Destaques Destaques

Voltar

Equipe de Nutrição do HC promove a saúde por meio dos alimentos

Hoje (31) é comemorado o Dia da Nutricionista

Em 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista, profissional de saúde que possui capacitação para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas em conhecimentos da ciência da Nutrição e alimentação. No Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esses profissionais atuam nos ambulatórios, nas enfermarias, na Unidade de Produção de Alimentos (UPA), ofertam preceptoria aos residentes de Nutrição, além de participar ativamente de pesquisas com suas produções científicas publicadas em revistas reconhecidas na área.

Foto: Divulgação

Equipe atua em enfermarias, nos ambulatórios e na UPA

De acordo com a chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HC, Silvana Frade, a Nutrição tem um papel fundamental no âmbito hospitalar, pois promove a saúde por meio da alimentação. “Através da terapia nutricional adequada para cada doença e individualizada, utiliza-se os alimentos como ferramenta principal para atingir o objetivo de recuperar a saúde dos pacientes e minimizar complicações das doenças. O trabalho da Nutrição é feito com muita dedicação e zelo”, afirma.

No contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Unidade de Nutrição Clínica do hospital universitário adotou o Plano de Contingência para o enfrentamento da doença. A equipe buscou minimizar os impactos da infecção sobre a condição nutricional dos pacientes acometidos pela Covid-19, objetivando preservar a massa magra e potencializar a resposta imunológica.

A atuação da UPA também está sendo fundamental neste momento. Com estratégias para garantir a alimentação segura dos pacientes, a equipe vem adotando medidas de contingência na cozinha e refeitório garantindo fluxos seguros para atender aos pacientes, acompanhantes, residentes e funcionários da instituição, obedecendo as regras de distanciamento social.

Mesmo na pandemia, a UPA tem mantido as refeições especiais nas datas comemorativas, oferecendo um tratamento humanizado. Também levam nas embalagens dos alimentos mensagens de incentivo e força aos pacientes.

Data da última modificação: 31/08/2020, 17:08