Destaques Destaques

Voltar

Especialista do HC fala sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Campanha deste ano tem como tema “Somos iguais e diferentes”

Hoje (4) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a campanha deste ano tem como tema “Somos iguais e diferentes”, que aborda a importância do acesso aos serviços para todos, com a remoção de barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de terem acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer. A chefe da Unidade de Oncologia e Hematologia do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, Inacelli Caires, aborda a importância da prevenção e do combate à doença. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Uma data como essa leva à população a ideia da necessidade de prevenção e combate à doença. Muitos tipos de câncer podem ser prevenidos com hábitos saudáveis como não fumar, não consumir bebida alcoólica, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e evitar a exposição ao sol sem filtro solar ou sem roupas protetivas, além de evitar outros fatores de risco (agentes cancerígenos como fumaça, produtos agrotóxicos, radiação nuclear etc.). Já outros tipos de câncer precisam de exames de rastreio como medida preventiva. E o fundamental no combate ao câncer é que, a partir do diagnóstico, haja uma intervenção rápida com o tratamento”, explica a chefe da Unidade de Oncologia e Hematologia do HC, Inacelli Caires.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou que, para cada ano do triênio 2020-22, haverá cerca de 625 mil novos casos de câncer no Brasil. Em 2020, cerca de 260 mil brasileiros morreram de algum dos 100 tipos diferentes da doença.

No HC, um dos seis ambulatórios de Navegação de Pacientes é o de Oncologia, modelo concebido para facilitar o acesso das pessoas à realização de exames e outras ações que promovem a adesão maior ao tratamento. “Essas barreiras foram ampliadas com a pandemia de covid-19, que adiou uma a realização de exames de rotina e, como consequência, a gente vem diagnosticando casos muito mais avançados. E, a partir desse diagnóstico, vamos precisar de mais exames que precisarão ser feitos de forma rápida para que o médico consiga definir suas estratégias de conduta. Então, o ambulatório de navegação nos ajuda na agilização desses exames e mantém os pacientes mais próximos de nós”, ressalta Inacelli Caires.

SOBRE A DOENÇA – Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas todos caracterizados pelo crescimento desordenado de células, formando tumores que podem se espalhar para outros tecidos e órgãos.

Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não a depender do tipo de tumor e do estágio em que o câncer é diagnosticado. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances o tratamento terá para dar certo. Se for feito tardiamente, o índice de cura diminui. É importante ressaltar também que mesmo sem a cura, os pacientes podem viver por muitos anos com qualidade de vida, com a doença controlada e tratada, como qualquer enfermidade crônica.

Data da última modificação: 04/02/2022, 16:13