- Instrumentação Diagnóstica e Terapêutica
Tratará do estudo e desenvolvimento de instrumentação médica para monitorar e/ou medir eventos fisiológicos; desenvolvimento de instrumentação laboratorial, biossensores e outras técnicas para diagnóstico em biomedicina. Aplicações de conceitos de óptica não linear para obtenção de imagens médicas ou eventos biológicos visando o diagnóstico em saúde. Desenvolvimento de instrumentos para metrologia e proteção radiológica.
- Produção de Produtos e Processos Biotecnológicos
Envolve a engenharia de produção de insumos biotecnológicos e de processos para crescimento de peptídeos. Estudo de novos processos para obtenção de bioconjugados, sondas para imagens médicas, desenvolvimento e/ou modificação de materiais para interação com sistemas biológicos visando aplicações em medicina diagnóstica, terapêutica e preventiva.
- Processamento de Biossinais e Imagens Médicas e Biológicas
Abrange processamento, análise e síntese de sinais biomédicos e biológicos e imagens médicas, envolvendo temas como processamento de sinais bioelétricos (ECG, EMG e EEG), análise de biossinais por transformadas (Fourier, wavelets e outras), filtros não lineares, projeto e implementação de filtros FIR e IIR em hardware e software, visão computacional, reconhecimento de padrões, aplicações de técnicas de Inteligência Computacional em processamento e análise de imagens médicas e biossinais, aplicações de Morfologia Matemática em Medicina e Biologia, técnicas de reconstrução de imagens médicas, e métodos de compressão de imagens e sinais.
- Telemedicina e Telessaúde
Abrange o estudo e o desenvolvimento de sistemas de informação e bancos de dados para aplicações em Telemedicina. Também envolve estudos de integração de redes de sensores a sistemas de informação, gestão de sistemas de informação e recursos em Engenharia Biomédica, e o uso e desenvolvimento de sistemas de informações em saúde.
- Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes
Abrange o uso de ferramentas de Inteligência Computacional para análise, classificação, caracterização, modelagem e simulação de biossistemas, biossinais e imagens médicas. Também envolve o desenvolvimento de sistemas inteligentes de apoio ao diagnóstico médico, aplicações da bioestatística e teoria da decisão.