Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI)
Intercâmbio Intercâmbio
A internacionalização pode ser considerada não só uma das principais estratégias do PPGCI, como aquela na qual se buscará maior avanço nos próximos anos. O passo decisivo é adotar a perspectiva de internacionalizar o ambiente no qual se dá a formação discente e a produção intelectual de professores do Programa. Com este princípio em mente, todas as ações, das mais cotidianas como a preparação de uma aula, até as mais ambiciosas como a organização de eventos e elaboração de convênios, passam a ter na dimensão internacional uma referência central.
É tradição das universidades latino-americanas desenvolverem atividades de pesquisa que justifiquem seu serviço à sociedade e, por isso, o PPGCI aposta nas muitas possibilidades de pesquisa conjunta com várias universidades.
Nesse sentido, o Professor José Antonio Moreiro-González, da Universidade Carlos III de Madrid, convidado pelo PPGCI, apresentou o Programa e intermediou os contatos entre o PPGCI e algumas universidades, com as quais a coordenação já fez os contatos e já estabeleceu ou está estabelecendo convênios:
- Universidad de la República, Montevideo, Uruguay;
- Escuela Interamericana de Bibliotecología, Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia;
- Facultad de Letras y Ciencias Humanas da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Perú;
- Departamento de Ciencias de la Información, Facultad de Comunicación, Universidad de La Habana, Cuba;
- Escuela de Bibliotecología y Ciencias de la Información, Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica;
- Universidad de Murcia, Reino de España.
Considerando o interesse recíproco em promover a cooperação científica, tecnológica e cultural, nas áreas de suas especializações, já foram firmados Protocolos de Intenções com a Universidade da República de Montevideo, com a Universidade de Murcia da Espanha e com a Universidade de Habana, Cuba.
O Professor Renato Fernandes Correa do PPGCI/UFPE e o Professor Isidoro Gil Leiva, da Universidade de Múrcia/Espanha, estão desenvolvendo pesquisa denominada “Indexação Automática Baseada na Extração de Sintagmas Nominais de Publicações Científicas na Área da Ciência da Informação”. Atualmente, as ações de pesquisa estão em fase de um novo trabalho, onde experimentam o software MAUI, incorporam o software KEA e usam a última versão implementada do programa SISA.
O Professor Fabio Assis Pinho e o egresso de mestrado Francisco Arrais Nascimento, ambos do PPGCI/UFPE, formaram uma parceria para o desenvolvimento de um projeto sobre análise de domínio, juntamente com outros professores da Espanha e dos Estados Unidos da América (EUA). A pesquisa é desenvolvida por intermédio do Projeto Domain Analysis Clinics (DACs), patrocinado pelo Institute for Knowledge Organization and Structure, Inc., da cidade de Lake Oswego, no Estado de Oregon, dos EUA. Trata-se de um grupo de pesquisadores convidados a trabalhar juntos para identificar e preencher lacunas específicas na organização do conhecimento. Nessa parceria serão examinadas meta-analiticamente as nomenclaturas do domínio LGBTQIA+, particularmente da homossexualidade masculina. Inicialmente, o grupo de pesquisadores formará uma bibliografia que será a base da meta-análise. Posteriormente, cada membro da equipe analisará um segmento específico do corpus. Nesse sentido, a participação do grupo de pesquisa Organização e Representação do Conhecimento (PPGCI-UFPE) será efetiva, pois já desenvolve, há mais de 10 anos, análises a respeito do domínio e da terminologia estudados no âmbito do Institute for Knowledge Organization and Structure.
A Professora Nadi Helena Presser do PPGCI/UFPE e a Professora Ana Reyes Pacios Lozano, da Universidade Carlos III de Madri, estão desenvolvendo pesquisa sob o título: “Desinformação e Misinformation: Desafios para a Gestão da Informação”. O interesse maior da pesquisa é diagnosticar a capacidade crítica dos alunos de graduação do ensino superior dos dois países para reconhecer a desinformação nas mídias sociais.
Em 2020 foi efetivado contrato de três meses com o Professor Isidoro Gil Leiva, da Universidade de Múrcia/Espanha, como professor visitante, conforme Processo: 47039025851201918, sendo requerente o PPGCI/UFPE.
Devido ao início da pandemia, o professor retornou ao seu país de origem. As atividades de pesquisa continuaram e, tão logo foram iniciadas as aulas remotas no PPGCI/UFPE, o Professor Isidoro Gil-Leiva continuou atuando como docente de uma das disciplinas do Programa, juntamente com o Professor Renato Fernandes Correa do PPGCI/UFPE.
Para o ano de 2022 está prevista a visita de cinco professores estrangeiros, visando ao desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativos e parcerias para a publicação e orientação conjunta e, ademais, ministrar disciplinas no PPGCI:
- Klaus North, Professor de Administração de Negócios Internacionais na Wiesbaden Business School, Alemanha. Possui experiência na área de Gestão do Conhecimento e da Inovação, temas que serão abordados no PPGCI.
- José Antonio Félix Gerardo Moreiro-González, Professor catedrático da Universidade Carlos III de Madri. Trabalhará nas técnicas de análise de conteúdo documental e aspectos conceituais e históricos da documentação.
- Luciano Ponzio, Professor da Universidade de Salento, Lecce, Itália. Focará na área de Filosofia e Teorias das Linguagens e nos aspectos teórico-metodológicos da Semiótica, além das teorias de perspectiva bakhtiniana para melhor descrição e análise de fenômenos linguísticos e estéticos.
- Elías Sanz Casado, Professor catedrático da Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, que desenvolve pesquisa nas áreas da Bibliometria, Cientometria e avaliação da atividade científica. A visita visa à elaboração de um plano que contemple a criação de projetos, o planejamento de missões bidirecionais, a promoção de intercâmbio entre docentes e discentes e cooperação técnica.
- Ana Reyes Pacios Lozano, Professora da Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, que trabalha nas áreas de Gestão da Informação e no planejamento, marketing, qualidade e avaliação de bibliotecas. A visita tem como objetivo desenvolver projeto de pesquisa e ministrar aulas.
A partir do projeto desenvolvido entre o Observatório Temático de Ensino, Tecnologia, Ciência e Informação (OtletCI), dirigido pelo Professor Raimundo Nonato Macedo dos Santos do PPGCI/UFPE, e a Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas (CAPPE/UFPE) da UFPE, o referido professor foi convidado pela Uppsala Universitet (UU, Uppsala), da Suécia, para conhecer a metodologia AIMday, para estabelecer relação entre universidade e empresa. A metodologia AIMday se baseia em um conceito de parcerias (matchmaking) que reúnem especialistas em torno de um conjunto compartilhado de perguntas ou desafios.
Entre 2017 e 2020, o projeto Cooperação Latino-Americana e Europeia para Inovação e Empreendedorismo (Erasmus+ LISTO) patrocinou e reuniu sete instituições universitárias da América do Sul, sendo três do Brasil (UFPE, USP e UFRS), duas do Uruguai e duas da Argentina, além da Espanha, Holanda e da Suécia. Reunidos por uma semana na Uppsala Universitet (UU), Suécia, professores receberam capacitação para implementar a metodologia nas referidas universidades e fortalecer a colaboração entre universidades e os ambientes sociais e econômicos. Posteriormente, todas as universidades convidadas aplicaram a metodologia em seus respectivos contextos. O Professor Raimundo Nonato Macedo dos Santos foi um dos convidados para conhecer a experiência deste projeto internacional que utiliza esse método e colaborar na sua aplicação na UFPE.
Dessa participação, foi publicado um livro, no qual o capítulo em referência abaixo foi desenvolvido para fornecer a base teórica de suporte à obra e, assim sendo, produziu uma revisão da literatura tratando da cooperação Universidade/Empresa no contexto da América Latina e Europa e compreendida no âmbito da metodologia desenvolvida pela Uppsala University Innovation (UUI). Além disso, o capítulo 3 – “Estudos de Caso: aplicação do AIMday na América Latina” – descreve a experiência das sete universidades latino-americanas na condução de um AIMday que ocorreu nas universidades de três países. O livro foi publicado em três idiomas: inglês, espanhol e português.
GUTIÉRREZ, E; SANTOS, R. N. M.; AGUIAR, S. R.; TALBOLT, L.; AISA, S. Theoretical framework: university–industry collaboration. In: BAUR, P. (Orgs.). University industry cooperation in latin america: lessons learned from applying the AIMday methodology. Uppsala - Sweden: Uppsala University PO Box 256, SE-751 05 Uppsala,, v.1, 2020. cap. I, p.16. ISBN 9789151968780. Disponível em: http://uu.diva-portal.org/smash/get/diva2:1469440/FULLTEXT01.pdf