Destaques Destaques

Voltar

Programação junina da TVU valoriza a tradição e a identidade regional

O “São João Diferente, São João da Gente” é fruto de parceiras com emissoras públicas de rádio e TV no Estado

Foto: Divulgação

Lucinha Guerra lembrou os 100 anos de Jackson do Pandeiro, em 2019

A folhinha do calendário junino virou e, até a próxima segunda-feira (29), as celebrações vão homenagear São Pedro. Na tela da TVU (canal 11.1), a viagem pela tradição nordestina e pela sonoridade e colorido da festa segue firme, revivendo os melhores momentos de anos passados.

Na programação de hoje (26), a partir das 20h, o “Festival Música em Domicílio” garante o arrasta-pé com participações de Geraldo Maia, Forró da Resenha, Gabriela Martinez, Forró Casamarela, Banda Guma, Balancê e Forró Muié. A partir das 20h30, a TVU apresenta o especial “Sou São João – A quadrilha e seus costumes”, produzido pela TV Caatinga, de Petrolina. E, das 21h em diante, o repertório de Jackson do Pandeiro é defendido por Lucinha Guerra, atração do “É na Pisada” em 2019, celebrando os 100 anos do mestre da música popular.

Amanhã (27), as atrações regionais entram em cena a partir das 19h, começando pelo especial “Sou Forró – Cadeia Produtiva do Forró”. Na sequência, o forró fica por conta dos artistas reunidos para o “É na Pisada” em 2016, Clayton Barros, Rabecado, Quarteto Olinda, Em Canto e Poesia, Sevy Nascimento, Adiel Luna, Herbert Lucena, mestre Luiz Paixão, Toninho Arcoverde e Tagore.

O especial “Memórias Juninas – Doc NE – Coco de roda” será apresentado no domingo (28), a partir das 19h. E, às 20h30, a atração é o “São João Sinfônico - Silvério Pessoa e Júlio César Mendes”, produção da TV Pernambuco. Na noite de São Pedro, segunda-feira (29), o ciclo junino na tela da TVU será encerrado com a exibição do “São João Sinfônico – Beto Hortis e Maciel Melo”, da TV Pernambuco, às 20h, seguido pela edição 2017 do especial “É na Pisada”.

PARCERIA – A programação do “São João Diferente, São João da Gente” é fruto de parceiras com emissoras públicas de rádio e TV no Estado, em um arraial compartilhado que envolveu a TVU (canal 11.1), a TV PE (canais 12.1 Caruaru, 13.1 Petrolina e 46.1 Recife), e as Rádios Frei Caneca (FM 101.5), Universitária (FM 99.9) e Universitária Paulo Freire (AM 820). “É importante ressaltar que atuar em rede é também aumentar a abrangência de cobertura dessas emissoras, potencializando as mensagens e a força de cada veículo em um momento em que a Comunicação Pública é tão necessária”, pontua Nice Lima, produtora e apresentadora da Frei Caneca FM.

“A ideia desse São João conjunto exprime o compromisso com a diversidade que é característica da cultura pernambucana. É o pontapé inicial de outras iniciativas de intercâmbio de conteúdo a ser veiculado pelas emissoras”, adianta o diretor do Núcleo de TV e Rádios Universitárias da UFPE, Marco Mondaini. “Como a maioria das emissoras comerciais possui pouca disponibilidade de espaços para veicular conteúdo regional ou estadual, e quase sempre estão presas a produtos realizados no eixo Rio-São Paulo, cabe às emissoras públicas locais abrir espaço para que a população pernambucana possa se ver, identificar-se com uma programação que fale sobre sua cultura e sua tradição, e que seja veiculada em horário nobre e acessível”, finaliza Felipe Peres Calheiros, diretor de Programação e Produção da EPC/TV PE.

Data da última modificação: 26/06/2020, 16:32