Observatório | Covid-19
Diagnóstico e Identificação do Vírus
1) Ação: Identificação de marcadores proteômicos do hospedeiro.
Objetivo: O objetivo central da proposta é utilizar proteômica de alto desempenho nUPLC-MS/MS para identificação de proteínas acumuladas diferencialmente (potenciais marcadores) entre amostras de secreção/muco/plasma de pacientes contrastantes para sintomatologia, grupo de risco e testagem de COVID19. Os marcadores identificados serão úteis para análise da resposta e susceptibilidade dos pacientes e compreensão dos mecanismos de patogenicidade da COVID19.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Genética
Dr. Tercilio Calsa Jr
Dr. Sergio Crovella,
Dr. Marcos Antonio de Morais Jr.
Contatos:
Prof Marcos Morais
Email: mmorais446@gmail.com
Coordenação do PPG em Genética:
Email: coordenacao.ppgg@gmail.com
2) Ação: Suporte à detecção do SARS-CoV-2 em pacientes com sintomas de COVID- 2019 e respectiva análise da resposta imune via RT-PCR em tempo real.
Objetivo: Os testes rápidos, dada a especificidade e sensibilidade de cerca de 90%, não podem ser utilizados para o diagnóstico da COVID-19, mas apenas para a avaliação da soroprevalência. Atualmente, os únicos testes laboratoriais, realizados em pacientes sintomáticos ou com exposição comprovada ao vírus e/ou contato com possíveis indivíduos positivos para SARS-CoV-2, são os moleculares (RT-PCR em tempo real). Esses métodos envolvem o uso de um extrator automatizado de ácido nucleico, o uso de termocicladores específicos para PCR em tempo real e pessoal especializado; as tecnologias utilizadas, bem como o pessoal especializado necessário, garantem que a processabilidade dessas análises seja média, com tempos de diagnóstico superiores aos típicos de um teste rápido de triagem, porém com maior segurança quanto ao resultado.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Genética
Prof Dr Antonio Carlos de Freitas
Contato:
Coordenação do PPG em Genética.
Email: coordenacao.ppgg@gmail.com
3) Detecção viral via RT-PCR e outra voltada para o sequenciamento genômico do COVID19
Objetivo: Estabelecer os procedimentos de preparação de bibliotecas, sequenciamento e análise bioinformática das sequências das cepas de Coronavírus serão conduzidos no Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE) do Departamento de Genética da UFPE.
Adicionalmente, o grupo nele hospedado (Bioinformática Aplicada à Genética) dispõe dos servidores e clusters computacionais que serão necessários para as etapas pós-sequenciamento (tratamento das sequências, montagem dos genomas, anotação funcional dos elementos característicos do genoma viral e inferências filogenéticas. Serão utilizadas ferramentas computacionais associadas a estudos de genômica, transcriptômica e metagenômica, dispondo para tanto de equipamentos básicos que compõem a Plataforma Multiusuários de Genômica e Transcriptômica do Centro de Biociências da UFPE.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Genética
Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE) do Departamento de
Genética da UFPE
Contato: Coordenação do PPG em Genética
Email: coordenacao.ppgg@gmail.com
4) Ação: Seleção de bioativos inibidores do COVID19 derivados de plantas da Caatinga e proteômica diferencial de resposta.
Objetivo: Avaliar a ação inibidora potencial de 13 compostos de plantas especificamente sobre a replicação de coronavirus, como o juazeiro (Ziziphus joazeiro), a maria-pretinha (Solanum americanum), o xique-xique (Pilosocereus gounellei) e a leiteira (Calotropis procera), produtoras de ácido betulínico, ciclopeptídeos (jubaninas), cardenolideos (ouabaína), N-cis-feruloiltiramina, moupinamida ou coumaroiltiramina. O estudo do efeito inibidor do extrato destas plantas do bioma Caatinga, quantificados os compostos inibidores, assim como a análise proteômica diferencial das células infectadas em resposta a tais compostos, pode auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias preventivas e terapêuticas contra a COVID19.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Genética
Dr. Tercilio Calsa Jr
Contato: Prof Dr Tercílio Calsa Jr.
Email: terciliojr@yahoo.com.br
Coordenação do PPG em Genética
Email: coordenacao.ppgg@gmail.com
5) Ação: Diagnóstico sorológico Anti-SARS-CoV-2 elisa (IgA)
Objetivo: Realizar diagnóstico sorológico semiquantitativo a partir da pesquisa do IgA em soro de pacientes na fase aguda da síndrome respiratória aguda grave coronavirus 2 (SARS-Cov-2). Nessa proposta a capacidade de análise é de até 240 pacientes por semana, com liberação do resultado em até 48 horas
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Nutrição, Atividade Física e Plastiicidade Fenotípica
PPGNAFPF - CAV-UFPE
Contato: Prof Dr Joao Henrique Costa-Silva
Email: joaohenriq@hotmail.com
6) Ação: Rede de Ampliação do diagnóstico do COVID-19 em Pernambuco
Objetivo: Ampliar o número de pacientes diagnosticados com COVID-19 na região metropolitana de Recife, com a realização de 15.000 exames com o teste padrão ouro para o diagnóstico: RT-PCR; Contribuir para a formação de um biorrepositório de amostras biológicas para futuros estudos com COVID-19.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Inovação Terapêutica
Contato: Profa Dra Maria Danielly Lima de Oliveira
Email: m_danielly@yahoo.com.br
7) Ação: Proposta para síntese emergencial do IFA hidroxicloroquina promissor agente antiviral para o tratamento da COVID-19
Objetivo: Produzir lotes piloto nas escalas industriais e semi-industriais da Hidroxicloroquina para estudos e combate à COVID-19. Sintetizar a Hidroxicloroquina e intermediários principais; Caracterização estrutural dos compostos sintetizados; Estudo para escalonamento dos Insumos Farmacêuticos Ativos da Hidroxicloroquina.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Inovação Terapêutica
Contato: Profa Dra Maria Danielly Lima de Oliveira
Email: m_danielly@yahoo.com.br
8) Ação: Desenvolvimento de kits de diagnóstico rápido e biodispositivos sensores flexíveis descartáveis para o diagnóstico do SARS-CoV-2 (COVID-19).
Objetivos: Desenvolver kits de diagnóstico rápido do tipo teste imunocromatográfico de fluxo lateral estilo ponto de atendimento rápido (do inglês, point-of-care test - POCT) baseado na complementaridade biológica de anticorpos humanos anti-SARS-CoV-2 e o antígeno N (nucleoproteína) do vírion SARS-CoV-2; desenvolver membranas nanoestruturadas e funcionalização hierárquica com base polimérica e nanoestruturas; desenvolver membranas nanoestruturadas hierarquicamente para purificação de anticorpos; avaliar estratégias para ancoragem covalente, interação físico-química e função biológica de capsídeos virais inativados, anticorpos e lectinas.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Inovação Terapêutica
Contato: Profa Dra Maria Danielly Lima de Oliveira
Email: m_danielly@yahoo.com.br
9) Ação: Investigação da história natural e avaliação de novos biomarcadores de diagnóstico e manejo clínico da COVID-19: Como prever complicações associadas?
Objetivo: Determinar novos biomarcadores capazes de auxiliar no diagnóstico, manejo terapêutica da COVID-19.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Inovação Terapêutica
Contato: Profa Dra Maria Danielly Lima de Oliveira
Email: m_danielly@yahoo.com.br
10) Ação: Desfecho clínico de pacientes imunossuprimidos com diagnóstico de COVID-19
Objetivo: Identificar os desfechos clínicos de pessoas vivendo com HIV, imunossuprimidos, transplantados, portadores de doença reumatológica e história de malignidade internados no Hospital das Clínicas -UFPE em consequência de SARS-CoV-2.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG em Medicina Tropical
Contato: Prof Dr Paulo Sérgio Ramos de Araújo.
11) Ação: Diversidade genômica de cepas de SARS-Cov-2 isoladas de portadores da COVID-19 do Estado de Pernambuco, Brasil.
Objetivo: Avaliar a diversidade genômica de cepas de SARS-Cov-2 isoladas de portadores da COVID-19 do Estado de Pernambuco, Brasil
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Genética
Contato:
Prof Dr Marcos Antonio de Morais Júnior
Prof Dr Antonio Carlos de Freitas
Prof Dr Bruno Sampaio
Prof Dr Heidi Lacerda Alves da Cruz
Email: vqbalbino@gmail.com
Prof Dr Antonio Carlos de Freitas
Prof Dr Bruno Sampaio
Prof Dr Heidi Lacerda Alves da Cruz
Email: vqbalbino@gmail.com
12) Ação: Sequenciamento Genético e análise por Espectofotometria de Massa do SARS-CoV-2.
Objetivo: Mapear proteínas do envelope e nucleocapsideo viral por espectrometria de massas de alta desempenho para subsidiar novos métodos de diagnóstico rápido de alta sensibilidade e terapia antiviral espécie-específica.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Medicina Tropical
Contato: Prof Reginaldo Gonçalves de Lima Neto
Email: goncalves_reginaldo@hotmail.com
13) Ação: Prospecção de biomarcadores de evolução clínica do COVID-19.
Objetivo: Estudar as respostas imunológicas durante a infecção pelo COVID-19 em pessoas com sintomas leves e sintomas graves a fim de entender a dinâmica do perfil imunológico nesses indivíduos; e entender como é o comportamento da resposta imune em pessoas vivendo com HIV. Assim, o objetivo deste projeto é investigar biomarcadores de evolução clínica durante a infecção pelo COVID-19. Para atingirmos esse objetivo, selecionaremos pacientes que serão atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE que serão distribuídos em 4 grupos: (1) pacientes que apresentarem a COVID-19 com manifestações de leve a moderadas; (2) pacientes que apresentarem a COVID-19 com manifestações respiratórias graves; (3) pacientes que vivem com o HIV e que apresentarem a COVID-19 com manifestações de leve a moderadas; (4) pacientes que vivem com o HIV e que apresentarem a COVID-19 com manifestações respiratórias graves. Células mononucleares do sangue periférico serão obtidas para avaliação de marcadores de ativação e inibição celular e para estudo de subtipos celulares (linfócitos B regs, T Regs, Th1, Th2, Linfócitos TCD8 inflamatórios, Linfócitos T CD8 citotóxicos, Th17) e para avaliação da produção de citocinas e quimiocinas no contexto ex vivo e in vitro. Esses achados serão correlacionados com dados/desfechos clínicos dos pacientes.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG em Medicina Tropical
Contato: Profa Dra Virgínia Maria Barros de Lorena
Email: lorena@cpqam.fiocruz.br
14) Ação: Implementação de Laboratório para detecção de RNA do SARS-CoV-2 e IgM/IgA de pacientes suspeitos de COVID-19 para realizar um diagnóstico continuado em Profissionais de Saúde da Cidade do Recife.
Objetivo: Descrever como o vírus entra nas células hospedeiras; se existem outros receptores e coreceptores que facilitam a entrada viral; e como a célula hospedeira lida com a infecção, demonstrando e elencando possíveis moléculas de restrição viral e outras respostas celulares, permitindo construir um modelo patogênico mais completo sobre o SARS-CoV-2. A avaliação
imunológica dos pacientes portadores do COVID-19, indicará como se dá a produção da resposta imune na fase aguda e crônica da doença, ampliando nossa visão do efeito do vírus nos indivíduos e complementará o modelo. Por fim, propomos disponibilizar nossa estrutura para realizar o diagnóstico do SARS-CoV-2 de forma continuada nos Profissionais de Saúde do Recife.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Genética
Contato:
Profa. Paula Sandrin Garcia,
Email: paulasandrin27@gmail.com
Coordenação do PPG em Genética
Email: coordenacao.ppgg@gmail.com
15) Ação: Proposta de detecção rápida e de baixo custo do corona virus (covid-19) por detecção imunossorológica.
Objetivo: O projeto tem por objetivo maior montar plano estratégico de testagem ampla por alternativa
imunossorológia para os indivíduos sintomáticos e profissionais assintomáticos (a UFPE) para o
COVID-19, baseados em lateral flow e biossensores com a detecção de anticorpos e proteínas
do envelope viral do vírus, apoiando às demandas sociais dos diferentes setores públicos.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Engenharia Biomédica
Contato: Profa. Rosa Amalia Fireman Dutra
Email: rosa.dutra@ufpe.br
16) Ação: Análise preditiva da evolução da pandemia de sars-cov-2 à partir da taxa de mutação genômica e posterior modelagem computacional de cepas antigas e modernas dos vírus causadores da influenza e de coronavírus em humanos
Objetivo: Realização de análises genômicas em cepas antigas e modernas de vírus causadores da influenza e de coronavírus a fim de se estimar uma taxa de mutação genômica para o SARS-CoV-2, assim como efetuar modelos preditivos para o surgimento e posterior propagação de novas cepas de coronavírus.
PPF/Pesquisadores - UFPE: PPG ARQUEOLOGIA
Contato: Henry Socrates Lavalle Sullasi
Email: henry.lavalle@gmail.com
Email: ppgarq@gmail.com
17) Ação: IKONOS: Sistema Inteligente para diagnóstico da Covid-19 por análise de imagens de raios-x dos pulmões
Objetivo: Desenvolvimento do IKONOS, uma aplicação para desktop com o objetivo de apoiar e otimizar o diagnóstico da Covid-19 através de radiografias do tórax.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG ENGENHARIA BIOMÉDICA
Contato:
Juliana Carneiro Gomes
Jonathan Bandeira
Mêuser Valença
Ricardo Emmanuel de Souza
Wellington Pinheiro dos Santos
18) Ação: Heg.IA: Protótipo de um sistema de apoio ao diagnóstico de baixo custo para detecção do Covid-19 e predição de internação baseado em Inteligência Artificial e exames laboratoriais
Objetivo: Desenvolvimento de um sistema de apoio ao diagnóstico da Covid-19 baseado em exames clínicos de sangue, o sistema Heg.IA (leia-se Hégia).
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG ENGENHARIA BIOMÉDICA
Contato:
Valter Augusto de Freitas Barbosa
Jeniffer Emídio de Almeida Albuquerque
Raquel Bezerra Calado
David Edson Ribeiro
Wellington Pinheiro dos Santos
Email: wellington.santos@ufpe.br
Juliana Carneiro Gomes
Email: jcg@ecomp.poli.br
Rodrigo Gomes de Souza
Email: rgs@cin.ufpe.br
19) Ação: Produção de proteínas do sars-cov-2 na levedura pichia pastoris para o desenvolvimento de diagnóstico sorológico
Objetivo: O presente trabalho visa a produção das proteínas Spike e RBD do SARS-CoV-2 ancorada à parede da levedura Pichia pastoris como base para o desenvolvimento de uma estratégia de diagnóstico sorológico para COVID-19.
PPG/Pesquisadores - UFPE: GENÉTICA
Contato: Prof Dr Antonio Carlos de Freitas
20) Ação: Validação de um sistema de autoavaliação e aconselhamento para prática atividade física no enfrentamento da COVID-19
Objetivo: A pandemia causada pela infecção da COVID-19 trouxe uma mudança no padrão de comportamento da sociedade impondo uma urgência nas medidas de distanciamento/isolamento social devido à sua rápida propagação. Entretanto, essas medidas podem aumentar o risco à saúde da população brasileira, como problemas físico e emocionais, maior comportamento sedentário entre outros. Com isso, torna-se indispensável e necessário a prática de atividade física visando o bem-estar, a melhora da qualidade de vida e da saúde de nossa sociedade, ainda mais nesse período. Nesta perspectiva, portanto, este estudo tem o objetivo de validar um sistema monitorização dos comportamentos e aconselhamento relacionados à adesão e prática da atividade física.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG EDUCAÇÃO FÍSICA
Contato: Coordenador: Prof. Dr. Vinicius de Oliveira Damasceno
Prof. André dos Santos Costa;
Prof. Carla Menêses Hardman
Prof. Eduardo Zapaterra Campos
Prof. Marco Aurélio Benedetti Rodrigues
Prof. Vilde Gomes de Meneses
Prof. Tony Meireles dos Santos
21) Ação: Peptídeos antivirais imunomoduladores com ação contra Sars-CoV-2, seleção massiva in silico e testes de atividade
Objetivo: Selecionar e modificar in silico no mínimo 20 peptídeos curtos bioinspirados (Bioinspired Short AntiMicrobial Peptides; BSAMPs) a partir de AMPs (Peptídeos Antimicrobianos) de plantas da região Nordeste do Brasil, com vista ao desenvolvimento de um agente terapêutico contra o Sars-CoV-2.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Contato: Ana Maria Benko-Iseppon
22) Ação: PlatMAMP – Plataforma para o desenvolvimento racional de peptídeos anti-Sars-CoV-2.
Objetivo: A proposta pretende gerar peptídeos anti-Sars-CoV-2 inspirados em antimicrobianos vegetais. Envolverá análises estruturais, genômicas, mutagênese racional in silico, validação in vitro e in vivo. Ao final pretende-se gerar um fármaco contra o SARS-CoV-2, com atividade bactericida e imunomoduladora.
PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Contato: Ana Maria Benko-Iseppon
23) Ação: Diagnóstico e sequenciamento genético da COVID-19 em Pernambuco
Considerando a identificação de condutas de apoio e suporte que a UFPE pode oferecer à população, foi apresentado um plano de ações voltadas ao diagnóstico e pesquisa para o enfrentamento do COVID-19, aproveitando a infraestrutura e expertise da universidade. Desta forma, faz-se necessária a aquisição de reagentes e materiais de laboratorial e outros itens de consumo e serviços necessários à ampliação da capacidade da universidade em atender seu plano de ações. Em tempo, para este plano de trabalho foram definidos em acordo com o Plano de Ações da UFPE para o Enfretamento do Novo Coronavírus, apresentado do Ministério da Educação, neste Plano de Trabalho dividido em dois subprojetos prioritários.
Subprojeto 1: Diversidade genômica de cepas de SARS-Cov-2 isoladas de portadores da COVID-19 do Estado de Pernambuco, Brasil.
amostras clínicas de pacientes acometidos com a COVID-19 do Estado de Pernambuco.
Resultados Esperados:
1) Sequenciamento dos genomas completos de pelo menos 100 cepas de SARS-CoV-2 obtidas a partir de amostras clínicas de pacientes acometidos pela COVID-19 do Estado de Pernambuco;
2) Determinação, a partir da comparação das sequências genômicas geradas com àqueles disponíveis em bancos de dados de sequências de SARS-CoV-2, das prováveis origens das cepas no Estado de Pernambuco, gerando informações epidemiológicas de suma relevância e que servirão para o delineamento de métodos de detecção e de definição de condutas terapêuticas que levem em consideração aspectos epidemiológicos característicos da população de Pernambuco;
3) Estabelecimento de rotinas de investigação epidemiológica que levem em consideração dados derivados da análise genômica do SARS-CoV-2.
Subprojeto 2: Diagnóstico da Covid-19 na Plataforma de Biologia Molecular no NUPIT-UFPE.
Objetivo: Ampliar o diagnóstico da COVID-19 no estado de Pernambuco para diminuição da transmissibilidade da COVID-19.
Resultados esperados:
1) Diagnosticar um maior número possível de pessoas suspeitas de contaminação pelo COVID-19 no estado de Pernambuco;
2) Fortalecer a ação do estado de Pernambuco na menor disseminação do COVID-19;
3) Promover avanços em saúde ao SUS;
4) Ampliar o cuidado à população, garantindo resultados e diagnósticos mais eficazes;
5) Potencializar medidas governamentais para a sustentabilidade econômica e social do estado de Pernambuco;
6) Conduzir medidas em prol do bem estar social para evitar consequências drásticas da pandemia.
24) Ação: Infraestrutura e expertise de pesquisa para enfrentamento do novo Coronavírus
Considerando a identificação de condutas de apoio e suporte que a UFPE pode oferecer à população, foi apresentado um plano de ações voltadas ao diagnóstico e pesquisa para o enfrentamento do COVID-19, aproveitando a infraestrutura e expertise da universidade. Desta forma, faz-se necessária a adequação, manutenção e validação da infraestrutura de apoio às ações de pesquisa para o enfrentamento da COVID-19, e outros itens de consumo e serviços necessários à ampliação da capacidade da universidade em atender seu plano de ações. Em tempo, para este plano de trabalho foram definidos em acordo com o Plano de Ações da UFPE para o Enfretamento do Novo Coronavírus, apresentado do Ministério da Educação, neste Plano de Trabalho dividido em cinco subprojetos prioritários.
Subprojeto 1: Diversidade genômica de cepas de SARS-Cov-2 isoladas de portadores da COVID-19 do Estado de Pernambuco, Brasil.
Objetivo: sequenciar os genomas completos de cepas de SARS-CoV obtidas a partir de amostras clínicas de pacientes acometidos com a COVID-19 do Estado de Pernambuco.
Resultados esperados:
1) Sequenciamento dos genomas completos de pelo menos cem cepas de SARS-CoV-2 obtidas a partir de amostras clínicas de pacientes acometidos pela COVID-19 do Estado de Pernambuco;
2) Determinação, a partir da comparação das sequências genômicas geradas com aqueles disponíveis em bancos de dados de sequências de SARS-CoV-2, das prováveis origens das cepas no Estado de Pernambuco, gerando informações epidemiológicas de suma relevância e que servirão para o delineamento de métodos de detecção e de definição de condutas terapêuticas que levem em consideração aspectos epidemiológicos característicos da população de Pernambuco.
3) Estabelecimento de rotinas de investigação epidemiológica que levem em consideração dados derivados da análise genômica do SARS-CoV-2.
2) Fortalecer a ação do estado de Pernambuco na menor disseminação da COVID-19;
3) Promover avanços em saúde ao SUS;
4) Avaliar novos biomarcadores e metodologias para diagnóstico da COVID-19
5) Conduzir medidas em prol do bem-estar social para evitar consequências drásticas da pandemia
Subprojeto 3: Adequação, manutenção e validação da infraestrutura de apoio às ações de pesquisas.
Objetivo: Apoiar os laboratórios e infraestruturas de pesquisa envolvidas no combate à pandemia de COVID-19.
Resultados esperados:
1) Fomentar formação de recursos humanos de alto nível nas áreas de ciências da natureza e ciências da vida, sobretudo na epidemiologia molecular, biologia e genética molecular, genômica e bioinformática;
2) Implantar e consolidar a Central de Laboratórios Multiusuários;
3) Ampliar o cuidado à população, garantindo resultados e diagnósticos mais eficazes;
Subprojeto 4: Indústria Escola para Produção de álcool-gel a 70%.
Objetivo: Implantar uma unidade de produção de álcool gel a 70%.
Resultados esperados:
1) Ampliar da oferta do insumo álcool gel a 70%;
2) Permitir a manipulação média escala de álcool gel a 70%.
Subprojeto 5: Implantação da Central de Abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual para profissionais e pesquisadores.
Objetivo: Abastecer unidades de ação e pesquisa com EPIs, promovendo seu uso racional.
Resultados esperados:
1) Apoiar a garantia da segurança para os técnicos e pesquisadores envolvidos nas ações de enfrentamento;
2) Ampliar a oferta de Equipamentos de Proteção Individual em Pernambuco.