Destaques Destaques

Voltar

TVU Recife exibe último episódio da primeira temporada do Povo do Livro neste sábado (25)

O programa pode ser assistido pela TV ou a partir da transmissão digital

O sábado (25) da TV Universitária (Canal 11.1) vem com novos episódios do Povo do Livro, Meu TCC, Realidades e Papo na Laje. A programação tem início às 13h30, com o último episódio da primeira temporada do Povo do Livro. Nele, a jornalista, radialista e profissional de Letras Ariana Pacheco conversa com o escritor, ilustrador e contador de histórias Luciano Pontes. O escritor explica a diferença entre o contador de histórias e o mediador de leitura.

Para Luciano, o mediador é um tipo de vendedor que mostra capa, detalhes e é provocador da obra. Já o contador, absorve a obra e a constrói a partir de suas próprias falas. Luciano recomenda a leitura da obra “A Odalisca e o Elefante”, de Pauline Alphen, no qual a autora relembra uma grande contadora de história: Sherazade. Para Luciano, ao contar histórias, a personagem hipnotizava quem as ouvia, reforçando assim o poder feminino no imaginário das histórias.

Meu TCC discute o canto lírico brasileiro
Às 14h, o Meu TCC conversa com Bruno Nascimento sobre pesquisa dele que fala sobre o ensino do canto lírico e o aboio, música popular brasileira que é utilizada para reunir os bois no Nordeste. O projeto concedeu a Bruno o título de formação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ideia é mostrar que o Brasil produz músicas líricas de forma popular, na nossa própria língua, característica que consequentemente simboliza um maior apelo pela plateia. O trabalho de Bruno, “Aboio: Elementos para o ensino do canto”, pode ser acessado através do repositório institucional da UFPE, o Attena.

Realidades apresenta análise da extrema direita
Às 14h30, o professor de Literatura Comparada da UERJ, escritor, historiador e enxadrista João Cezar de Castro Rocha conversa sobre o extremismo político com ênfase no bolsonarismo brasileiro no programa Realidades. O professor é autor do livro “Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico: Retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva”, no qual argumenta que o bolsonarismo se estrutura em torno de uma "guerra cultural" intencional, em que temas morais, religiosos e ideológicos são mobilizados para dividir a sociedade e consolidar apoio político. Essa estratégia explora temas polêmicos, como gênero, sexualidade, patriotismo, religião e "anticomunismo" para criar inimigos simbólicos. O episódio também discute o poder político, gestão de dinheiro público e as dinâmicas de outros governos do Brasil, como os de Lula, Itamar Franco e Temer.

Papo na Laje fala sobre questão ambiental nas periferias
Abrindo a noite da TVU Recife, às 18h, o Papo na Laje conversa com o profissional habilitado em ciências agrícolas Yuri Marinho e com a engenheira agrônoma Anna Carolina diretamente da laje da Brigada Nacional Joaquim Pinheiro do MST, em Maricá (RJ). Yuri participa da diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, organização responsável pelo desenvolvimento da comunidade através da sustentabilidade. Já Anna, participa da cooperativa de Alimentos Saudáveis de Maricá, que busca melhorar a alimentação da comunidade através de vegetais orgânicos. No episódio, eles apontam que os impactos ambientais sentidos ao redor do Brasil pela falta de políticas públicas voltadas para o meio ambiente têm relação não só com o desmatamento da floresta amazônica, mas também com as grandes enchentes enfrentadas no Rio Grande do Sul.

Data da última modificação: 24/01/2025, 17:08