Notícias Notícias

Voltar

SEMINÁRIO LUTAS DE CLASSES SOB A DITADURA DE 1964-1985

Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes (NuDoc/UFPE) realiza evento sobre o papel das lutas democráticas no contexto da Ditadura Militar brasileira.

O seminário será realizado entre os dias 09 a 12 de agosto, no Auditório do CCSA-UFPE

 

APRESENTAÇÃO:

 

20 anos, 11 meses e 14 dias. Essa foi a duração da ditadura militar, inaugurada com o golpe de 31 de março/01 de abril de 1964 e encerrada em 15 de março de 1985. 

O Seminário Lutas de classes sob a Ditadura de 1964-1985 tem como objetivo lançar luz sobre esse período de nossa história. Evidenciaremos o papel das lutas no contexto pré-golpe, principalmente no campo, em Pernambuco. Analisaremos a ação do imperialismo norte-americano que, com o pretexto de evitar uma "nova Cuba", conspirou com latifundiários e o capital monopolista para derrubar um governo constitucional. 

Evidenciaremos as lutas democráticas contra o terrorismo de Estado e por reivindicações como terra, trabalho, salários, educação e fim das discriminações. Os conflitos, seja de forma aberta, ou na clandestinidade, sob o peso da censura e do autoritarismo, envolveram diferentes classes e camadas sociais. Manifestaram-se também no campo da educação e da cultura. Por meio das atividades propostas, pretendemos refletir sobre as formas de luta, os balanços sobre a experiência e as iniciativas de retomada da memória e da história, uma tarefa necessária na atual conjuntura de sérios constrangimentos às liberdades democráticas.

Para debater o tema, teremos a presença de convidados das áreas de Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, História e Serviço Social. Dentre eles, relatores da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, criada há dez anos, e integrantes do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco (CMVJ-PE), o que qualificará o debate sobre a justiça de transição. 

O Seminário é uma realização do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes (NUDOC), em parceria com o CMVJ-PE e a União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (UEP). 

 

As inscrições são gratuitas, abertas à comunidade. Link: https://forms.gle/5GuJqDAaqSUPwkE36 

 

PROGRAMAÇÃO

 

09 de Agosto, Terça-Feira

14h00  Abertura do evento. 

14h30  Mesa Redonda: Pernambuco na mira da ditadura

- Marcília Gama da Silva (Professora do Departamento de História da UFRPE, organizadora da coletânea Pernambuco na mira do golpe)

- Maria do Socorro Ferraz Barbosa (Professora emérita da UFPE, relatora da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara)

 

10 de Agosto, Quarta-Feira

14h00  Cine-debate: "Em nome da América"

A presença norte-americana em Pernambuco em tempos de Guerra Fria

- Fernando Weller (Diretor do documentário e Professor do departamento de Comunicação da UFPE)

- Júlio César Barros (Professor de História do IFPE, autor da dissertação "Conflitos e negociações no campo durante o primeiro Governo de Miguel Arraes em Pernambuco (1963-1964)")

 

11 de Agosto, Quinta-Feira

14h00  Painel: As lutas estudantis pela educação pública e por liberdades democráticas

Camila Montalvão (Assistente Social, autora do livro "O movimento estudantil de Serviço Social em Pernambuco nas décadas de 1950-1970")

- Edval Nunes Cajá (Sociólogo, militante do PCR, ex-preso político)

- Marcelo Mario de Melo (Jornalista e poeta, ex-preso político)

- Thiago Nunes (Doutor em História pela UNIRIO e organizador da coletânea Pernambuco na mira do golpe)

 

12 de Agosto, Sexta-Feira

14h00  Mesa-redonda: Retomada dos movimentos sociais, redemocratização e justiça de transição

- Socorro de Abreu e Lima (Professora de História da UFPE, integra a coordenação do NUDOC)

- Manoel Moraes (Advogado, Cientista Político e Professor da UNICAP, relator da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara)

 

Mais informações: instagram.com/nudoc.ufpe | contato.nudoc@ufpe.br