Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Voltar

Defesa de Dissertação da Mestranda N°5 - Marisa Moreira Braga

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  05
 

Aluna: Marisa Moreira Braga
Orientadora: Profa. Carla Meneses Hardman.


Título: EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO NOS ESCORES DE DEPRESSÃO E NAS FUNÇÕES COGNITIVAS EM IDOSOS DEPRESSIVOS.


Data: 26/04/2018 
Hora/Local: 09h – Sala de aula 01 - PPGEF
Banca Examinadora:

Profa. Carla Meneses Hardman ( UFPE / Departamento de Educação Física)

Prof. Leonardo de Souza Fortes ( UFPE / Departamento de Educação Física) 

Profa. Andrea Camaz Deslandes (UFRJ /PPG em Psiquiatria e Saúde Mental )
  

Resumo:

 

O exercício aeróbio tem se mostrado uma estratégia importante na melhora das funções cognitivas de idosas com depressão, é importante o desenvolvimento de estudos que visem testar o efeito do exercício aeróbio, especificamente o treinamento intervalado. No primeiro estudo, propõe-se sumarizar as evidências disponíveis sobre o efeito do exercício físico nos escores da depressão e nas funções cognitivas em idosos depressivos. As buscas foram realizadas em sete bases de dados eletrônicas e, posteriormente, na lista de referências dos artigos selecionados para análise na íntegra. Foram utilizados descritores/termos em inglês, empregados em quatro grupos de comando (intervenção, funções cognitivas, depressão e população). Foram incluídos cinco ensaios clínicos randomizados que apresentaram o protocolo de intervenção, descreveram as medidas das funções cognitivas e/ou dos escores depressivos, e que foram realizados com idosos (>60 anos) diagnosticados com depressão. O período de intervenção variou de 4 a 24 semanas, com sessões de 45 minutos até 2 horas. No qual, utilizaram exercício aeróbio, exercícios gerais (exercícios que visavam melhorar força, equilíbrio, respiração e coordenação motora, incluindo exercícios na esteira e instrumentais), Tai Chi e treinamento combinado. Foi observado uma melhora nas funções cognitivas, mais especificamente nos domínios de linguagem e função executiva e nos escores depressivos. No segundo estudo, buscou-se descrever um protocolo de treinamento aeróbio intervalado e verificar o seu efeito nas funções cognitivas em idosas depressivas. O protocolo de treino foi constituído por um aquecimento de 20 minutos com atividades de coordenação motora, 30 minutos de treinamento aeróbio intervalado e 10 minutos de volta a calma com alongamentos e exercícios de relaxamento. A análise estatística empregada foi o teste t para amostras dependentes, em complemento, foram realizadas análises do tamanho de efeito. Foi observado que 63% das idosas apresentavam depressão leve na condição pré-intervenção (GDS–30) e que 54% das idosas encontravam-se em remissão na condição pós-intervenção, no domínio atenção foi obtido um p=0,024, na função executiva p=0,032, e no desempenho perceptomotor p=0,016 (TS) e p=0,006 (DTV). Uma estratégia de treino baseada em exercício aeróbio intervalado de moderada intensidade demonstrou efeito positivo no desempenho cognitivo, no estado de humor em idosas diagnosticadas com depressão e na adesão ao treinamento

 

Palavras chave: Depressão, Cognição, Envelhecimento

Data da última modificação: 24/04/2018, 12:12

Portlets aninhado Portlets aninhado