Destaques Destaques

Voltar

Trilhas da Democracia debate processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tecnologias

Programa de entrevistas apresentado pelo professor da UFPE Marco Mondaini discute o tempo de aprendizagem flexível

A edição dessa semana, que vai ao ar a partir desta sexta-feira (23), do programa Trilhas da Democracia debate o tempo de aprendizagem flexível. As convidadas desse episódio são Ângela Amaral, professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação de Serviço Social da UFPE, e Taíse Negreiros, docente do Departamento de Serviço Social da UnB.

O programa é baseado na tese de Taíse Negreiros, que, sob orientação de Ângela Amaral, ganhou o prêmio Capes de tese 2019 na área de Serviço Social, com o tema “Tempo de aprendizagem flexível: as novas tendências de aprendizagem medidas pelo uso das tecnologias da informação e comunicação para a classe trabalhadora”.

O episódio da semana levanta a discussão de como, durante a pandemia, com a adesão ao ensino remoto pelas instituições de ensino, o debate acerca do uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem foi aprofundado e como esse contexto tem relevado desigualdades, principalmente no que diz respeito ao acesso a certas tecnologias. Outro tema abordado no programa é a crescente presença dos grandes conglomerados da área da tecnologia da informação e da comunicação nas instituições de ensino superior, inclusive nas públicas, além da relação entre tecnologia e educação e dos limites dessa relação.

O Trilhas da Democracia é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua equipe é formada por estudantes da UFPE bolsistas. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o programa promove o debate acerca de direitos humanos e sociedade, sendo veiculado na Rádio Brasil de Fato na sexta-feira, às 13h, e no domingo, às 10h40. Também é possível acompanhar a transmissão pelo site Brasil de Fato ou ainda, todo domingo, na TV 247 (17h), TV Pernambuco (19h) e TVT (21h30).

Data da última modificação: 23/10/2020, 18:19