do debate. Embora haja muito a ser dito sobre lógica, talvez nem sempre estejamos falando sobre a mesma coisa. A lógica sempre foi considerada terreno seguro para resolver uma série de disputas, mas o que acontece quando são as próprias teorias lógicas que estão em disputa?

A presente chamada de artigos  busca trabalhos em filosofia da lógica que possam contribuir com  o panorama contemporâneo sobre o que é isso que chamamos de lógica, qual é seu escopo, que propriedades tem, que papel cumpre com relação a nossas práticas argumentativas e sobre qual a relevância filosófica disso tudo. Delimita-se o escopo de interesse em discussões filosóficas sobre lógica, e não trabalhos técnicos ou de aplicação instrumental de lógicas à problemas filosóficos. Serão aceitos trabalhos em português ou inglês.

Lista não-exaustiva de temas de interesse:

-Definição de teoria lógica
-Constantes lógicas
-Relação de consequência
-Desacordos teóricos em lógica
-Mudança de significado
-Revisão de teorias
-Princípio da tolerância
-Escopo da lógica
-Instrumentalismo lógico
-Normatividade da lógica
-Filosofia da paraconsistência
-Epistemologia da lógica

Submissões até 31/05/2024 (devem seguir as diretrizes da Revista Perspectiva


Previsão de publicação em dezembro de 2024

Editores convidados: Evelyn Erickson (UFSC) e Ederson Safra Melo (UFMA)
Dúvidas podem enviadas diretamente para evelyn.f.erickson@gmail.com

Editor-chefe: Marcos Silva (UFPE/CNPq)

 
 
 
Data da última modificação: 21/12/2023, 08:36