Egressos Egressos

Acompanhamento de egressos:

 

O PPGEQ-UFPE acompanha a atuação profissional de seus egressos e a sua colaboração para a comunidade científica, tecnológica, de ensino, e sociedade de um modo geral. O resultado da pesquisa sobre os egressos nos últimos 5 anos (2015 a 2019) mostrou que a grande maioria (94,9% dos respondentes) estão posicionados no mercado de trabalho, atuando em diversas áreas, incluindo a indústria, instituições de ensino superior públicas e privadas, órgãos públicos, entidades de classe, entre outras atividades econômicas, como por exemplo, empreendedor autônomo, consultor, analista ambiental, especialista e engenheiro de uma determinada empresa. Uma parcela significativa (57%) dos egressos do curso de mestrado continuou seus estudos ingressando no curso de doutorado, tanto no PPGEQ-UFPE como em outras instituições do Brasil ou no exterior. Entre os respondentes, 7,6% informaram que fizeram ou estava em andamento o estágio pós-doutoral. Outros resultados da pesquisa sobre os egressos foram os seguintes:

 

- 46,8% atuam em uma instituição de ensino;

 

- 85,3% atuam nos três pilares da universidade (ensino, pesquisa e extensão) dentre aqueles que atuam em alguma instituição de ensino;

 

- 82,4% atuam na sua área de formação na pós-graduação, dentre aqueles que atuam em alguma instituição de ensino;

 

- 3,8% atuam em empresas privadas e/ou em centros de pesquisa de empresas privadas;

 

- 12,7% atuam na indústria;

 

- 3,8% atuam como empreendedores autônomos;

 

- 21,5% atuam em órgãos públicos (que não são instituições de ensino);

 

 

 

Em termos de produção intelectual, o número de artigos publicados em periódicos representa uma média de mais de 4 artigos por egresso. Entre os egressos que responderam à pesquisa, 15,2% relataram ter tido alguma atividade em alguma instituição internacional de ensino, pesquisa ou desenvolvimento tecnológico depois de egresso. Algumas das instituições e seus respectivos países mencionados foram:

 

  • Centro de Pesquisa e Inovação Pro-Akademia, Polônia

     

  • CNRS-IGE, França

     

  • Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), Portugal

     

  • Universidad de Los Andes, Colômbia

     

  • Universidade de Bremen (pós-doutorado), Alemanha

     

  • Universidade de Milão, Itália

     

  • Universidade do Porto, Portugal

     

  • University of Waterloo, Canadá

     

  • UOP, EUA