Destaques Destaques

UFPE lamenta profundamente o falecimento do comunicador Luiz Maranhão Filho

Luiz Maranhão Filho foi jornalista no Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias e professor do Departamento de Comunicação da UFPE

Foi velado e sepultado na tarde de ontem (21), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, Luiz Maranhão Filho, um dos mais respeitados estudiosos sobre Comunicação do país. A UFPE, em especial o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) e o Departamento de Comunicação, lamentam o falecimento do jornalista, professor, radialista e dramaturgo pernambucano, que morreu no último sábado (20), aos 90 anos.

Luiz Maranhão Filho foi jornalista no Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias de Pernambuco, da UFPE, de 1972 a 1992 e professor do Departamento de Comunicação da Universidade de 1980 a 2002. Tendo nascido no Recife, em 1933, trabalhou em jornais locais e nacionais e em várias rádios pernambucanas. Era formado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda (1975), tinha mestrado em Direito pela UFPE (1979) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) (1998). Autor de livros sobre Rádio, Comunicação e Publicidade, Luiz Maranhão Filho recebeu importantes prêmios, como o Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (2011), o História Viva do Recife (2001) e o Roquette Pinto de Monografias (1986).

Sua morte foi sentida e sua trajetória, enaltecida por diversos colegas de profissão. O Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da UFPE divulgou nota de pesar em que ressaltou que “seu legado fica gravado na história da radiodifusão pernambucana e do NTVRU, produzindo, escrevendo, narrando, conduzindo equipes e, fundamentalmente, contribuindo como professor da UFPE e profissional da mídia, na formação de centenas de profissionais que hoje atuam na comunicação”.

Data da última modificação: 22/05/2023, 13:26