- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Tensão entre Rússia e Ucrânia é um dos temas do Opinião Pernambuco
Destaques Destaques
Tensão entre Rússia e Ucrânia é um dos temas do Opinião Pernambuco
Entrevistas já estão disponíveis no canal da TVU no YouTube
Já estão no canal do YouTube da TVU, canal 11.1, os episódios do programa de entrevistas Opinião Pernambuco da semana passada. Os temas abordados abordaram a tensão entre Rússia e Ucrânia, o legado de Capiba para a música brasileira, o cenário da Semana de Arte Moderna e o negacionismo nuclear.
A movimentação de soldados na cidade de Voronej, no sudoeste da Rússia, levou a uma nova escalada de tensões diplomáticas e militares entre o país e a Ucrânia. Os atritos entre as duas nações repercutem pelo mundo. Para discutir esse assunto, o Opinião Pernambuco, apresentado por Valdir Oliveira, recebeu Dmitri Nascimento, cientista político e pesquisador do Instituto de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco.
Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba, foi o maior compositor de frevo de Pernambuco. Ao longo de sua vida, o artista compôs diversas músicas, entre elas, clássicos como Maria Bethania e Serenata Suburbana. Ele teve suas obras gravadas por outros grandes nomes musicais, como Nelson Gonçalves, Claudionor Germano, Chico Buarque e Gal Costa. Para abordar o Legado de Capiba para a Música Brasileira, o programa recebeu Climério de Oliveira, pesquisador e escritor, e Luiz Maranhão Filho, professor, radialista e pesquisador.
Organizado por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião dos cem anos da Independência, a Semana de Arte Moderna é considerada um divisor de águas na cultura brasileira. O evento, que completa 100 anos em 2022, foi influenciado pelo fim da Primeira Guerra Mundial e pelas vanguardas europeias. Seus idealizadores propunham o rompimento com a arte acadêmica e o compromisso com a independência cultural. A Semana conseguiu revelar novos grupos, artistas e publicações, tornando a arte moderna uma realidade cultural no País. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu Luiz Armando Bagolin, professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.
Por fim, o Opinião Pernambuco trouxe o tema Negacionismo Nuclear. A apresentadora Stella Maris conversa com Heitor Scalambrini, doutor em Energética e professor da Universidade Federal de Pernambuco. De acordo com o pesquisador, algumas inverdades difundidas a respeito do assunto dificultam o entendimento da população sobre os riscos que a energia nuclear representa.