Destaques Destaques

Voltar

UFPE instala barreiras de proteção em bibliotecas e recepções na preparação para biossegurança e preservação da saúde

Universidade também está distribuindo máscaras, álcool, aventais descartáveis e sapatilhas descartáveis

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está realizando preparações de biossegurança para a retomada de algumas de suas atividades, quando elas ocorrerem. Um exemplo é a instalação de barreiras de proteção em acrílico em todas as bibliotecas do Campus Recife e nas recepções dos centros. A previsão é de que a instalação também seja realizada nos Centros Acadêmicos do Agreste (CAA) e de Vitória (CAV) e na Faculdade de Direito do Recife (FDR) nos próximos dias.

Fotos: Divulgação

Barreiras vão oferecer maior segurança à comunidade acadêmica

A ação foi viabilizada por meio de convênio entre a Reitoria e o Ministério Público do Trabalho. Os materiais foram planejados e produzidos pelo Projeto Fabricac – Fabricação Digital no Combate à Covid-19, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), que reúne o Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (Grea3D), do Departamento de Expressão Gráfica, e o Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes (LaCA²I), do Departamento de Design, e vem realizando uma série de ações no combate à pandemia. 

De acordo com o professor Sadi Seabra, coordenador do Grea3D, as barreiras são feitas em acrílico de 3 mm e cortadas a laser. Elas foram desenvolvidas de acordo com as medidas antropométricas, na altura e largura ideais para oferecer maior segurança nas áreas de atendimento, somando-se a outros recursos como máscaras e escudos faciais. “É uma barreira física que garante a visibilidade, mas impede que gotículas geradas na conversa atinjam a outra pessoa”, explica.

“Preservar a saúde da comunidade no ato de sua atividade de trabalho e estudo é fundamental. A parceria com o Ministério Público tem sido muito exitosa, numa articulação em defesa da vida e de reconhecimento ao serviço público junto à sociedade. A Universidade, desde o primeiro momento da pandemia, tem atuado em diversas frentes, na assistência, no ensino, na pesquisa e na extensão. A comunidade universitária está dedicada, solidária e atuante”, comenta o reitor Alfredo Gomes.

Equipamento de proteção está sendo instalado em todas as bibliotecas

A diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Andréia Alcântara, explica que está disponível, no repositório digital Attena, um guia para a retomada das atividades nas bibliotecas. “Nesse documento, previmos uma retomada por fases, em que os serviços e espaços serão liberados gradativamente”, ressalta. É importante lembrar que, devido à prorrogação das medidas restritivas, ainda não há uma data de retorno das atividades presenciais.

USO DOS ESPAÇOS – O primeiro momento inclui reorganização dos espaços, limpeza, sinalização do piso para manter o distanciamento e, principalmente, a definição dos locais onde os livros ficarão em quarentena antes de serem liberados para um novo empréstimo. “Quando o livro é devolvido, ele não poderá ser imediatamente emprestado a outro usuário. Os acervos ficarão isolados e só os servidores terão acesso, evitando assim uma possível contaminação dos livros”, afirma a diretora.

Nas fases seguintes, os serviços de devolução e empréstimo ocorrerão por agendamento. O usuário pesquisa a obra no Pergamum, verificando se ela está disponível para empréstimo, e envia um e-mail à biblioteca solicitando o material. O funcionário recebe o pedido, localiza na estante e responde ao solicitante, avisando que o livro está disponível para retirada em uma data determinada. “Os serviços presenciais acontecerão por agendamento visando o controle do número de usuários que iremos atender por dia”, diz.

“Embora tenhamos um guia que nos orientará nessa retomada, o cenário geral da pandemia e, principalmente, as orientações institucionais poderão nos fazer adaptar cada uma das fases previstas”, afirma a diretora. O planejamento inclui o retorno de todas as unidades dos três campi.

A equipe das bibliotecas teve uma reunião com o médico infectologista Paulo Sérgio Ramos, do Hospital das Clínicas, que orientou sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para esse serviço específico, como também esclareceu diversas dúvidas dos servidores. “Oportunamente e considerando cada fase da pandemia, poderemos oferecer novos encontros com especialistas com o objetivo de tornarmos o processo o mais seguro possível, tanto para os servidores quanto para a comunidade acadêmica”, informa Andréia Alcântara.

ATENDIMENTO – A diretora do SIB explica que as bibliotecas continuam oferecendo diversos serviços remotos e tirando as dúvidas dos usuários a partir do WhatsApp da Biblioteca Central, pelo número (81) 2126.8094. Mais informações também podem ser acessadas diretamente do site e do Instagram do SIB. “Desde o ano passado, temos investido na aquisição de acervos digitais”, ressalta. Os e-books também podem ser acessados pelo site do SIB. 

EPIs – Também estão sendo adquiridos equipamentos de proteção como máscaras, álcool, aventais descartáveis, sapatilhas descartáveis, toucas hospitalares, óculos cirúrgicos, luvas e termômetros, entre outros. De acordo com a pró-reitora de Gestão Administrativa (Progest), Liliana Vieira, as aquisições estão sendo feitas via licitação e a distribuição está sendo realizada por agendamento junto às Gerências de Compras dos Centros e Coordenações Administrativas das Pró-Reitorias, Gabinete do Reitor e Superintendências.

Para estágios em saúde, desde o ano passado, a UFPE distribuiu EPIs junto aos Centros. No momento, estão sendo agendados e entregues EPIs referentes a atividades acadêmicas e administrativas para o semestre em curso.

Data da última modificação: 26/04/2021, 18:16