- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- TVU Recife exibe último episódio da primeira temporada do Povo do Livro neste sábado (25)
Destaques Destaques
TVU Recife exibe último episódio da primeira temporada do Povo do Livro neste sábado (25)
O programa pode ser assistido pela TV ou a partir da transmissão digital

O sábado (25) da TV Universitária (Canal 11.1) vem com novos episódios do Povo do Livro, Meu TCC, Realidades e Papo na Laje. A programação tem início às 13h30, com o último episódio da primeira temporada do Povo do Livro. Nele, a jornalista, radialista e profissional de Letras Ariana Pacheco conversa com o escritor, ilustrador e contador de histórias Luciano Pontes. O escritor explica a diferença entre o contador de histórias e o mediador de leitura.
Para Luciano, o mediador é um tipo de vendedor que mostra capa, detalhes e é provocador da obra. Já o contador, absorve a obra e a constrói a partir de suas próprias falas. Luciano recomenda a leitura da obra “A Odalisca e o Elefante”, de Pauline Alphen, no qual a autora relembra uma grande contadora de história: Sherazade. Para Luciano, ao contar histórias, a personagem hipnotizava quem as ouvia, reforçando assim o poder feminino no imaginário das histórias.
Meu TCC discute o canto lírico brasileiro
Às 14h, o Meu TCC conversa com Bruno Nascimento sobre pesquisa dele que fala sobre o ensino do canto lírico e o aboio, música popular brasileira que é utilizada para reunir os bois no Nordeste. O projeto concedeu a Bruno o título de formação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ideia é mostrar que o Brasil produz músicas líricas de forma popular, na nossa própria língua, característica que consequentemente simboliza um maior apelo pela plateia. O trabalho de Bruno, “Aboio: Elementos para o ensino do canto”, pode ser acessado através do repositório institucional da UFPE, o Attena.
Realidades apresenta análise da extrema direita
Às 14h30, o professor de Literatura Comparada da UERJ, escritor, historiador e enxadrista João Cezar de Castro Rocha conversa sobre o extremismo político com ênfase no bolsonarismo brasileiro no programa Realidades. O professor é autor do livro “Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico: Retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva”, no qual argumenta que o bolsonarismo se estrutura em torno de uma "guerra cultural" intencional, em que temas morais, religiosos e ideológicos são mobilizados para dividir a sociedade e consolidar apoio político. Essa estratégia explora temas polêmicos, como gênero, sexualidade, patriotismo, religião e "anticomunismo" para criar inimigos simbólicos. O episódio também discute o poder político, gestão de dinheiro público e as dinâmicas de outros governos do Brasil, como os de Lula, Itamar Franco e Temer.
Papo na Laje fala sobre questão ambiental nas periferias
Abrindo a noite da TVU Recife, às 18h, o Papo na Laje conversa com o profissional habilitado em ciências agrícolas Yuri Marinho e com a engenheira agrônoma Anna Carolina diretamente da laje da Brigada Nacional Joaquim Pinheiro do MST, em Maricá (RJ). Yuri participa da diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, organização responsável pelo desenvolvimento da comunidade através da sustentabilidade. Já Anna, participa da cooperativa de Alimentos Saudáveis de Maricá, que busca melhorar a alimentação da comunidade através de vegetais orgânicos. No episódio, eles apontam que os impactos ambientais sentidos ao redor do Brasil pela falta de políticas públicas voltadas para o meio ambiente têm relação não só com o desmatamento da floresta amazônica, mas também com as grandes enchentes enfrentadas no Rio Grande do Sul.