- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Univerciência destaca pesquisa sobre dessalinização de água e estudo sobre abordagem de temática racional em veículos de comunicação
Destaques Destaques
Univerciência destaca pesquisa sobre dessalinização de água e estudo sobre abordagem de temática racional em veículos de comunicação
TVU exibe programa amanhã (31), às 18h

Amanhã (31), às 18h, na TVU, canal 11.1, o programa destaca uma pesquisa que visa dessalinizar água e promete revolucionar a vida dos produtores. O programa também mostra um estudo que busca verificar como a temática racial tem sido abordada em alguns veículos de comunicação. No estado do Maranhão, cientistas desenvolveram estratégias de monitoramento e controle de mosquito da dengue em áreas de vulnerabilidade. Já no sudoeste da Bahia, uma pesquisa avalia o potencial de animais aquáticos como predadores naturais das larvas do Aedes aegypti.
No ano passado, a imprensa negra completou 190 anos de existência no Brasil, para comemorar a data, cientistas da Universidade do Estado da Bahia, do Campus de Juazeiro, desenvolveram uma pesquisa com o objetivo de verificar como a temática racial tem sido abordada em alguns veículos de comunicação do país.
O ciclo das chuvas e do calor combinado com questões de saneamento básico gera uma verdadeira explosão no número de casos de dengue no Brasil. Cientistas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) estão estudando e criando estratégias de monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti, a fim de diminuir a proliferação em áreas de vulnerabilidade do interior do estado.
Com o objetivo de combater o mosquito da dengue, pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do Campus de Itapetinga, desenvolveram um estudo que avalia o potencial de animais aquáticos como predadores naturais das larvas do Aedes aegypti.
A maior parte da água disponível no sertão nordestino é salobra, pensando que retirar a quantidade exacerbada de sais, cientistas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido criaram um sistema de dessalinização da água, o que tem revolucionado a vida dos agricultores da região potiguar, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no Nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de Ensino Superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
O conteúdo produzido pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na Internet por TV e universidades participantes, e a partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance chega a 180 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o Univerciência contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.