Destaques Destaques

Voltar

UFPE dialoga com estudantes dos cursos de saúde sobre vacinação

O encontro teve como objetivo mostrar os esforços que a Universidade tem feito junto às autoridades para a ampliação da imunização de seu corpo discente

O reitor Alfredo Gomes e representantes de Diretórios Acadêmicos (DAs) dos cursos de saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se reuniram, de forma remota, nesta sexta-feira (9), para falar sobre a vacinação contra a covid-19. O encontro teve como objetivo mostrar os esforços que a Universidade tem feito junto às autoridades sanitárias para a ampliação da imunização de seu corpo discente, esclarecer os critérios de vacinação adotados pelos municípios e apresentar as ações que a UFPE tem desenvolvido no sentido de contribuir com os esforços de conter a pandemia.

Além do reitor Alfredo Gomes, a reunião teve ainda a participação de representantes do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE/Ebserh, de membro da UFPE no Comitê Estadual de Acompanhamento da Vacinação, do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE. Alfredo explicou que a decisão sobre o público que receberá o imunizante é tomada pelos próprios municípios, e que, desde o início do ano, a Universidade tem apresentado a demanda institucional, realizado consultas sobre a atuação no setor de saúde, feito agendas no GT com representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde e pleiteado a ampliação desse público-alvo da vacinação nas três cidades em que possui campi.

O gestor também esclareceu que a UFPE tem espaço de diálogo permanente no Comitê Estadual de Acompanhamento da Vacinação, levando para lá o pleito de estudantes, técnicos e professores. “Temos trabalhado diariamente para que todas as pessoas que estão em situação de prática, internato e estágio sejam vacinadas, mas a limitação apresentada pelos municípios é que ainda não há vacina suficiente para todos. Nesta semana, tivemos reunião com outras instituições de ensino sobre vacinação estudantil. A imunização é um desafio atual em todo o País e uma grande aliada no enfrentamento da pandemia. Por isso, nos colocamos à disposição dos governantes em relação a equipamentos, salas de vacinação e capacidade técnica”, afirmou o reitor.

A questão foi reforçada pelo superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos. "Vamos continuar na busca da ampliação dos critérios de vacinação contra a covid-19 junto à Prefeitura do Recife. Entendemos o desejo e a necessidade da vacinação por parte dos estudantes de saúde, mas é importante lembrar que essa não é uma decisão do HC e da UFPE. Nós não temos gerenciamento sobre as doses, nem sobre os critérios de inclusão em grupos prioritários. Estamos do lado de vocês, sempre abertos ao diálogo. Podem contar conosco", enfatizou o superintendente.

Durante a reunião, foi apresentada uma série de ações que a UFPE vem desenvolvendo desde o ano passado no que diz respeito ao controle da pandemia. Entre elas, a imunização contra a gripe dos residentes das casas dos estudantes universitários, os estudos para o desenvolvimento de vacinas, a disponibilização de capacidade técnica, ultrafreezers e espaços físicos para contribuir com a estratégia de imunização estadual, como o Drive Thru de Vacinação da UFPE, além do diálogo com parlamentares e entidades educacionais sobre ampliação da cobertura vacinal.

A professora Maíra Galdino da Rocha Pitta, pesquisadora do Nupit, explicou que representa a UFPE no Comitê Estadual de Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 desde janeiro deste ano. No Comitê, a UFPE tem apresentado demandas institucionais para que a imunização seja ampliada; realizado consultas de forma permanente às secretarias de Saúde sobre os critérios para vacinação e articulado a participação de especialistas e representantes da Secretaria de Saúde nas reuniões periódicas do GT Covid-19 da UFPE, entre outras iniciativas.

Durante o encontro, a diretora de Gestão Acadêmica Kátia Cunha também garantiu aos estudantes que não haverá atrasos no calendário acadêmico da UFPE por conta do período de restrição das aulas práticas. Os alunos poderão se matricular para o período 2020.2 e, em paralelo, continuar cursando as disciplinas práticas já iniciadas em 2020.1.

Nesta sexta (9), participaram da reunião membros dos Diretórios Acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Ciências Médicas (CCM). Na próxima segunda-feira (12), haverá reunião com representantes dos DAs dos cursos de saúde do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Biociências (CB), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Data da última modificação: 12/04/2021, 17:34