Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)

Visões críticas e cosmopolíticas para uma antropologia da infraestrutura Latino Americana

Organizadores: Alex Vailati & Anthony D’Andrea Revista AntHropológicas. Ano 24, Vol 31(2), 2020

Infraestrutura se tornou termo-chave do debate político-econômico contemporâneo. Partindo de uma visão inicialmente materialista clássica que privilegia condições sociais e materiais, a categoria vem sendo mais recentemente retrabalhada através de perspectivas epistêmicas da antropologia. Estas abordagens examinam como formações materiais-simbólicas se engajam através de redes e contextos (des)localizados. Assim, sistemas de produção e distribuição se reconstituem em diversas escalas de agência e consciência a níveis sub- e supra-institucional.

As contribuições originais colocadas neste dossiê apresentam uma antropologia da infraestrutura emergente no Brasil, assim como a tradução para o português, de dois artigos clássicos. As obras inéditas tratam de tópicos de relevância contemporânea e já aqui aplicam, repensam e avançam elementos teóricos discutidos nesta introdução e nos artigos de Susan Leigh Star e Brian Larkin que aqui publicamos. Esta amostragem inclui análises etnográficas sobre efeitos temporais, excludentes e dominadores de infraestruturas industriais, digitais e neoliberais, assim como experiências e práticas de resistência e criatividade em relação às mesmas.

Link: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/issue/view/2925/showToc

Data da última modificação: 04/05/2021, 21:39

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia e Museologia