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CAA e CAV contam com serviço de triagem e testagem para servidores e estudantes com sintomas de covid-19
A partir de hoje (7), o serviço de triagem estará funcionando nas segundas-feiras, mantendo-se o atendimento nas quartas-feiras
Em parceria com a gestão central da UFPE, o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica – Suely Galdino (Nupit-SG) tem atuado como laboratório de campanha na testagem para a detecção da covid-19, realizando até o momento mais de 100 mil testes do tipo RT-PCR para os municípios do estado de Pernambuco. O serviço de triagem está disponível também agora nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), atendendo aos desafios da retomada de atividades presenciais na instituição, com maior fluxo de pessoas e compromisso com a preservação da saúde das pessoas.
A equipe de profissionais e estudantes que integram o Nupit tem se dedicado ao laboratório de campanha, na coleta e no diagnóstico. A atuação da UFPE como laboratório de campanha é de grande relevância para o Estado de Pernambuco, com expressivo serviço prestado junto aos municípios e tem se destacado nacionalmente como uma das principais universidades em número de testes. “A preservação da saúde e o compromisso com a saúde coletiva estão entre os compromissos do serviço de triagem na UFPE, integrando as diretrizes institucionais no combate à covid-19”, destaca a pesquisadora Maira Pitta, que integra o Nupit.
Desde o dia 16 de fevereiro, a equipe de triagem vem organizando atividades no CAV e CAA nas quartas-feiras, com vistas a estabelecer o fluxo de atendimento para agendamento prévio, a iniciar a partir do dia 17 deste mês, após seu primeiro mês de acolhimento.
Neste primeiro mês de aproximação e apresentação local do serviço, a triagem está funcionando a partir de demanda espontânea, respeitando os critérios dos grupos aptos ao atendimento: para servidores e estudantes com sintomas de covid-19 que estejam em atividade presencial.
A partir da data de início do fluxo regular, servidores e estudantes serão atendidos conforme solicitação no formulário on-line de agendamento, informando sintomas sugestivos, data de surgimento de sinais, disponibilidade para comparecimento, endereço eletrônico para recebimento de resultado e outros dados necessários à emissão do laudo.
LOCAL – Os Centros Acadêmicos (CAV E CAA) disponibilizaram um espaço para funcionamento do serviço local de triagem. A partir de hoje (7), o serviço de triagem estará funcionando nas segundas-feiras, mantendo-se também o atendimento nas quartas-feiras com seguintes detalhes:
CAA – 9h às 11h – Sala H5 – Bloco H – Setor Matemática – próximo à cantina (café), descer a rampa e virar à direita; e
CAV – 14h às 16h – Laboratório de Urgência e Emergência (bloco B), próximo ao bloco dos laboratórios.
As solicitações de triagem para cada segunda-feira devem ser procedidas via formulário preferencialmente até as 17h da sexta-feira, considerando que, no fim de semana, não há funcionamento pleno do setor.
Em relação ao serviço de triagem da quarta-feira, as solicitações de agendamento devem ser procedidas até as 17h da terça-feira.
Perguntas mais frequentes
Quais são os grupos que podem solicitar o agendamento da triagem?
A comunidade interna, abrangendo servidores e estudantes em atividade institucional ou serviço essencial institucional, com presencialidade e com sintomas sugestivos ou suspeitos para a covid-19.
Como solicitar agendamento da triagem?
Para fazer o agendamento no serviço de triagem, é necessário preencher o formulário eletrônico e aguardar resposta via e-mail com retorno e informações da equipe (lembrando que, neste primeiro mês, o interessado pode se dirigir diretamente ao setor da triagem nos dias de funcionamento).
Como é realizado o procedimento da testagem, quando recomendado?
A coleta de material será realizada através de swab nasal ou nasofaríngeo para testagem molecular com a técnica de RT-PCR, através de agendamento, quando recomendado pelo setor de triagem. De acordo com o protocolo adotado, recomenda-se a testagem entre o 3º e 7º dias de sintoma suspeito para a covid-19.
Como ocorre o envio do resultado da testagem, quando realizado?
Em caso de realização da coleta de material, o resultado será fornecido em conformidade com a disponibilidade do serviço, através do e-mail informado no preenchimento do formulário. De maneira geral, os resultados são gerados em até 72 horas.
Com recebimento de confirmação do agendamento da triagem, como devo proceder?
Procure a equipe do setor de triagem no local e funcionamento e apresente o e-mail enviado de confirmação da instituição, conforme a data do agendamento (lembrando que, neste primeiro mês, pode se dirigir diretamente ao setor da triagem nos dias de funcionamento). Importante estar de posse de documento de identificação na triagem. Em caso de não comparecimento, solicitamos o retorno do e-mail informando a impossibilidade.
A triagem atende casos com sinais de gravidade?
É importante destacar que o serviço não abrange agendamento para casos suspeitos com sinais de gravidade para a covid-19, devendo proceder à imediata procura de serviços de emergência/urgência da rede de saúde. Consideram-se sinais e sintomas graves: pressão persistente no tórax; coloração azulada de lábios ou rosto; desconforto respiratório; alteração da consciência; dificuldade para se alimentar; entre outros.
Em caso de resultado positivo para a covid-19, como devo proceder?
Os estudantes e servidores que apresentarem sinais e sintomas de síndrome gripal (tosse, coriza, febre ou sensação febril, entre outros) devem comunicar à chefia imediata (caso servidor) ou coordenação do curso e docentes (caso estudante), por meio de telefone ou e-mail. Em caso de resultado positivo, os servidores devem atentar para as recomendações do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass). Quanto aos estudantes, podem solicitar acompanhamento especial aqueles que, durante o período acadêmico, desenvolvam sintomas da covid-19 ou outra doença infectocontagiosa; ou cujo membro da família resida no mesmo espaço físico e desenvolva sintomas de covid-19.