Destaques Destaques

Voltar

TVU estreia interprograma Comida boa e no prato

Série de reportagens foi produzida por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade

Em um país no qual aproximadamente 20 milhões de pessoas passam 24 horas ou mais sem ter o que comer, provocar a reflexão sobre a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros deve ser uma prioridade do bom jornalismo. É este o tema da série de reportagens intitulada “Comida boa e no prato”, produzida por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco, que será exibida nos intervalos da programação da TVU, canal 11.1, a partir do dia 10 deste mês, e nas redes sociais da emissora (@tvurecife).

Os seis episódios da série destacam, entre outros aspectos, as causas e os grupos sociais mais vulneráveis à fome, o impacto do aumento do uso de agrotóxicos na qualidade dos alimentos que consumimos e alternativas para garantir alimentos saudáveis e mais baratos como a agricultura familiar e feiras agroecológicas. Discute ainda o próprio conceito e segurança alimentar e nutricional, expressão que, hoje, designa genericamente a garantia de acesso a alimentos em quantidade suficiente, mas também com qualidade.

Os interprogramas foram produzidos por estudantes de Jornalismo do 7º período, como parte das atividades da disciplina Telecinejornalismo, sob a orientação da professora Yvana Fechine e com o apoio dos técnicos do Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Departamento de Comunicação Social. Em função da necessidade de distanciamento social impostas pela pandemia de covid-19, todas as entrevistas da séria foram gravadas de modo remoto.

Data da última modificação: 07/01/2022, 16:31