Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC)
Corpo Docente Corpo Docente
Permanentes
Aline Renata dos Santos (Mestrado) Doutora em Educação pela UFPE/Centro de Educação (CE). Professora Adjunta I da UFPE/CAA, atua nas Licenciaturas Intercultural Indígena e Pedagogia do Núcleo de Formação Docente. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: 1) Estudos Pós-Descoloniais e Teoria da Complexidade em Educação; 2) Grupo de Pesquisa Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos. Faz parte do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec). Pesquisa os seguintes temas: Política Educacional; Currículo; Educação do Campo, Indígena e Quilombola; Gênero; Livro Didático e Fotografias, tendo como lentes teóricas os Estudos Pós-Coloniais e o Feminismo Latino-americano Descolonial. |
Allene Carvalho Lage (Mestrado e Doutorado) Pós-doutora em Direitos Humanos pelo PPGDH/UFPE. Pós-doutora em Educação pela UFRGS. Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra/Portugal. Orienta estudos e pesquisas sobre as experiências do saber-fazer educativo e processos identitários no âmbito de lutas emancipatórias dos movimentos sociais, da educação popular, da educação do campo e sobre as temáticas relativas às relações de gênero, sexualidades, diversidade sexual, feminismos e epistemologias no âmbito da América Latina. |
Daniela Nery Bracchi (Mestrado e Doutorado) Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre a Fotografia Contemporânea Brasileira. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisa os temas da Imagem e Narrativas Visuais, Fotografia, Cultura Visual e Experiência. Orienta estudos sobre as intersecções da Educação com a Cultura Visual, Estética, Sensibilidade, Semiótica e Visualidade. |
Everaldo Fernandes da Silva (Mestrado e Doutorado) Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos e pesquisas na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos. |
Fernando da Silva Cardoso (Mestrado e Doutorado) Doutor em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Orienta estudos sobre: Educação em Direitos Humanos, Desigualdade, Ensino Jurídico, Gênero, Filosofia, Subjetividades, Epistemologia e Memória. |
Jaqueline Barbosa da Silva (Mestrado) Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Narrativas (Auto)Biográficas, Prática Educativa e Trajeto Formativo. |
Luiz Gustavo Mendel Souza (Mestrado) Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Antropologia da Devoção (GPAD); Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu Nacional; e Grupo de Estudos Sobre Cibermuseus - GREC. |
Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda (Mestrado e Doutorado) Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta pesquisas e estudos sobre as temáticas: Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos e suas relações com a Sociologia da Educação, com a Interculturalidade e a Interseccionalidade. |
Maria Fernanda dos Santos Alencar (Mestrado e Doutorado) Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad del Mar -Udelmar-Chile. Professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Membro do Centro Paulo Freire:Estudos e Pesquisa. Tem experiência na área de Educação com ênfase nas politicas educacionais e formação de professores; atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Prática educativa, Saberes docentes e organização escolar. |
Mário de Faria Carvalho (Mestrado e Doutorado) Doutor em Sciences Sociales - Université de Paris 5. Orienta estudos sobre: Artes, Estética, Educação e Interculturalidades. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética(s), Sensibilidades, Teoria do Imaginário, Barroco, Estudos PósEstruturalistas e Gênero. |
Sandro Guimarães de Salles (Mestrado e Doutorado) Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma instituição. Orienta pesquisas nas áreas de Antropologia, Educação e Música, com ênfase nos seguintes temas: religião e religiosidade, patrimônio cultural, comunidades quilombolas, povos indígenas e etnomusicologia. |
Saulo Ferreira Feitosa (Mestrado e Doutorado) Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília. É professor do curso de Medicina e do curso de Licenciatura Intercultural indígena da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UFPE. Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Regional Pernambuco (2017-2019). |
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Colaboradores
Maria do Carmo Gonçalo Santos (Mestrado) Doutora em Educação pelo Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, UFPE (2016), Bolsista da CAPES (2013-2016). Professora Adjunta na UFPE, Centro Acadêmico do Agreste (CAA), trabalha com as disciplinas de Estágio em Gestão Escolar e Pesquisa e Prática Pedagógica. Membra do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia. Membra da Cátedra Paulo Freire UFPE- CE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades UFPE/CNPQ (2023). Desenvolve projeto de pesquisa "Inteligibilidades docentes, discentes e a equidade social: possíveis fortalecimentos do caráter plural e democrático da escola". Coordenadora do Grupo de Extensão Mulheres em Sororidade no Alto do Moura. Tem trabalhos publicados na área de currículo, gênero e formação de professores. |
Permanentes
Alexsandro da Silva (Mestrado e Doutorado) Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa (leitura, escrita e análise linguística), principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da EJA, com ênfase em temas como conhecimentos dos aprendizes, saberes e práticas dos professores, propostas curriculares e recursos didáticos. |
Carla Patrícia Acioli Lins (Mestrado e Doutorado) Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e profissionalização docente. |
Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles (Mestrado e Doutorado) Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase nos estudos que vinculam infância e educação, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental , os dizeres, aprenderes e fazeres das crianças no cotidiano escolar. Interessa-se ainda pelos seguintes temas: formação de professores na educação básica, filosofia com crianças, e cultura do pensar na escola. |
Cristiane de Arimatéa Rocha (Mestrado) Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da UFPE. É líder do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação (GERAÇÃO). Coordena o Laboratório de Ensino de Matemática do Agreste Pernambucano (LEMAPE- UFPE) que pesquisa, estuda, desenvolve e discute o uso de recursos didáticos para o ensino de matemática. |
Gustavo Henrique da Silva Lima (Mestrado e Doutorado) É licenciado em Letras (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2016) em Letras (área de concentração: Linguística) pela UFPE. Orienta pesquisas relacionadas à análise e à produção de material didático, formação de professores e análise do trabalho docente. |
Janssen Felipe da Silva (Mestrado e Doutorado) Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor; Avaliação Educacional; Educação do Campo e Currículo nas Perspectivas dos Estudos Pós-coloniais Latino-Americanos e da Teoria da Complexidade. |
José Ivanildo Felisberto de Carvalho (Mestrado e Doutorado) Doutor em Educação Matemática - UNIBAN-SP. Desenvolve pesquisas, estudos e palestras com a Formação inicial e continuada de Professores que Ensinam Matemática, Ensino e Aprendizagem de Probabilidade na Educação Básica e sobre decolonialidade e pensamento afrodiaspórico na formação de professores de Matemática. Líder do Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática. |
Kátia Silva Cunha (Mestrado e Doutorado) Doutora em Educação pela UFPE. Orienta pesquisas sobre Política Educacional, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de professores, avaliação educacional e da aprendizagem e estudos na Teoria do Discurso. |
Lucinalva Andrade Ataide de Almeida (Mestrado e Doutorado) Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos sobre políticas curriculares, currículo e formação de professores, com ênfase na Educação Básica e no curso de Pedagogia. |
Maria Joselma do Nascimento Franco (Mestrado e Doutorado) Doutora em educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas escolares, pesquisa e prática pedagógica e educação do campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa e Prática Pedagógica, Didática, Formação de Professores, Educação do Campo e Escolas Multisseriadas. |
Simone Moura Queiroz (Mestrado e Doutorado) Líder do Grupo de Pesquisa Diferença (CNPq). Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Diferença e Educação Matemática, Devir Docente, Tendências em Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Cartografia da subjetividade. |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior (Mestrado) Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2017). Atualmente é professor adjunto do Núcleo de Formação Docente, do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. Atua no curso de matemática - licenciatura da UFPE. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática financeira, álgebra, formação de professores e currículo. |
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Colaboradores
Artur Gomes de Morais (Mestrado e Doutorado) Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha. Orienta pesquisas sobre concepções dos docentes a respeito do ensino e da avaliação em diferentes eixos da área curricular de língua portuguesa; conhecimentos dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua escrita; didatização da língua materna em propostas curriculares e materiais didáticos. |
Iranete Maria da Silva Lima (Mestrado e Doutorado) Doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier e pós-doutora em Didática da Matemática pelo Institut Français de l'Éducation - École Normale Supérieure de Lyon. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e/ou Educação do Campo. Pesquisa sobre a formação de professores nestes domínios e sobre concepções que são mobilizadas por professores e alunos da educação básica acerca de noções matemáticas ensinadas/estudadas nesta etapa da escolarização. |
Roberto Ribeiro da Silva (Mestrado) Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor e Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Faz parte da linha de pesquisa Estudo das Organizações Educativas. Líder da Linha de pesquisa Fundamentos históricos, filosóficos e sociopolíticos da Educação, vinculado ao Grupo de Pesquisa Diferença). Tem interesse nas áreas de Fundamentos da Educação, História da Educação, Ensino da Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofia Social e Política e História da Filosofia. |