Destaques Destaques

Voltar

Avaliação dinâmica da capacidade de atendimento hospitalar ao Covid-19: um estudo baseado em simulação computacional

Uso de teoria das filas no dimensionamento de leitos de uti para a Covid-19 um cenário em Caruaru.

No dia 14/05 o boletim da prefeitura de Caruaru confirmou um total de 138 casos e 16 mortes por COVID-19, o que significa 8,62% dos casos confirmados. Além destes, há 222 casos e 5 mortes em investigação. Entre infectados confirmados e casos em investigação 42 pessoas estão internadas nas redes públicas e privadas.
Embora as medidas de restrição da quarentena tenham melhorado a curva de novos casos em Caruaru, como mostra a Figura 1, observa-se que o número de novos casos ainda tem uma tendência de crescimento. Isso mostra que a demanda por serviços hospitalares aumentará substancialmente se nenhuma medida adicional for realizada.
Além disso, Caruaru é um município que atende vários outros na região do Agreste, inflando ainda mais o sistema de saúde.

A ciência tem corrido contra o tempo a fim de tentar gerar conhecimento para auxiliar no combate a COVID-19. Dentre tantos conceitos úteis no desempenho, a teoria das filas possui um arcabouço teórico consolidado e que pode ser útil em gerar informações sobre decisões de dimensionamento em hospitais.

Acesse o Conteúdo Completo

 

 

Data da última modificação: 22/05/2020, 01:56