Observatório | Covid-19
- UFPE/
- Especiais/
- Observatório | Covid-19/
- Comunicação, Informação e Cultura/
- Notícias ASCOM/
- Profissionais da Enfermaria de DIP do HC realizam treinamento de intubação orotraqueal em via aérea difícil
Destaques Destaques
Profissionais da Enfermaria de DIP do HC realizam treinamento de intubação orotraqueal em via aérea difícil
Atividade de aperfeiçoamento foi organizado pela equipe da Ugra e pelo pneumologista do HC Thiago Matos
Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam, na última quarta-feira (7), um treinamento, no formato de simulação realística, no qual foram abordadas técnicas para detecção de via aérea de difícil acesso e atualização de ações que devem ser realizadas durante o procedimento de intubação orotraqueal.
O treinamento, organizado pela Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra) e pelo pneumologista do HC, Thiago Matos, faz parte de um plano de ação de melhorias em processos assistenciais. Uma outra turma da enfermaria de DIP será treinada, na próxima quarta-feira, das 8h às 16h.
“É importante fazer essa atualização de treinamento para que os processos assistenciais sejam aperfeiçoados. Dessa forma, podemos evitar falhas e prevenir eventos adversos no nosso hospital”, afirma a chefe da Ugra do HC, Adélia Monteiro.
A intubação orotraqueal é um procedimento de inserção de um tubo desde a boca até a traqueia, ligado a um respirador, que tem o objetivo de garantir a respiração adequada do paciente. Ela é feita apenas quando é necessário ter o controle completo das vias aéreas e tem sido muito utilizada em pacientes graves com Covid-19.