Destaques Destaques

Voltar

HC expande leitos de Covid-19 e mantém, de maneira restrita, o funcionamento dos serviços eletivos

A ampliação de leitos é fruto de um acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) devido ao aumento do número de casos graves de Covid-19

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), segue no enfrentamento da Covid-19. A partir de hoje (17), o hospital universitário abre oito leitos de UTI Covid-19 e amplia para 28 o número de leitos clínicos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Esses leitos clínicos estão distribuídos no 8º andar da unidade, sendo 20 na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária, na ala sul, e os demais na ala norte.

A ampliação de leitos é fruto de um acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) devido ao aumento do número de casos graves de Covid-19 e à alta taxa de ocupação de leitos em Pernambuco. Os pacientes chegam ao hospital via encaminhamento da SES-PE.

Em relação às atividades assistenciais não Covid-19 no HC, elas irão funcionar, a partir de amanhã (18), de maneira restrita. Os exames de imagem e laboratorial seguem mantidos; já os atendimentos ambulatoriais serão redimensionados e reagendados, caso o adiamento não traga danos à saúde e não coloque em risco a vida dos pacientes. Os serviços do HC entrarão em contato com os usuários quando houver a necessidade de remarcação. As cirurgias eletivas que demandam internação hospitalar continuam suspensas. Essas atualizações seguem as orientações da SES-PE quanto ao funcionamento dos serviços de saúde, publicadas na edição de hoje (17) do Diário Oficial do Estado de Pernambuco. A governança está elaborando novas orientações para o enfrentamento do novo coronavírus e irá divulgar, em breve, para a comunidade hospitalar.

O HC desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano, vem atuando intensamente no combate à Covid-19, por meio de atividades de assistência, ensino e extensão. Cerca de 610 pessoas foram ou ainda estão sendo tratadas com sintomas sugestivos ou com o diagnóstico de Covid-19, das quais 427 em 2020 e mais de 180 neste ano – 15 delas vindas de Manaus entre janeiro e fevereiro, como suporte ao sistema público de saúde amazonense, a exemplo de hospitais de outros Estados. E mais de 58 pesquisas científicas foram protocoladas no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) para estudar os mais diversos aspectos da doença em diversas áreas da Medicina, possibilidades de tratamento e de exames, entre outras abordagens.

Data da última modificação: 17/03/2021, 18:07