Mostra de cinema Palestina Livre abre o II Ciclo de debates NUDOC (2024)

Mostra de cinema Palestina Livre abre o II Ciclo de debates NUDOC

De 29 de Julho a 27 de Setembro, acontecerá o II Ciclo de Debates NUDOC, um evento de extensão com cinco encontros sobre temas relacionados aos movimentos sociais, à luta de classes, suas organizações e acervos documentais. É organizado pelo Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais (NUDOC) com diferentes parceiros. Tem como objetivo estreitar os vínculos entre a Universidade e os Movimentos Sociais, além de contribuir com uma formação ampla aos discentes, por meio do contato com temáticas e sujeitos sociais que protagonizaram e protagonizam lutas sociais em nível local, nacional ou internacional.

Mostra Palestina Livre

A abertura do II Ciclo de Debates NUDOC se dará com a mostra Palestina Livre, no Cinema da UFPE. Primeiro será exibido o documentário o Lobby, do diretor Clayton Swisher, 2017, da Al Jazeera. Depois, haverá a sessão Palestina Possível, com curtas-metragens da diretora Palestina Larissa Sansour, de 2008 a 2019. O documentário O Lobby (2017) retrata a reportagem investigativa do jornalista britânico James Kleinfeld que se infiltrou por meses em organizações sionistas, nos Estados Unidos e revelou a forma de atuação do Estado de Israel no território estadunidense no monitoramento do movimento pacífico de Boicote, Desinvestimento e Sanção (BDS) que atua em favor da implementação das resoluções da ONU em defesa do povo Palestino. O repórter em questão, que é judeu e antissionista, estará presente e participará do debate após a exibição do filme. Após um intervalo, teremos a exibição dos curtas: Um Êxodo Espacial (2008), Patrimônio Nacional (2013), In Vitro (2019) e No Futuro Eles Comiam da Melhor Porcelana (2015). A diretoria Larissa Sansour nasceu em Jerusalém Oriental, na Palestina, e reside em Londres. Em seu trabalho, discute discutir temáticas sociais e políticas a partir da linguagem da ficção científica, propiciando aos expectadores imaginar futuros.

Programação do 1° encontro - Mostra Palestina Livre

29 de julho, segunda-feira, das 14h às 19h30, no Cinema da UFPE.
14h: Exibição de “O Lobby” seguida de debate com James Kleinfeld e Mediação de
Soraia de Carvalho.
17h20 – Exibição dos curtas de Larissa Sansour + Debate (equipe CineLab).

Os participantes que participarem em pelo menos quatro encontros terão direito a certificado de 20 horas. Será necessária nova inscrição a cada encontro.

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/14NuQ9p7ybtgnP8q8

A relevância da mostra se dá por sua conexão com a defesa do direito à autodeterminação nacional do povo palestino, contra o genocídio em curso e trazendo informações relevantes sobre a diferença entre sionismo e judaísmo e, por sua vez, entre antissionismo e antissemitismo. A exibição interessa a áreas de movimentos sociais, relações internacionais, jornalismo, cinema, história, geografia, direito, dentre outras. Será realizada pelo Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais (NUDOC) em parceria com o Cinema da UFPE, CineLab, Comitê de Solidariedade à Palestina – Pernambuco e Aliança Palestina.

Data da última modificação: 23/07/2024, 20:13