Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)

Raça não é recorte de pesquisa: as experiências de pessoas negras na academia

Raça não é recorte de pesquisa: as experiências de pessoas negras na academia.

Este evento visa debater as implicações da produção de conhecimento de pessoas negras dentro da academia. Quais os limites e enfrentamentos quando raça deixa de ser apenas recorte e passa a ser uma condição da pesquisa? Quando se trabalha com diversos temas como gênero, família, saúde e sexualidades, como esses temas ficam quando são confrontados com corpos negros dentro de uma academia ainda majoritariamente branca e eurocêntrica?

No momento será lançado o curta: A Solidão dos Corpos Negros no Espaço Acadêmico de Renata Mesquita e Rosália C. Andrade Silva. A narrativa do curta aponta para as várias formas imbricadas pelo sistema de estabelecer o racismo, e de como a infraestrutura desse espaço, seja através dos moldes coloniais, ou subjetivos, subalterniza o corpo negro intelectual e político, de tal forma a não o abarcá-lo em sua totalidade. Sendo estruturado a partir de diálogos e relatos de corpos negros teóricos, bem como cenas ficcionais que retratam o viver negro na universidade.

O evento contará com a participação de Ana Carla Lemos, Gilson Rodrigues, Renata Mesquita, Auta Azevedo, Cássio Raniere, Rosália Andrade e Thaíza Vasconcelos, com mediação de Ana Claudia Rodrigues.

30/07 às 15h

O link será disponibilizado no dia do evento nas páginas do FAGES.

Webinar Fages: meet.google.com/zqz-kjkf-ppp

Data da última modificação: 27/07/2020, 21:05

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia e Museologia