- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Univerciência aborda pesquisa sobre fóssil de dinossauro de 142 milhões de anos
Destaques Destaques
Univerciência aborda pesquisa sobre fóssil de dinossauro de 142 milhões de anos
O programa pode ser assistido pela TVU Recife ou a partir da transmissão digital

A TV Universitária exibe hoje (quinta-feira, dia 30), às 18h, o terceiro episódio da quinta temporada do Univerciência. O programa vai mostrar um fóssil encontrado em Sergipe com aproximadamente 142 milhões de anos, descoberto por cientistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O programa pode ser assistido pela TVU Recife, no Canal 11.1, ou pela transmissão digital.
A atração vai mostrar ainda matéria sobre cultura do milheto, que geralmente é utilizado na alimentação animal, mas já começou a ser introduzido na dieta humana. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O público confere também estudo de historiadores do Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que mostra a presença de duas nações indígenas que participaram da colonização dos Sertões e Ribeiras das Capitanias do Norte; e pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre os indivíduos que testaram positivo para covid-19 no município de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, visando identificar os fatores que levaram os pacientes à óbito.
O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.