Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes lança boletim on line

Em um contexto em que toda exploração e opressão se acentuam, o Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais considera importante estreitar os vínculos entre a Universidade e os Movimentos Sociais. Como um pequeno aporte para esta tarefa, lançou o Boletim NUDOC.
O objetivo é repercutir os materiais que do acervo sobre os movimentos sindical e popular, chamando a atenção para a necessidade de preservação da memória e história dos lutadores e lutadoras sociais.

Além disso, o boletim traz produções acadêmicas acerca de temas pertinentes aos movimentos sociais. E busca atar os fios que ligam os movimentos do passado aos atuais. Nesta primeira edição, destaca o legado de Carolina de Jesus, figura de grande importância para se pensar a condição e a resistência das mulheres negras e periféricas nas grandes cidades do Brasil.

O Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (NUDOC), é um Núcleo de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criado em 2005 por professores e alunos dos Departamentos de História, Comunicação Social e Serviço Social da instituição (portaria normativa n° 07 de 14 de junho de 2005). O objetivo geral é aproximar o diálogo entre a Universidade e os movimentos populares.

As funções do núcleo são: recolher, organizar, disponibilizar e salvaguardar a memória de sindicatos, associações comunitárias e entidades estudantis; incentivar estudos e pesquisas; dialogar em conjunto com os diversos movimentos sociais, rurais e urbanos, conscientizando-os sobre a importância da preservação de sua história.

O acervo conta com inúmeros documentos e materiais bibliográficos e hemerográficos do século XX e XXI. Parte dele é composto por panfletos, boletins e publicações das décadas de 1970 e 1980 sobre organizações populares.

Leia o boletim aqui

Cadastre seu e-mail para receber nossos boletins: aqui

Data da última modificação: 23/05/2022, 22:03