- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Univerciência exibe descoberta feita por cientistas da UFPE
Destaques Destaques
Univerciência exibe descoberta feita por cientistas da UFPE
O fragmento de osso pode ser o mais antigo do nordeste já descoberto até hoje

A TV Universitária (TVU) exibe, nesta quinta-feira (dia 6), às 18h, mais um episódio do Univerciência. Destaque para descoberta feita por cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no município de Ibimirim: um segmento de vértebra pertencente a um dilofossauro, gênero de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o início do período Jurássico, sendo um dos maiores predadores de sua época. O fragmento de osso pode ser o mais antigo do nordeste já descoberto até hoje. O programa pode ser assistido pela TV (Canal 11.1) ou a partir da transmissão on-line.
O programa traz ainda matéria sobre produto de baixo custo desenvolvido no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) que auxilia na preservação das obras armazenadas nos museus; pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que analisa os vetores de transmissão da febre amarela a partir de amostras sanguíneas de macacos; e estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre o desenvolvimento de antisséptico que evita inflamações mamárias em bovinos e caprinos.
O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias e nos canais das emissoras e das universidades na internet.