Destaques Destaques

Voltar

TVU será homenageada na Assembleia Legislativa por seus 50 anos no dia 20 deste mês

O requerimento é de autoria do deputado Antônio Moraes (PP)

Foto: Passarinho

Emissora foi inaugurada no dia 22 de novembro de 1968

A TVU, canal 11.1, emissora da UFPE, será homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa (ALEPE). O requerimento é de autoria do deputado Antônio Moraes (PP) em reconhecimento a representatividade histórica da primeira TV educativa do Brasil. A sessão solene, que acontecerá dia 20 próximo, às 18h, contará com a presença do reitor Anísio Brasileiro, do diretor do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), José Mário Austregésilo, e é aberta a comunidade.

Inaugurada no dia 22 de novembro de 1968, a emissora foi o embrião do sistema público brasileiro e hoje opera ligada à EBC - TV Brasil. A TVU nasceu uma emissora cultura e, com a implantação do Centro Latino Americano de TV Educativa, promoveu intercâmbio entre profissionais de teleducação do México, Venezuela, Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Japão, adquirindo então características de uma TV instrucional.

Ao longo dos seus 50 anos, o Canal 11 contribuiu para a educação de crianças, jovens e adultos, tanto em suas teleaulas, quanto na valorização dos símbolos regionais, tornado-se a cara da cultura popular. Hoje, consolidado o modelo de TV pública-educativa, a TVU entra era digital, em qualidade full-HD, renovada com uma programação crossmídia e uma linha editorial voltada aos interesses da sociedade.

Data da última modificação: 14/02/2019, 12:51