Destaques Destaques

Voltar

TVU Recife promove debate entre os candidatos a reitor da UFPE

Programa Opinião Pernambuco vai ao ar na segunda-feira (10), ao vivo, excepcionalmente a partir das 19h

O Opinião Pernambuco vai promover mais um programa da série especial Consulta UFPE 2019, desta vez, com os dois candidatos mais votados no primeiro turno da consulta para reitor: os professores Alfredo Macedo Gomes, que tem como vice Moacyr Cunha de Araújo Filho, e Jeronymo José Libonati, que tem como vice José Luiz de Lima Filho. O programa vai ao ar na segunda-feira (10), ao vivo, excepcionalmente a partir das 19h.

O objetivo é realizar um debate na TV expondo à opinião pública pernambucana as ideias e os projetos dos candidatos para as áreas de ensino, pesquisa e extensão, de maneira que todos tenham tempo suficiente para analisar os problemas da UFPE e apresentar as suas plataformas de ação para o quadriênio 2019-2023.

A data de exibição e as regras do debate na TV foram definidas em comum acordo pela Coordenação de Jornalismo da TVU Recife junto à comissão eleitoral e aos respectivos candidatos. A jornalista Ana Clara Reis, da equipe de Jornalismo da TVU Recife, fará a mediação do programa. Antes, o Opinião realizou dois programas, nos dias 23 e 24 de maio, com os cinco candidatos a reitor da UFPE, encerrando o primeiro turno da consulta.  

O formato definido segue o formato original do Opinião. A diferença é que, em vez de três, serão dois convidados no set, além do mediador, e haverá um bloco a mais. O tempo também muda. O programa terá duração de uma hora e quinze minutos, com quatro blocos. Os três primeiros terão 17 minutos e o último 15 minutos de duração.

O primeiro bloco apresenta os candidatos e abre espaço livre para as propostas de cada um. No início do bloco, haverá um quadro editado com o perfil de cada candidato e do seu vice, apresentando foto e as realizações acadêmicas de ambos. Na ocasião, o apresentador fará duas perguntas iniciais. O segundo e terceiro blocos serão dedicados ao debate propriamente. Os candidatos farão perguntas entre si e responderão perguntas da comunidade universitária. O quarto bloco será dedicado às considerações finais.

A ordem de fala dos candidatos será feita por intermédio de sorteio, em sessão especial na sede da emissora, na presença das representações dos candidatos. A equipe de produção confirmou a participação dos candidatos e todos foram devidamente homologados pelo conselho universitário e pela comissão organizadora.

Além da ordem das falas, o tempo de cada intervenção dos candidatos será controlado e distribuído igualmente entre eles por um cronômetro a ser instalado no estúdio. Os candidatos terão um minuto para as perguntas e dois minutos para as respostas, com direito a réplica de igual tempo. Além da TV, o Opinião Pernambuco pode ser visto pela internet.

 

 

 

Data da última modificação: 10/06/2019, 20:23