Destaques Destaques

Voltar

Trilhas da Democracia faz um retrato do Judiciário brasileiro

As convidadas são as professoras Marília Montenegro e Maria Lúcia Barbosa, da FDR, e a jornalista e professora Fabiana Moraes, do CAA

A nova edição do programa Trilhas da Democracia, dividida em dois episódios que vão ao ar dias 15 e 22 deste mês, debate classe e raça no sistema de justiça brasileiro. As convidadas são as professoras Marília Montenegro e Maria Lúcia Barbosa, da Faculdade de Direito do Recife (FDR) da UFPE, e a jornalista e professora Fabiana Moraes, do curso de Comunicação Social do Campus Agreste da UFPE. O Trilhas da Democracia é um programa que promove o debate acerca de direitos humanos e sociedade. É veiculado na Rádio Brasil de Fato, às sextas às 13h e no domingo às 10h40. Também pode-se acompanhar a transmissão pelo site radio.brasildefato.com.br ou ainda todo domingo na TV 247 (17h), TV Pernambuco (19h) e TVT (21h30).

O programa é baseado nos artigos publicados por Fabiana Moraes esse mês, intitulados “Ministra Rosa, juíza Blanche e preso preto: tudo é cor no Brasil de Kafka” e “No judiciário, razão e técnica também escondem racismo”, que, por sua vez, não foram de todo bem recebidos pela Associação de Magistrados de Pernambuco (Amepe), que escreveu nota em resposta ao primeiro artigo, rebatendo a autora que chamou a atenção para a estrutura racista na qual o Judiciário está inserido.

Além disso, os episódios levantam a discussão acerca do sistema carcerário no Brasil. Em julho de 2019, a população carcerária brasileira chegou a 812.564, segundo o Banco Monitoramento de Prisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desse total 41,5% são de presos provisórios e que aguardam julgamento. Esse levantamento não faz um recorte racial dessa população, porém, um último levantamento realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em 2016, aponta que pretos e pardos correspondem a 65% da população carcerária. Além de discutir sobre como estruturas contribuem para a perpetuação de opressões, a exemplo do racismo, o programa ainda debaterá quais as perspectivas de mudança dessa realidade e possibilidade de avanço.

Data da última modificação: 13/11/2020, 17:57